Buscar

QUAIS OS CRITÉRIOS QUE SÃO COLOCADOS POR FREUD PARA QUE ALGUÉM SEJA ANALISADO?

Clínica Psicanalítica

💡 3 Respostas

User badge image

Inglês com Carol Rezende

Os critérios colocados por Freud seriam:

*A sua terapia poderia abarcar algumas neroses de transferência como a fobia, a neurose obsessiva e algum casos de histeria, mas outros casos(considerados por ele como intratáveis ou incuráveis) ele não iniciava a terapia, para preservar o crédito do seu método e poupar tempo e dinheiro de pacientes que não seriam beneficiados com o seu tratamento.

*O paciente deveria ter bom caráter e boa conduta.

*Só aceitava pacientes que buscassem a terapia por conta própria, não sendo coagido a fazê-lo nem levado por outrem.Logo , não atendia crianças.

*Os pacientes deveriam ter até 50 anos de idade e não apresentar enfermidades urgentes com risco de morte.

*Para ser aceito em seu tratamento, era necessário que percebesse no paciente inteligência e confiança em seu método.

*Além da estrutura psíquica, era necessário a presença de fatores orgânicos que sugerissem e/ou justificassem a terapia psicanalítica.

1
Dislike0
User badge image

Aime Sanglato

...

0
Dislike0
User badge image

Wallace Luís

Comenta-se a distinção freudiana entre a sexualidade, como um fato observável, e a libido, como uma hipótese especulativa, mostrando que, para Freud, a suposição de uma energia específica para a pulsão sexual corresponde a um conceito que tem validade apenas instrumental — ou seja, heurística — não sendo uma referência empírica objetiva. Salienta-se que Freud não considera os conceitos desse tipo — especulativos — o fundamento da sua ciência, mas sim o cume substituível do edifício teórico da psicanálise. Esse tipo de interpretação da obra de Freud, que o integra na história da filosofia e da ciência alemãs, permite não só compreender a psicanálise como uma ciência numa perspectiva heurística, como também possibilita uma análise dos desenvolvimentos da psicanálise levando em conta a diferença entre dados empíricos e teóricos (especulativos), e explicando, assim, em que sentido a teoria psicanalítica é considerada por Freud como provisória e sempre aberta a revisões.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais