Buscar

Quais são os tipos de tendências pedagógicas?

💡 3 Respostas

User badge image

Nicolas Muniz

Educação financeira para crianças
0
Dislike0
User badge image

Karina Moraes

Tendências Pedagógicas Liberais

Na pedagogia liberal a escola prepara o indivíduo para a sociedade, no entanto possui uma forma de organização baseada na propriedade privada dos meios de produção, denominada sociedade de classes.

Tradicional

Nesta tendência o papel da escola é a preparação intelectual e moral dos alunos para perpetuar a divisão de classes sociais. Os conteúdos não estão relacionados com as experiências do aluno.

Os métodos são exposição e demonstração verbal da matéria. O discente aprende por meio de seu próprio esforço.

O docente é a autoridade maior, não existe relação professor-aluno e o aluno não questiona. A aprendizagem é receptiva e mecânica.

Renovadora Progressiva

Nesta vertente o papel da escola é se organizar de forma a retratar, o quanto possível, a vida. Os conteúdos de ensino são construídos diante das experiências, descobertas, convivências, em fim por meio da motivação e estimulação de problemas.

Os métodos são por meio de experiências, pesquisas, solução de problemas, aprender fazendo. O professor atua como auxiliar no desenvolvimento do aluno.

A aprendizagem ocorre por meio da motivação e estimulação de problemas. A escola propõe a auto-aprendizagem.

Renovadora não-diretiva

É uma corrente pedagógica em que o papel da escola é a formação de atitudes, há uma desvalorização do ensino e supervalorização dos problemas psicológicos. Os conteúdos de ensino baseiam-se em facilitar aos alunos os meios para buscarem por si mesmos os conhecimentos.

Os métodos usuais são dispensados, o educador passa a ser um facilitador onde pesquisa os meios para que a aprendizagem ocorra.

A educação é centralizada no aluno. Quanto a aprendizagem, entende-se que aprender é modificar as percepções da realidade.

Tecnicista

O papel da escola na tendência tecnicista objetiva em modelar o comportamento humano, a fim de produzir pessoas hábeis para o mercado de trabalho.

Os conteúdos de ensino são informações ordenadas numa sequência lógica e psicológica, decorrem da ciência objetiva. Nos métodos de ensino há uma harmonia entre as necessidades dos alunos e os valores sociais.

O professor administra o conteúdo, é um técnico que garante a eficiência do ensino e o aluno recebe as informações passadas. As relações afetivas entre o professor e aluno são desnecessárias. Aprendizagem é baseada no desempenho.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais