Buscar

Qual é a importância da energia de ativação?

💡 3 Respostas

User badge image

Vandechok Junior

A energia de ativação é a energia mínima para que ocorra uma reação. Toda reação necessita de uma energia mínima para que se realize. 
Como a energia de ativação é inversamente proporcional a velocidade da reação, para se aumentar a velocidade de uma reação é só diminuir a energia de ativação, isso se faz por exemplo, colocando-se um catalisador na reação.
3
Dislike0
User badge image

Vivian Sayuri

A realidade nos proporciona verificar que para toda reação se faz necessário um fornecimento inicial de energia. Imagine a seguinte situação: agora mesmo há atrás de mim uma mesa cheia de papel (comburente) que está exposta ao ar com 21% de oxigênio (combustível), no entanto, não se verifica uma combustão ocorrendo. Isto se deve ao fato de que para se iniciar uma reação é necessário um fornecimento inicial de energia. Vale-se ressaltar que para cada reação há um determinado valor. Dessa forma, há de se reconhecer a importância do papel das enzimas: estas ao diminuirem a energia de ativação ( como uma barreira energética da reação) permitem que um maior número de moléculas reagentes tenham a energia necessária para reagir.

3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A energia de ativação pode ser caracterizada como a energia mínima que os reagentes necessitam para que inicie a reação química. Esta energia mínima é de extrema importância para que ocorra a formação do complexo ativado.

A medida que se tem um aumento na energia de ativação, mais lenta se torna a reação, pois ocorre um crescimento na dificuldade para que o processo ocorra.

É de conhecimento de todos que qualquer reação precisa de uma energia mínima para que consiga ser realizada e como a energia de ativação é inversamente proporcional a velocidade da reação, um aumento na velocidade de uma reação terá como principal causa a redução da energia de ativação.

Portanto, podemos dizer que a importância da energia de ativação nos mecanismos de reação está relacionada com a velocidade de reação, pois ela pode tornar a velocidade maior.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais