A maior rede de estudos do Brasil

Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial


2 resposta(s)

User badge image

Murilo Alberto

Há mais de um mês

Avaliação:

Avaliação Final (Objetiva

   

Nota da Prova:

8,00

   

Legenda:  Resposta Certa  

Parte superior do formulário

1.

Nas organizações, dois aspectos são importantes: os objetivos e os recursos. Isto porque as organizações precisam traçar seus objetivos para que sejam considerados os recursos necessários. Os recursos podem ser humanos, tecnológicos, entre outros. Sobre os objetivos e os recursos, assinale a alternativa CORRETA:

 

 a)

Os objetivos devem ser genéricos, ou seja, não é necessário deixar claro o que a empresa desejar alcançar.

 b)

Recursos são somente dinheiro, que é o que a organização precisa para sobreviver.

 c)

Os recursos organizacionais podem ser tangíveis, como as máquinas utilizadas na produção, e intangíveis, que são as informações.

 d)

As organizações não são baseadas em recursos, assim, não é necessária a integração entre pessoas, processos e recursos.


2.

Para proporcionar bem-estar aos colaboradores e alcançar maior eficácia organizacional, a qualidade de vida no trabalho busca evitar refazer os processos e as atividades e ao mesmo tempo busca elevar a motivação da equipe de trabalho. Considerando a qualidade de vida no trabalho, analise as afirmativas a seguir:

I- Foca no conforto e bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho.
II- Causa modificações e melhorias somente para os departamentos gerencias e diretoria.
III- Busca segurança e condições ergonômicas adequadas para cada atividade.
IV- Motiva a organização e desconsidera as ações de segurança.
V- Traz aumento de produção e melhoria de qualidade em todas as etapas de produção.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

 

 a)

Somente a afirmativa IV está correta.

 b)

As afirmativas I, III e V estão corretas.

 c)

As afirmativas II, III e IV estão corretas.

 d)

Somente a afirmativa III está correta.


3.

As empresas, através da aplicação dos métodos da produção enxuta, estão transformando seus processos e proporcionando às suas manufaturas melhores resultados e menores custos. Hoje, existem várias ferramentas no auxílio dessas resoluções de problemas nas empresas. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) As folhas de verificação são utilizadas para levantamento de dados nos locais onde as atividades são realizadas. Consistem normalmente de formulários com tabelas para registro dos dados. 
(    ) O fluxograma é uma ferramenta a utilizar quando se pretende estudar um processo. Trata-se de um diagrama sistemático que pretende representar de uma forma bastante simples, ordenada e facilmente compreensível as várias fases de qualquer procedimento. Estes diagramas são constituídos por passos sequenciais de ação e decisão, cada um dos quais representado por simbologia própria que ajuda a compreender a sua natureza: início, ação, decisão, entre outros.
(    ) Podemos definir Diagrama de Pareto como sendo a detecção das 20% das causas que dão origem a 80% dos efeitos, revelando-se uma ferramenta muito eficiente. Trata-se de uma representação gráfica ordenada, na qual, para cada causa, representa-se, sob a forma de barras, a respectiva consequência.
(    ) O diagrama de causa-efeito, também chamado diagrama de Ishikawa, é uma ferramenta simples muito utilizada em qualidade. Trata-se de um processo que permite a identificação e análise das potenciais causas de variação do processo ou da ocorrência de um fenômeno, assim como da forma como essas causas interagem entre si. 
(    ) Uma técnica muito utilizada são os planos de ação, que podem ser visualizados como uma ferramenta de planejamento e controle das ações, objetivando a meta escolhida. Sua utilização permite uma rápida observação quanto à situação do cenário atual, bem como o caminho a ser percorrido. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 

 a)

F - F - V - V - V.

 b)

V - V - F - F - F.

 c)

V - V - V - V - V.

 d)

V - F - F - V - F.


4.

A qualidade total busca a eficiência na produção, minimizando a ocorrência de defeitos e maximizando a satisfação do cliente final. Na Gestão da Qualidade Total, encontramos diversos elementos importantes: melhoria contínua, benchmarking, empowerment, abordagem de equipes, entre outros. Sobre empowerment, assinale a alternativa CORRETA:

 

 a)

Busca treinar os gerentes e os funcionários, utilizando ferramentas de qualidade.

 b)

Confere autoridade e responsabilidade aos funcionários para efetuarem melhorias.

 c)

Estuda como as organizações bem-sucedidas obtêm bons resultados.

 d)

Procura aperfeiçoar todos os fatores ligados ao processo de conversão de inputs em outputs.


5.

Entre as funções da organização, ou funções administrativas, temos o ?controle?. Nesta função, o administrador precisa verificar se os resultados obtidos estão dentro dos padrões esperados. Sobre a função controle, assinale a alternativa CORRETA:

 

 a)

A função controle tem como principal agente o organograma, que se trata do gráfico que expõe hierarquicamente os cargos e os colaboradores da organização.

 b)

A função controle pode ser classificada de duas formas: operacional e organizacional.

 c)

A função controle é responsável pelos programas de motivação promovidos pelos gestores aos seus colaboradores.

 d)

A função controle pode ser classificada de três formas: estratégica, tática e operacional.


6.

A sociedade global tem vivido, nas últimas décadas, momentos de turbulência sem precedentes, quer pela frequência com que as mudanças têm ocorrido, quer pela abrangência e intensidade destas mudanças. Isso resulta em clientes mais exigentes, buscando a plena satisfação. As empresas não produzem o produto como na era da produção, em que tudo que se produzia se vendia sem o foco no cliente. Estão sim, focadas cada vez mais no seu público-alvo. Diante desse contexto, analise as sentenças a seguir:

I- A satisfação dos clientes compreende também os funcionários, fornecedores, sociedade e todas as partes envolvidas no processo, buscando criar valores nos produtos, atendendo às necessidades dos clientes e aumentando o nível de satisfação desses consumidores, sem perder, no entanto, a visão de custo da empresa.
II- Nas fases de evolução de mercado, não é investimento para as empresas investirem em pesquisas de mercado, a fim de identificarem as necessidades e os desejos dos clientes.
III- Busca atender às necessidades de seus clientes, de forma a mantê-los satisfeitos, sem se preocupar com a motivação dos funcionários nem com os custos da empresa.
IV- A satisfação está apenas centrada no retorno de um investimento realizado, não englobando a empresa como um todo.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

 a)

As sentenças I, II e III estão corretas.

 b)

Somente a sentença I está correta.

 c)

As sentenças II e III estão corretas.

 d)

As sentenças III e IV estão corretas.


7.

Para a sobrevivência das organizações, cada vez mais se torna indispensável a melhoria contínua de produtos e processos. As empresas buscam superar as expectativas dos clientes implantando sistemas de qualidade. Dentro desse sistema, existe uma ferramenta chamada auditoria da qualidade. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:

 

 a)

Empresas já consolidadas no mercado não necessitam implementar um sistema de melhoria contínua, pois já conquistaram a confiança de seus clientes.

 b)

Sistema de qualidade total, como QS = ISO9000, ainda gera desconfianças em colaboradores e clientes, quanto à sua garantia perante os processos por ele auditados.

 c)

Instrumento baseado em uma avaliação planejada e documentada, que busca apontar imperfeições nos processos, para poder aperfeiçoar o sistema de qualidade.

 d)

Ferramenta fundamentada na opinião dos clientes finais, que identificarão melhorias que serão impostas para a organização, fazendo com que ela altere seus produtos e processos.


8.

De todas as qualidades que uma empresa deve ter, é esta a mais importante: a capacidade de inovar. É isso, em última análise, que faz uma empresa merecer o nome de empresa. No momento de sua criação, há uma proposta. Inovar é renovar esta proposta, de acordo com as novas condições do mercado. Quanto mais mudanças há no mercado, e é disso que é feita a realidade da atual conjuntura que vivenciamos ?, maior a exigência da inovação. Sobre a inovação, analise as sentenças a seguir:

I- Pode-se dizer que a natureza do trabalho sofre certo impacto, à medida que o ciclo de vida dos produtos é cada vez menor. Portanto, o trabalhador está sujeito à necessidade de aprendizado contínuo, ou seja, quanto mais conhecimento, mais criatividade útil se tem, mais inovação irá se gerar na organização, tornando-se mais competitiva no mercado.
II- No mundo do conhecimento, capital é cada vez mais o capital intelectual, capital de relacionamentos, capital de marca, capital da informação. E trabalho é cada vez mais a capacidade de gerar e gerir ideias, de conectar-se a outros trabalhadores e a clientes. Em outras palavras, vão ter que se conectar. Criar essa integração é mais ou menos como estender a filosofia de trabalho em equipe para fora da empresa. Para isso, é preciso ter outra mentalidade, tudo isso resultando na importância da inovação nas organizações.
III- A inovação está além, está num plano em que todas as empresas buscam estar frente aos seus concorrentes, não como um diferencial, mas, sim, como algo inovador.
IV- Ser adaptável é estar preparado para as mudanças. Preparar-se para o futuro, hoje, é preparar-se para o máximo de possibilidades. E o gestor deve possuir habilidades para gerenciar tais mudanças, a fim de cada vez mais correr riscos quando se trata de inovação.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

 a)

Somente a sentença I está correta.

 b)

As sentenças I, II e III estão corretas.

 c)

As sentenças I e IV estão corretas.

 d)

As sentenças II, III e IV estão corretas.


9.

Os gestores precisam ter as competências adequadas para gerenciar uma organização. As competências são formadas pelo conhecimento, habilidade e atitude. Diferentes organizações e ramos de atividade requerem, também, diferentes competências. Sobre as competências técnicas, analise as afirmativas a seguir:

I- A competência técnica está relacionada ao modo correto de executar seu trabalho.
II- A competência técnica é demonstrada pelo gestor por meio de sua disposição para trabalhar intensivamente.
III- A competência técnica envolve também a capacidade de resolver problemas inerentes ao cargo ou função de maneira satisfatória, utilizando técnicas profissionais.
IV- A competência técnica envolve a capacidade de entusiasmar grupos de trabalho.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 

 a)

As afirmativas I, II e III estão corretas.

 b)

As afirmativas I e III estão corretas.

 c)

As afirmativas II e IV estão corretas.

 d)

Somente a afirmativa I está correta.


10.

Afinal, o que é sustentabilidade? O termo "sustentável" provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). Segundo o Relatório de Brundtland (1987), o uso sustentável dos recursos naturais deve "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras". Resumindo, viver bem o presente sem prejudicar o futuro. Diante desse contexto, qual o desafio da sustentabilidade como ferramenta de inovação para as empresas?

FONTE: BRUNDTLAND, G. H. (Org.) Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: FGV, 1987.

 

 a)

Um desafio que não é preocupante é o crescimento populacional daqui a alguns anos.

 b)

Tem como objetivo criar uma mudança genuína na sociedade, atingindo todos atores sociais (governos, empresas, terceiro setor e indivíduos).

 c)

Muitas empresas consideram apenas sua vertente ambiental, outras apenas o viés social, mas, na verdade, só a vertente ambiental é que importa, não considerando um desafio.

 d)

Transformar a sustentabilidade em valor central, não focando na construção de alianças e parcerias para compartilhamento de informações.


11.

O capital intelectual é um instrumento que estimula a renovação e o desenvolvimento. Nunca o capital intelectual foi tão divulgado como tem sido atualmente. O bem mais valioso da nova economia é a inteligência. Assim sendo, os desafios no mundo dos negócios estão cada vez mais fortes. Chiavenato (2004) descreve alguns fatores críticos de sucesso, caracterizando algumas tendências do mundo moderno. Sobre essas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Cadeias de comando mais curtas, tornando as organizações enxutas e flexíveis e menos unidades de comando, tornando a relação chefe-subordinado horizontal.
(    ) Ênfase nas equipes de trabalho, orientando para flexibilidade, agilidade, mudança e inovação.
(    ) Infraestrutura também sofre a necessidade de reconceitualização neste processo de mudanças. À medida em que se pretende dar espaço ao trabalho em equipe, é fundamental que se pense em tornar o layout mais integrador, facilitando a comunicação e a interação entre as pessoas, além de toda informação estar disponível eletronicamente.
(    ) Foco no negócio essencial (core business), ou seja, foco no seu negócio e no seu cliente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

 

 a)

F - F - V - V.

 b)

V - F - F - V.

 c)

V - V - F - F.

 d)

V - V - V - V.


12.

Reengenharia é o ato de repensar e reprojetar de forma radical os processos de uma empresa para obter grandes progressos em indicadores críticos de desempenho como custos, qualidade, serviços e agilidade. É um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alcançarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas e/ou processos. Nesse sentido, quais são os objetivos da reengenharia?

 

 a)

Tornar seus processos mais efetivos e eficientes não é um objetivo que condiz com o conceito de reengenharia.

 b)

Maximizar as demoras e os tempos ?mortos? de processos da empresa.

 c)

Eliminar erros e desperdícios sem se preocupar com os custos, porque automaticamente resultará nisso.

 d)

Ajudar a melhorar e controlar as operações da empresa.


13.

A Administração por Objetivos (APO), também conhecida como Administração por Resultados, surgiu na década de 50 a partir da percepção quanto à importância de que as empresas passassem a dar um maior foco em seus resultados, desenvolvendo um processo mais democrático e participativo. A respeito da Administração por Objetivos (APO), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) O processo de identificação de objetivos na APO é caracterizado por se tratar de um processo autocrático.
(    ) Na APO, os gestores, com o auxílio e a participação de seus subordinados, fazem a identificação dos objetivos a serem alcançados.
(    ) Após os objetivos serem identificados e estabelecidos, eles assumem um papel de indicador de avaliação na APO.
(    ) Uma vez identificados os objetivos na APO, seus resultados não precisam ser mensurados e tampouco avaliados posteriormente.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 

 a)

F - F - V - V.

 b)

V - V - F - F.

 c)

V - F - V - F.

 d)

F - V - V - F.


14.

Competência envolve a boa inter-relação de três fatores fundamentais, que são: conhecimentos sobre um determinado assunto, habilidades para agir e atitude, ou seja, o comportamento adequado. Neste sentido, existem quatro tipos de competências necessárias ao gestor para que este desenvolva suas atividades com eficiência e eficácia. Estas competências são a intelectual, interpessoal, técnica e intrapessoal. Sobre a competência interpessoal, assinale a alternativa CORRETA:

 

 a)

A competência interpessoal se trata da disposição que um gestor possui para assumir riscos.

 b)

A competência interpessoal envolve o conhecimento aprofundado dos processos, por parte dos gestores, associada à capacidade de colocar em prática os métodos e as técnicas que envolvem cada etapa desses processos.

 c)

A competência interpessoal envolve a capacitação contínua de gestores, garantindo o capital intelectual como fator de competitividade da empresa.

 d)

A competência interpessoal envolve o poder de persuasão do gestor sobre seus subordinados para que eles realizem atividades de maneira colaborativa.


15.

No ambiente interno, a comunicação destina-se a manter o quadro de pessoal sempre informado do que ocorre na organização, como um fator de motivação e participação. As decisões podem envolver a todos ou não. Como as decisões podem ser classificadas?

 

 a)

Decisões compartilhadas, confiadas, públicas.

 b)

Decisões autocráticas, delegadas e compartilhadas.

 c)

Decisões delegadas, compartilhadas e confiadas.

 d)

Decisões privadas, públicas e autocráticas.

Avaliação:

Avaliação Final (Objetiva

   

Nota da Prova:

8,00

   

Legenda:  Resposta Certa  

Parte superior do formulário

1.

Nas organizações, dois aspectos são importantes: os objetivos e os recursos. Isto porque as organizações precisam traçar seus objetivos para que sejam considerados os recursos necessários. Os recursos podem ser humanos, tecnológicos, entre outros. Sobre os objetivos e os recursos, assinale a alternativa CORRETA:

 

 a)

Os objetivos devem ser genéricos, ou seja, não é necessário deixar claro o que a empresa desejar alcançar.

 b)

Recursos são somente dinheiro, que é o que a organização precisa para sobreviver.

 c)

Os recursos organizacionais podem ser tangíveis, como as máquinas utilizadas na produção, e intangíveis, que são as informações.

 d)

As organizações não são baseadas em recursos, assim, não é necessária a integração entre pessoas, processos e recursos.


2.

Para proporcionar bem-estar aos colaboradores e alcançar maior eficácia organizacional, a qualidade de vida no trabalho busca evitar refazer os processos e as atividades e ao mesmo tempo busca elevar a motivação da equipe de trabalho. Considerando a qualidade de vida no trabalho, analise as afirmativas a seguir:

I- Foca no conforto e bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho.
II- Causa modificações e melhorias somente para os departamentos gerencias e diretoria.
III- Busca segurança e condições ergonômicas adequadas para cada atividade.
IV- Motiva a organização e desconsidera as ações de segurança.
V- Traz aumento de produção e melhoria de qualidade em todas as etapas de produção.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

 

 a)

Somente a afirmativa IV está correta.

 b)

As afirmativas I, III e V estão corretas.

 c)

As afirmativas II, III e IV estão corretas.

 d)

Somente a afirmativa III está correta.


3.

As empresas, através da aplicação dos métodos da produção enxuta, estão transformando seus processos e proporcionando às suas manufaturas melhores resultados e menores custos. Hoje, existem várias ferramentas no auxílio dessas resoluções de problemas nas empresas. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) As folhas de verificação são utilizadas para levantamento de dados nos locais onde as atividades são realizadas. Consistem normalmente de formulários com tabelas para registro dos dados. 
(    ) O fluxograma é uma ferramenta a utilizar quando se pretende estudar um processo. Trata-se de um diagrama sistemático que pretende representar de uma forma bastante simples, ordenada e facilmente compreensível as várias fases de qualquer procedimento. Estes diagramas são constituídos por passos sequenciais de ação e decisão, cada um dos quais representado por simbologia própria que ajuda a compreender a sua natureza: início, ação, decisão, entre outros.
(    ) Podemos definir Diagrama de Pareto como sendo a detecção das 20% das causas que dão origem a 80% dos efeitos, revelando-se uma ferramenta muito eficiente. Trata-se de uma representação gráfica ordenada, na qual, para cada causa, representa-se, sob a forma de barras, a respectiva consequência.
(    ) O diagrama de causa-efeito, também chamado diagrama de Ishikawa, é uma ferramenta simples muito utilizada em qualidade. Trata-se de um processo que permite a identificação e análise das potenciais causas de variação do processo ou da ocorrência de um fenômeno, assim como da forma como essas causas interagem entre si. 
(    ) Uma técnica muito utilizada são os planos de ação, que podem ser visualizados como uma ferramenta de planejamento e controle das ações, objetivando a meta escolhida. Sua utilização permite uma rápida observação quanto à situação do cenário atual, bem como o caminho a ser percorrido. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 

 a)

F - F - V - V - V.

 b)

V - V - F - F - F.

 c)

V - V - V - V - V.

 d)

V - F - F - V - F.


4.

A qualidade total busca a eficiência na produção, minimizando a ocorrência de defeitos e maximizando a satisfação do cliente final. Na Gestão da Qualidade Total, encontramos diversos elementos importantes: melhoria contínua, benchmarking, empowerment, abordagem de equipes, entre outros. Sobre empowerment, assinale a alternativa CORRETA:

 

 a)

Busca treinar os gerentes e os funcionários, utilizando ferramentas de qualidade.

 b)

Confere autoridade e responsabilidade aos funcionários para efetuarem melhorias.

 c)

Estuda como as organizações bem-sucedidas obtêm bons resultados.

 d)

Procura aperfeiçoar todos os fatores ligados ao processo de conversão de inputs em outputs.


5.

Entre as funções da organização, ou funções administrativas, temos o ?controle?. Nesta função, o administrador precisa verificar se os resultados obtidos estão dentro dos padrões esperados. Sobre a função controle, assinale a alternativa CORRETA:

 

 a)

A função controle tem como principal agente o organograma, que se trata do gráfico que expõe hierarquicamente os cargos e os colaboradores da organização.

 b)

A função controle pode ser classificada de duas formas: operacional e organizacional.

 c)

A função controle é responsável pelos programas de motivação promovidos pelos gestores aos seus colaboradores.

 d)

A função controle pode ser classificada de três formas: estratégica, tática e operacional.


6.

A sociedade global tem vivido, nas últimas décadas, momentos de turbulência sem precedentes, quer pela frequência com que as mudanças têm ocorrido, quer pela abrangência e intensidade destas mudanças. Isso resulta em clientes mais exigentes, buscando a plena satisfação. As empresas não produzem o produto como na era da produção, em que tudo que se produzia se vendia sem o foco no cliente. Estão sim, focadas cada vez mais no seu público-alvo. Diante desse contexto, analise as sentenças a seguir:

I- A satisfação dos clientes compreende também os funcionários, fornecedores, sociedade e todas as partes envolvidas no processo, buscando criar valores nos produtos, atendendo às necessidades dos clientes e aumentando o nível de satisfação desses consumidores, sem perder, no entanto, a visão de custo da empresa.
II- Nas fases de evolução de mercado, não é investimento para as empresas investirem em pesquisas de mercado, a fim de identificarem as necessidades e os desejos dos clientes.
III- Busca atender às necessidades de seus clientes, de forma a mantê-los satisfeitos, sem se preocupar com a motivação dos funcionários nem com os custos da empresa.
IV- A satisfação está apenas centrada no retorno de um investimento realizado, não englobando a empresa como um todo.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

 a)

As sentenças I, II e III estão corretas.

 b)

Somente a sentença I está correta.

 c)

As sentenças II e III estão corretas.

 d)

As sentenças III e IV estão corretas.


7.

Para a sobrevivência das organizações, cada vez mais se torna indispensável a melhoria contínua de produtos e processos. As empresas buscam superar as expectativas dos clientes implantando sistemas de qualidade. Dentro desse sistema, existe uma ferramenta chamada auditoria da qualidade. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:

 

 a)

Empresas já consolidadas no mercado não necessitam implementar um sistema de melhoria contínua, pois já conquistaram a confiança de seus clientes.

 b)

Sistema de qualidade total, como QS = ISO9000, ainda gera desconfianças em colaboradores e clientes, quanto à sua garantia perante os processos por ele auditados.

 c)

Instrumento baseado em uma avaliação planejada e documentada, que busca apontar imperfeições nos processos, para poder aperfeiçoar o sistema de qualidade.

 d)

Ferramenta fundamentada na opinião dos clientes finais, que identificarão melhorias que serão impostas para a organização, fazendo com que ela altere seus produtos e processos.


8.

De todas as qualidades que uma empresa deve ter, é esta a mais importante: a capacidade de inovar. É isso, em última análise, que faz uma empresa merecer o nome de empresa. No momento de sua criação, há uma proposta. Inovar é renovar esta proposta, de acordo com as novas condições do mercado. Quanto mais mudanças há no mercado, e é disso que é feita a realidade da atual conjuntura que vivenciamos ?, maior a exigência da inovação. Sobre a inovação, analise as sentenças a seguir:

I- Pode-se dizer que a natureza do trabalho sofre certo impacto, à medida que o ciclo de vida dos produtos é cada vez menor. Portanto, o trabalhador está sujeito à necessidade de aprendizado contínuo, ou seja, quanto mais conhecimento, mais criatividade útil se tem, mais inovação irá se gerar na organização, tornando-se mais competitiva no mercado.
II- No mundo do conhecimento, capital é cada vez mais o capital intelectual, capital de relacionamentos, capital de marca, capital da informação. E trabalho é cada vez mais a capacidade de gerar e gerir ideias, de conectar-se a outros trabalhadores e a clientes. Em outras palavras, vão ter que se conectar. Criar essa integração é mais ou menos como estender a filosofia de trabalho em equipe para fora da empresa. Para isso, é preciso ter outra mentalidade, tudo isso resultando na importância da inovação nas organizações.
III- A inovação está além, está num plano em que todas as empresas buscam estar frente aos seus concorrentes, não como um diferencial, mas, sim, como algo inovador.
IV- Ser adaptável é estar preparado para as mudanças. Preparar-se para o futuro, hoje, é preparar-se para o máximo de possibilidades. E o gestor deve possuir habilidades para gerenciar tais mudanças, a fim de cada vez mais correr riscos quando se trata de inovação.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

 a)

Somente a sentença I está correta.

 b)

As sentenças I, II e III estão corretas.

 c)

As sentenças I e IV estão corretas.

 d)

As sentenças II, III e IV estão corretas.


9.

Os gestores precisam ter as competências adequadas para gerenciar uma organização. As competências são formadas pelo conhecimento, habilidade e atitude. Diferentes organizações e ramos de atividade requerem, também, diferentes competências. Sobre as competências técnicas, analise as afirmativas a seguir:

I- A competência técnica está relacionada ao modo correto de executar seu trabalho.
II- A competência técnica é demonstrada pelo gestor por meio de sua disposição para trabalhar intensivamente.
III- A competência técnica envolve também a capacidade de resolver problemas inerentes ao cargo ou função de maneira satisfatória, utilizando técnicas profissionais.
IV- A competência técnica envolve a capacidade de entusiasmar grupos de trabalho.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 

 a)

As afirmativas I, II e III estão corretas.

 b)

As afirmativas I e III estão corretas.

 c)

As afirmativas II e IV estão corretas.

 d)

Somente a afirmativa I está correta.


10.

Afinal, o que é sustentabilidade? O termo "sustentável" provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). Segundo o Relatório de Brundtland (1987), o uso sustentável dos recursos naturais deve "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras". Resumindo, viver bem o presente sem prejudicar o futuro. Diante desse contexto, qual o desafio da sustentabilidade como ferramenta de inovação para as empresas?

FONTE: BRUNDTLAND, G. H. (Org.) Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: FGV, 1987.

 

 a)

Um desafio que não é preocupante é o crescimento populacional daqui a alguns anos.

 b)

Tem como objetivo criar uma mudança genuína na sociedade, atingindo todos atores sociais (governos, empresas, terceiro setor e indivíduos).

 c)

Muitas empresas consideram apenas sua vertente ambiental, outras apenas o viés social, mas, na verdade, só a vertente ambiental é que importa, não considerando um desafio.

 d)

Transformar a sustentabilidade em valor central, não focando na construção de alianças e parcerias para compartilhamento de informações.


11.

O capital intelectual é um instrumento que estimula a renovação e o desenvolvimento. Nunca o capital intelectual foi tão divulgado como tem sido atualmente. O bem mais valioso da nova economia é a inteligência. Assim sendo, os desafios no mundo dos negócios estão cada vez mais fortes. Chiavenato (2004) descreve alguns fatores críticos de sucesso, caracterizando algumas tendências do mundo moderno. Sobre essas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Cadeias de comando mais curtas, tornando as organizações enxutas e flexíveis e menos unidades de comando, tornando a relação chefe-subordinado horizontal.
(    ) Ênfase nas equipes de trabalho, orientando para flexibilidade, agilidade, mudança e inovação.
(    ) Infraestrutura também sofre a necessidade de reconceitualização neste processo de mudanças. À medida em que se pretende dar espaço ao trabalho em equipe, é fundamental que se pense em tornar o layout mais integrador, facilitando a comunicação e a interação entre as pessoas, além de toda informação estar disponível eletronicamente.
(    ) Foco no negócio essencial (core business), ou seja, foco no seu negócio e no seu cliente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

 

 a)

F - F - V - V.

 b)

V - F - F - V.

 c)

V - V - F - F.

 d)

V - V - V - V.


12.

Reengenharia é o ato de repensar e reprojetar de forma radical os processos de uma empresa para obter grandes progressos em indicadores críticos de desempenho como custos, qualidade, serviços e agilidade. É um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alcançarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas e/ou processos. Nesse sentido, quais são os objetivos da reengenharia?

 

 a)

Tornar seus processos mais efetivos e eficientes não é um objetivo que condiz com o conceito de reengenharia.

 b)

Maximizar as demoras e os tempos ?mortos? de processos da empresa.

 c)

Eliminar erros e desperdícios sem se preocupar com os custos, porque automaticamente resultará nisso.

 d)

Ajudar a melhorar e controlar as operações da empresa.


13.

A Administração por Objetivos (APO), também conhecida como Administração por Resultados, surgiu na década de 50 a partir da percepção quanto à importância de que as empresas passassem a dar um maior foco em seus resultados, desenvolvendo um processo mais democrático e participativo. A respeito da Administração por Objetivos (APO), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) O processo de identificação de objetivos na APO é caracterizado por se tratar de um processo autocrático.
(    ) Na APO, os gestores, com o auxílio e a participação de seus subordinados, fazem a identificação dos objetivos a serem alcançados.
(    ) Após os objetivos serem identificados e estabelecidos, eles assumem um papel de indicador de avaliação na APO.
(    ) Uma vez identificados os objetivos na APO, seus resultados não precisam ser mensurados e tampouco avaliados posteriormente.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 

 a)

F - F - V - V.

 b)

V - V - F - F.

 c)

V - F - V - F.

 d)

F - V - V - F.


14.

Competência envolve a boa inter-relação de três fatores fundamentais, que são: conhecimentos sobre um determinado assunto, habilidades para agir e atitude, ou seja, o comportamento adequado. Neste sentido, existem quatro tipos de competências necessárias ao gestor para que este desenvolva suas atividades com eficiência e eficácia. Estas competências são a intelectual, interpessoal, técnica e intrapessoal. Sobre a competência interpessoal, assinale a alternativa CORRETA:

 

 a)

A competência interpessoal se trata da disposição que um gestor possui para assumir riscos.

 b)

A competência interpessoal envolve o conhecimento aprofundado dos processos, por parte dos gestores, associada à capacidade de colocar em prática os métodos e as técnicas que envolvem cada etapa desses processos.

 c)

A competência interpessoal envolve a capacitação contínua de gestores, garantindo o capital intelectual como fator de competitividade da empresa.

 d)

A competência interpessoal envolve o poder de persuasão do gestor sobre seus subordinados para que eles realizem atividades de maneira colaborativa.


15.

No ambiente interno, a comunicação destina-se a manter o quadro de pessoal sempre informado do que ocorre na organização, como um fator de motivação e participação. As decisões podem envolver a todos ou não. Como as decisões podem ser classificadas?

 

 a)

Decisões compartilhadas, confiadas, públicas.

 b)

Decisões autocráticas, delegadas e compartilhadas.

 c)

Decisões delegadas, compartilhadas e confiadas.

 d)

Decisões privadas, públicas e autocráticas.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes