Buscar

As dinâmicas cubana (1959-) e chile Qual comparação deve ser feita entre Cuba e Chile nos seus processos revolucionário ???

Respostas

User badge image

Andreia Ribeiro

No que se refere a essas diferentes posturas diante da canção podemos concluir que o movimento cubano e o movimento chileno ajudaram a explicar as diferenças. Os cancionistas viveram momentos distintos da Revolução na América Latina – o tempo dos cubanos não está em sincronia com o tempo chileno. Em Cuba, a Revolução era um fato, pertencente ao passado e ao presente sua legitimação precisava de uma constate afirmação positiva de seus resultados, o que explica a atitude cerceadora do governo em relação aos intelectuais e artistas. Pretendia-se que eles fossem os propagandistas da revolução a partir de suas letras ou de sua arte. Ao contrário do Chile, no qual a Revolução era um devir, pertencente ao futuro, cabendo a seus agentes transformá-la em realidade. O artista militante era o arauto da esperança e se alimentava do entusiasmo para produzir sua arte. Não se sentia controlado na sua liberdade porque a revolução era a sua causa e a Anais Eletrônicos do VII Encontro Internacional da ANPHLAC Campinas - 2006 ISBN 978-85-61621-00-1 arte/canção sua arma. Para os artistas cubanos sua causa era a arte, mas ela também era sua arma de luta contra as formas de controle no seu processo de criação, a esperança na Revolução pertencia ao passado. Assim o encontro desses artistas em dois tempos distintos produziu, ao invés de afinidade, estranhamento e perplexidade.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A Revolução Cubana ocorreu em 1959, e foi realizada pelo Movimento 26 de Julho que era liderado por Fidel Castro. Esta revolução foi um movimento armado e guerrilheiro que tinha como objetivo a destituição do ditador de Cuba. Objetivo este que foi alcançado no dia 1 de janeiro de 1959 através da destituição de Fulgêncio Batista.

Segundo historiadores, a Revolução Cubana inicialmente não visava tomar um rumo comunista, isto ocorreu após os Estados Unidos não apoiarem a revolução e sim os soviéticos. Este fato acabou levando o movimento a possuir um caráter anticapitalista e antiamericano, e posteriormente se enquadrar ao bloco socialista.

Por sua vez, a Revolução que ocorreu no Chile em 1973 tratou-se de um golpe militar que derrubou o regime democrático e o presidente da época, Salvador Allender. O golpe teve apoio militar e financeiro do governo dos Estados Unidos, isto é, de capitalistas.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando