Buscar

Afirma-se que a Fenomenologia, enquanto perspectiva filosófica, surgiu na passagem do século XIX para o século XX.

Afirma-se que a Fenomenologia, enquanto perspectiva filosófica, surgiu na passagem do século XIX para o século XX. A partir do texto e dos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, a fenomenologia nasceu com a intenção de superar alguns impasses de qual ciência?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Diversas linhas de pensamento são utilizadas para que as pesquisas cientificas possam ser realizadas, entre elas está a Fenomenologia.

O pensamento fenomenológico busca uma maior reflexão sobre o mundo e seus fatos. Busca eliminar conceitos preexistentes e recuperar a essência das coisas. Podemos definir a fenomenologia como sendo o estudo das essências das coisas. Dentre os desafios da fenomenologia está definir essências, percepção e consciências.

Para muitos filósofos, como por exemplo Merleau-Ponty, a Fenomenologia não se trata de explicar ou questionar os fatos, mas, sim descrevê-los como realmente se mostram ao indivíduo. Nesse sentido, a fenomenologia aparece se opondo a ciência positivista, possuindo o mesmo objetivo final, porém tendo um método de análise diferente.

Em especial, a Fenomenologia teve origem com o objetivo de superar impasses que haviam na Psicologia.

2
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais