Buscar

Sistema renina angiotensina aldosterona.

💡 3 Respostas

User badge image

Gabriel Marçal

sistema para equilibrar a pressão de forma natural. 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O sistema renina-angiotensina trata-se de um regulador fundamental da pressão arterial e da homeostase eletrolítica renal. A ficção clássica do sistema renina- angiotensina consistia na renina circulante trabalhando sobre o angiotensinogênio para realizar angiotensina I que seria convertida em angiotensina II por meio da enzima conversora da angiotensina. A angiotensina II também era considerada como essencial elemento hipertensor desse sistema, porém acreditava-se que ela atuasse somente como um hormônio circulante via receptores AT1 e AT. Porém, o sistema renina-angiotensina também possui sido determinado localmente em farto órgãos e, mais há pouco tempo, novas provas evidencia demonstrado a figura desse sistema intracelular.

Quanto à secreção dos hormônios, este córtex secreta hormônios corticoides, um dos quais, a aldosterona, controla a despesa renal de água e de sal. A aldosterona participa da controlação da posterior maneira: no momento em que a pressão arterial cai a princípios bastante baixa, a falta de movimento sanguíneo ideal pelo corpo faz com que os córtices suprarrenais secretem a aldosterona. Um dos motivos desse resultado é a estimulação das glândulas suprarrenais pela angiotensina II que é formada no momento em que acontece a baixa da PA. Essa aldosterona executa resultado no rim. Como resultado a água e o sal ficam retidos no sangue, aumentando o volume sanguíneo, normalizando a PA. De forma antagônico, a PA aumentada inverte este mecanismo, de forma que os volumes líquidos e, de modo consequente a pressão arterial, diminuam.

1
Dislike0
User badge image

Breno Silva

O sistema renina-angiotensina-aldosterona trata-se de uma série de reações concebidas para ajudar a regular a pressão arterial.

  • Quando a pressão arterial cai (no caso da pressão sistólica, para 100 mm Hg ou menos), os rins liberam a enzima renina na corrente sanguínea.

  • A renina se divide o angiotensinogênio, uma grande proteína que circula na corrente sanguínea, em partes. Uma parte é a angiotensina I.

  • A angiotensina I, que se mantém relativamente inativa, é dividida em partes pela enzima de conversão da angiotensina (ECA). Uma parte é a angiotensina II, um hormônio que é muito ativo.

  • A angiotensina II faz com que as paredes musculares das pequenas artérias (arteríolas) se contraiam, aumentando a pressão arterial. A angiotensina II também provoca a liberação do hormônio aldosterona pelas glândulas adrenais e da vasopressina (hormônio antidiurético) pela hipófise.

  • A aldosterona e a vasopressina fazem com que os rins retenham sódio (sal). A aldosterona também faz com que os rins excretem potássio. O aumento de sódio faz com que a água seja retida, aumentando, assim, o volume de sangue e a pressão arterial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais