Buscar

ESTRUTURA DE AÇO

Uma viga de aço de 5m de comprimento pesando 2.500 N encontra-se apoiada horizontalmente por dois suportes localizados nas suas extremidades. A 50 cm do centro da viga é suspenso um peso de 500 N, através de uma corda.

💡 6 Respostas

User badge image

Hanae Oguino

F1 = 1.250 N e F2 = 1.050 N.
2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A força normal \(F\)é caracterizada como sendo uma força exercida por uma superfície em um corpo apoiado nela. É de igual magnitude e direção, mas na direção oposta à força exercida pelo corpo na superfície.

De acordo com a terceira lei de Newton " ação e reação ", a superfície deve exercer sobre o corpo uma força da mesma magnitude e na direção oposta; mesmo assim, peso e força normais nem sempre constituem um dado par ação-reação com um plano inclinado, são exercidos com ângulos diferentes.

Em geral, a magnitude ou módulo da força normal é a projeção da força resultante no corpo,\(F\) no vetor normal da superfície.

Para calcularmos as forças de apoio da viga realizaremos os cálculos abaixo:

Portanto, obtemos que F1 = 1.450 N e F2 = 1.550 N

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais