Buscar

assinale os exemplos e indique o principio contratual aplicado e justifiquue?

assinale os exemplos e indique o principio contratual aplicado e justifiquue? a,) proibiçao de venda casada-pratica comercial que consiste em vender determinado produto ou seviço somente s o comprador estiver disposto a adiquirir outro produto ou serviço da mesma empresa. em geral , o primeiro prouto e algo similar no mercado enquanto o segundo e um produto com nuerosos concorrentes de igual ou melhor qualidade. dessa forma , a empresacon segye estender o monopolio (existente em relaçao ao primeiro produto) a um produto c oomvrios similares. a mesma pratica pode se adotada na venda de um produto com grande procura,condicionada a venda de outros de demanda inferior. o que o codigo da defesa do consumidor prescreve e que o consumidordeve ter ampla liberdade  de escolha qunato ao que desesja consumir assim nao pode este adquirir outros produtos ou serviços do mesmo fornecedor.

💡 1 Resposta

User badge image

Andre Smaira

O Código de Defesa do Consumidor, artigo 39, esclarece de forma inequívoca no: “Art. 39 – é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas Inciso I: condicionar o fornecimento de produtos ou serviços ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos”.

Inclui-se também à prática a imposição de quantidade mínima, vender ou prestar serviços com a aquisição de outro produto ou serviços da mesma empresa, ou seja, as negociações interferem indevidamente na vontade do consumidor, que fica enfraquecido em sua liberdade de opção.

No que se refere a limite quantitativo, entende-se que diz respeito ao mesmo produto ou serviço. No entanto, neste caso, o Código Consumerista não estabeleceu uma proibição absoluta. Assim o limite quantitativo é admissível desde que haja justa causa para imposição.

Há exceções e podem ser aplicadas aos limites em que a quantidade desejada pelo consumidor seja respeitada. O fornecedor não pode obrigar o consumidor a contratar a mais ou a menos do que suas necessidades, porém a exemplo, no comércio atacadista a prática é lícita, pois constitui a venda de grandes volumes de um produto. Também a cobrança de tarifa básica, como a de telefonia e o fornecimento de água são práticas lícitas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais