Buscar

um resumo critico do texto cultura nas organizacoes segundo fleury e fischer

💡 1 Resposta

User badge image

Andre Smaira

As propostas mais simplistas, quando se analisa a cultura das organizações, são as do gênero diagnóstico de clima, que tem o objetivo principal de aprender os padrões culturais de uma organização por meio da somatória de opiniões e percepções de seus membros.

Com isso, criam-se diversos tipos de posturas empiristas, de fotógrafos da realidade social, descomplicando-a e chapando-a numa única dimensão. Com uma proposta mais bem elaborada, procurando assumir a postura do antropólogo, outros pesquisadores se aproximam do tema, perguntando-se a respeito do significado do universo simbólico da organização.

Para os autores, como Fleury e Fischer, esse rito se configura como uma categoria analítica privilegiada para desvendar a cultura das organizações. O rito é caracterizado nesse caso em um conjunto planejado de atividades, bem elaboradas, combinando diversas formas de expressão cultural, as quais possuem consequências práticas e relevantes.

Ao exercer um rito, as pessoas se mostram por meio de diversos símbolos, como certos gestos, linguagem e comportamentos ritualizados. Segundo Fleury e Fischer, os ritos organizacionais são facilmente identificáveis, porém são difíceis de de interpretar.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais