Buscar

Av1 - Língua Brasileira de Sinais - anhanguera 2019/2

O uso do bilinguismo na educação de crianças surdas vem se fortalecendo no Brasil. As ações do Ministério da Educação e Cultura (MEC) têm esse foco, assim como as experiências de escolas em diferentes estados. Utilizar duas línguas na educação de surdos é uma solução que supre as necessidades de quem pouco ou nada pode ouvir. Embora ainda não haja consenso sobre o assunto, a polêmica sobre a preferência de uma ou outra vem diminuindo. Se, antes, especialistas divergiam sobre a melhor modalidade educativa para surdos, a dúvida atual é sobre a capacidade das instituições de ensino para atuar eficientemente. Boas iniciativas pipocam no país, mas são o início de um processo. De acordo com a filosofia educacional bilíngue, que visa capacitar a pessoa com surdez para o uso de duas línguas, é correto afirmar que, para ser considerado bilíngue o surdo precisa:a)dominar duas línguas de sinais.

b)dominar duas línguas orais.

c)dominar a língua de sinais depois de adquirir a oral.

d)dominar a língua de sinais e a língua oral na modalidade escrita.

e)dominar duas línguas orais na modalidade escrita.

💡 3 Respostas

User badge image

Criss Oliveira

D. A lingua sinalizada é reconhecida como L1 e L2 lingua oral.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O Bilinguismo, no caso dos Surdos, caracteriza-se como sendo uma especificidade do bilinguismo, gerido por conceitos específicos, relativos à deficiência auditiva, à língua e à cultura dos Surdos.

Dentro de um âmbito educacional, o bilinguismo baseia-se no reconhecimento do facto de que as crianças surdas são interlocutoras naturais de uma língua adaptada à sua capacidade de expressão.

Dessa forma, sendo, a comunidade surda propõe que a língua gestual oficial do seu país de origem lhes seja ensinada, desde a infância, como primeira língua.

Reconhece ainda o fato de que a língua oral oficial do seu país não deve ser por ela ignorada, pelo que lhe deve ser ensinada, como segunda língua.

Os bilinguístas definem que a língua gestual deve ser utilizada, preferencialmente, pelo convívio com outros Surdos mais velhos, que dominem a língua gestual.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa D.

0
Dislike0
User badge image

Vivianne Mara Dos Santos

A letra C é a resposta correta.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais