Buscar

Avaliação dissertativa

Avaliação dissertativa 
 
Pondere a respeito do porquê de os saberes dos indígenas e quilombolas sobre agricultura e práticas alimentares não serem considerados conhecimento científico, enquanto o conhecimento produzido pelos pesquisadores a respeito desses saberes é considerado científico. Apresente, em seus argumentos, as características dos métodos científicos, usando exemplos extraídos do próprio texto.  

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Os saberes dos povos indígenas e quilombolas sobre agricultura e alimentação são conhecimentos empíricos acumulados ao longo de gerações. No entanto, tais saberes não são considerados científicos, pois não seguem uma sistematização. O método científico busca solucionar um problema ou responder uma pergunta. Para isso, deve-se consultar fontes bibliográficas – ou seja, buscar conhecimento prévio –, formular uma hipótese e desenvolver um experimento em condições controladas, em que vários fatores mantêm-se constantes e um ou outro varia, de modo a analisar os seus efeitos. Frequentemente, o método científico utiliza métodos estatísticos para analisar essas variações e seus efeitos. Assim, pode-se aceitar ou rejeitar a hipótese previamente formulada.

Os saberes tradicionais dos povos indígenas e quilombolas, embora adquiridos empiricamente, não são obtidos em condições controladas e não garantem condições para sua reprodutibilidade, de modo que, em geral, não podem ser considerados científicos. No entanto, os conhecimentos produzidos por pesquisadores a partir da investigação dos saberes indígenas seguem métodos científicos e podem ser considerados científicos.

4
Dislike0
User badge image

Igor Gabriel Felix

Amigo espero que tu consiga a resposta.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais