Buscar

Alguém tem questões objetivas de logística de suprimentos e distribuição?

💡 5 Respostas

User badge image

Mayara Liima

Nao
3
Dislike0
User badge image

jonas luiz da silva

:

7,00

Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  

1. O termo "Tecnologia da Informação" serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação. A TI está fundamentada nos seguintes componentes: hardware e seus dispositivos e periféricos; software e seus recursos; sistemas de telecomunicações; gestão de dados e informações (REZENDE; ABREU, 2000). Sabemos que são cada vez mais nítidos os investimentos desses recursos dentro das organizações, sendo encontrados em todo o processo produtivo. Com relação à TI - Tecnologia da Informação -, assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: REZENDE, Denis A., ABREU, Aline F. Tecnologia da Informação Aplicada a Sistemas de Informação Empresariais. São Paulo: Atlas, 2000.
a) Serve somente para atender aos desejos dos consumidores.
b) Ela serve de suporte para diversas operações dentro da área de logística, auxiliando na redução dos custos das operações de negócios.
c) Utilizado única e exclusivamente para gerar relatórios logísticos.
d) Combina hardwares e softwares com a finalidade de separar os processos dentro das empresas.

2. O Kanban é uma ferramenta usada dentro da filosofia Just in Time ? JIT ? e é uma das técnicas utilizadas para implementar o conceito de sistema de produção puxada, que é baseado na movimentação de materiais somente quando o estágio seguinte solicita. Qual é a função do sistema de cartão Kanban?
a) Distribuir o material entre as células.
b) Solicitar a emissão de novas ações corretivas.
c) Monitorar o fluxo de material dentro do processo produtivo.
d) Autorizar a fabricação e a montagem.

3. O material requirement planning (MRP) ou Planejamento de recursos de materiais foi um dos primeiros softwares desenvolvidos para a gestão da produção. Em seguida, este software foi ampliado para MRPII e ERP, respectivamente. Sobre a função básica do MRP, assinale a alternativa CORRETA:
a) Calcular as necessidades de insumos e demais materiais para todos os departamentos da organização.
b) Calcular as necessidades dos insumos, materiais, equipamentos e mão de obra para todos os departamentos da organização.
c) Calcular as necessidades dos insumos e demais materiais para a manufatura.
d) Calcular as necessidades dos insumos, materiais, equipamentos e mão de obra para a manufatura.

4. Dentro do sistema de produção EMPURRADO é utilizada uma ferramenta chamada MRP ? Materials Requirement Planning ou Planejamento de Recursos de Materiais. É através dessa ferramenta que é possível atender ao Programa Mestre de Produção. sobre o MRP, analise as sentenças a seguir:

I- Ferramenta utilizada para diminuir custos de estoque, aumentar a eficácia da programação, bem como ter um poder maior de reação quanto às alterações do mercado.
II- Ferramenta que atualmente não é mais utilizada, visto a complexidade de seu processo.
III- Ferramenta que é utilizada para calcular as necessidades de materiais utilizados na produção.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

5. Na definição apresentada por Monks (1987, p. 48), ?o Planejamento de Recursos de Materiais (MRP) é uma técnica para determinar a quantidade e o tempo para a aquisição de itens de demanda dependente necessária para atender ao Programa Mestre de Produção?. A técnica MRP está presente nos módulos de planejamento da maioria dos softwares comerciais de ERP (Enterprise Resources Planning). Sobre as barreiras que eram encontradas na implantação desse sistema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Grande quantidade de dados para cadastramento no sistema.
(    ) Dificuldade nas configurações e treinamentos faziam com que a implantação fosse de forma demorada, o que demandava alto custo.
(    ) Custos de aquisição que eram altos.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

FONTE: MONKS, J. G. Administração da produção. Tradução de Lauro Santos Blandy. São Paulo: McGraw-Hill, 1987.
a) V - V - V.
b) F - F - V.
c) F - V - F.
d) V - F - F.

6. Com o aumento das exigências por parte dos consumidores, surge a necessidade da logística trabalhar de maneira otimizada. Através do sistema de informação logístico, é possível que as empresas compartilhem as informações em tempo real. Esse sistema está subdividido em três: SGP ? Sistema de Gerenciamento de Pedidos, SGA ? Sistema de Gerenciamento de Armazéns, e o SGT ? Sistema de Gerenciamento de Transportes. Sobre as características do SGP - Sistema de Gerenciamento de Pedidos, analise as sentenças a seguir:

I- É o primeiro contato do cliente com a empresa.
II- É através do SGA - Sistema de Gerenciamento de Armazéns - que ele identifica se existe o estoque do produto solicitado.
III- O contato com o sistema financeiro não é feito nesse subsistema.
IV- À medida que o pedido é confirmado, o SGP separa o produto e o encaminha ao faturamento.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

7. As mudanças econômicas que estão ocorrendo têm forçado as empresas a se adaptarem continuamente para superar os desafios de se manterem no mercado de forma competitiva. O planejamento da produção tem a previsão de demanda como um dos seus principais subsídios. Martins e Laugeni (1999) definem previsão da seguinte maneira: "Previsão é um processo metodológico para a determinação de dados futuros baseados em modelos estatísticos, matemáticos ou econométricos, ou ainda em modelos subjetivos apoiados em uma metodologia de trabalho clara e previamente definida". Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) A previsão da demanda é muito importante para o planejamento anual da empresa. O setor financeiro depende da previsão para poder se programar com relação ao fluxo de caixa e capital de giro.
(    ) A previsão da demanda é muito importante para o setor de recursos humanos, pois este utiliza a previsão para contratar e treinar pessoal.
(    ) A previsão da demanda é muito importante para o setor de operações. Esse setor usa a previsão para planejar/programar a produção, as necessidades de compra/contratação de insumos, materiais e serviços.
(    ) As previsões de demanda, na maioria das vezes, são utilizadas por empresas que fabricam os produtos antes de vendê-los.

FONTE: MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva, 1999.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - V - F.
b) F - V - F - F.
c) V - V - V - V.
d) F - F - V - F.

8. Dentro do sistema de produção empurrado é utilizada uma ferramenta chamada MRP (Materials Requirement Planning ou Planejamento de Recursos de Materiais). É através dessa ferramenta que é possível atender ao Programa Mestre de Produção. Sobre o MRP, analise as sentenças as seguir:

I- O MRP gerou posteriormente o MRP II ou Planejamento de Recursos de Manufatura (que inclui não só o cálculo das necessidades de materiais, mas também de mão de obra, de equipamentos e demais recursos necessários à produção).
II- Ferramenta utilizada para diminuir custos de estoque, aumentar a eficácia da programação, bem como ter um poder maior de reação quanto às alterações do mercado.
III- Apesar de ser uma ferramenta de controle de produção, o MRP não é utilizado como auxílio no calcular das necessidades de materiais utilizados na produção.

Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

9. Sabemos que os preços de produtos em lojas de varejo e de shopping centers anda em declínio. O mesmo está acontecendo com as matérias-primas, componentes e produtos industriais. Tudo isso pode ser explicado por um resultado de diminuição de custo, pelo ganho no aumento das vendas, mas a maioria dos consumidores tem outra visão, pois o aumento global na competitividade está levando os preços a declinarem a níveis nunca antes vistos. Sobre os fatores que estão contribuindo para que isso esteja acontecendo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Novos concorrente são amparados por fabricantes de manufatura com custos mais baixos.
(    ) Internet que facilita a pesquisa de preços e o mercado on-line através de leilões e trocas setoriais.
(    ) Clientes e consumidores têm mais visão sobre os preços que estão sendo praticados no mercado.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - F.
b) V - V - V.
c) F - F - V.
d) V - F - F.

10. Os clientes possuem necessidades distintas que se caracterizam a partir de cada negócio. Quando o cliente é uma empresa, ele necessita de um agrupamento de outras empresas que prestam auxílio ao cliente por meio de processos intermediários. A esse conjunto de processos é dado o nome de cadeia de suprimentos. Sobre os integrantes de uma cadeia de suprimento, analise as sentenças a seguir:

I- O distribuidor é o intermediário entre o estabelecimento comercial e o fabricante.
II- O repositor é o responsável pela entrega do produto através de movimentação, do depósito de distribuição até o estabelecimento comercial.
III- O repositor é quem tem maior contato com o cliente final, pois se encontra no final da cadeia de suprimentos.
IV- O fabricante da matéria-prima é quem decide a embalagem adequada a cada material.

Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
1
Dislike0
User badge image

jonas luiz da silva

Prova:

8,00

1. Atualmente, a internet é uma ferramenta essencial em muitos segmentos da economia, porém, no caso das empresas, ela tem um papel estratégico importante, pois elas dependem dos canais de comunicação, marketing, publicidade, entre outros processos de veiculação, e a internet parece representar muito bem tudo isso. A internet contribui para a criação de portais de troca. Disserte sobre os portais de troca e a internet para as empresas contemporâneas na cadeia de suprimentos.
Resposta Esperada:

Com o acirramento dos concorrentes e o mundo cada vez mais globalizado, a internet contribui para a criação de portais de troca, em que, através delas, pode haver busca de informações em tempo real referente à necessidade ou disponibilidade de matéria-prima, de produtos, cotações, entre outros fatores que podem diminuir o custo para a empresa e melhorar seu desempenho.
O portal de troca facilita o acesso a informações, contribuindo para o alcance de objetivos dentro das organizações. Uma empresa que não compreendeu a importância da internet na atualidade está em crescente desvantagem perante seus concorrentes.


2. Segundo Beckedorff (2013), os administradores responsáveis pela cadeia de suprimentos e distribuição se utilizam de uma série de técnicas para proporcionar a integração e a gestão dos parâmetros da rede, como transportes, estoques e custos. Esses parâmetros de controle são estabelecidos pelos fornecedores, pela própria empresa e por seus clientes. Diante do exposto, disserte sobre as principais dificuldades enfrentadas pela gerência da logística de suprimentos.

FONTE: BECKEDORFF, Irzo Antonio. Logística de suprimentos e distribuição. Indaial : Uniasselvi, 2013.
Resposta Esperada:

Dificuldades para controlar o processo, principalmente quando não exercem controle sobre a cadeia como um todo. As empresas que terceirizam a produção ou a logística, por exemplo, não conseguem controlar uma parte do processo. A falta de informações sobre o comportamento da demanda, a variação entre os períodos sazonais, flutuação mensal das quantidades produzidas e comercializadas que associada às alterações ambientais, como moda, novos modelos ou nova estação, exige uma programação da produção bastante detalhada. Outro desafio é representado pelos novos produtos, pois para os gerentes de suprimentos, os novos modelos dependem de componentes que são fabricados em outros países, considerando que a localização da fábrica do componente se encontra distante do local de montagem do produto final, é necessário acrescentar ao prazo de entrega o tempo de transporte destes materiais nas atividades de planejamento.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais