Buscar

sociologia da infancia

Esparta – a sociedade grega mais identificada com a guerra e que desde os sete anos de idade começava a preparar suas crianças, especialmente os meninos, para o manejo das armas e para a sobrevivência em situações hostis, preparação esta feita longe da família, sobretudo, distante das mães, que deviam educar as meninas, de tal forma que também fossem saudáveis e corajosas e que pudessem gerar filhos saudáveis e corajosos.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Tendo em vista o contexto social, histórico e também político, as sociedades gregas na antiguidade possuíam um ideal de educação e de formação de cidadãos muito distinto do que vemos hoje como o melhor jeito de educar crianças e adolescentes. Isto porque, principalmente, os valores e objetivos desta educação são outros, o que leva a meios muito distintos.

Quando falamos da sociologia da infância em Esparta, temos que nos lembrar que a principal função dos cidadãos eram militar e eles eram formados para isso desde muito cedo, sendo o treinamento para virar soldado o conjunto da educação espartana. Essas crianças eram preparadas nas artes da guerra e eram ensinadas à desenvolver virtudes caras à guerreiros: serem corajosos, obedientes, resilientes e usarem da sua força e inteligência para ganharem guerras. Além disso, a criança aprendida valores de Esparta e entendiam também a estruturação social e política deste estado para que isso fosse aglomerado com os ensinamentos militares. Estamos falando aqui de homens, que nasceram sem nenhuma deficiência física e que poderiam ir para guerra. Devemos nos lembrar que não podemos cometer o anacronismo de julgar como certo ou errado este tipo de educação, mas entender que os ideais de educação mudam de acordo com a sociedade que estamos analisando.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais