Buscar

questão discursiva, superdotação e altas habilidades

No livro Estruturas da Mente de Gardner (1983), o autor apresentou a sua Teoria das Inligencias Múltiplas, que corrobora a perspectiva intercultural da cognição humana. As inteligencias são linguagens que todos os seres utilizam no dia-a-dia, em partes, são influenciadas pela cultura local que o individuo recebeu. São ferramentas de aprendizado, resolução de problemas e criatividade que todos os seres podem usar.


A  consiste na habilidade de lidar de forma criativa com as palavras e linguagens, na forma diferenciada de pensar com as palavras e de usar essa linguagem para se expressar e apreciar significados complexos. Pessoas que agem assim, denota, elevado grau de inteligência linguística. Como exemplo de quem possui esse tipo de inteligência, estão os autores de livros, poemas, de jornais, dos que discursam, políticos, dos palestrantes e locutores.


A  favorece relacionar temas de forma esquemática, calculando, quantificando, considerando proposições e hipóteses, realizando operações matemáticas complexas. A área no cérebro em que está localizada, fica no lado esquerdo. Geralmente é encontrado em cientistas, matemáticos, contadores, variados ramos da engenharia, técnicos e programadores de computação.


A  leva a pessoa, a pensar e perceber o mundo de forma tridimensional, física e mentalmente, reais ou imaginários, como fazem os navegadores, pilotos, artistas plásticos, engenheiros em suas várias especialidades e arquitetos. Permite ao indivíduo perceber imagens externas e internas, recriar, transformar ou mesmo modificar imagens, gera a capacidade de se movimentar em seu cenário ou mesmo objetos pelo espaço tridimensional além de produzir ou decodificar informações gráficas.


A permite que a pessoa manipule objetos e sintonize habilidades físicas. É a habilidade em se usar o próprio corpo, de forma precisa, cuja finalidade é a de desempenhar de forma eficaz metas e objetivos específicos. Ela é mais evidenciada em atletas, dançarinos, cirurgiões e artesãos.


A é evidente em indivíduos que possuem uma sensibilidade para a entonação, melodia, ritmo e tom. Surgem espontaneamente em seus pensamentos ritmos e melodias, são os contadores de histórias, compositores, maestros, instrumentistas, críticos musicais, fabricantes de instrumentos musicais e também ouvintes, que usualmente marcam ritmos com alguma parte de seu corpo ao ouvirem uma música. Estudos evidenciam que a música favorece o aumento da massa cinzenta cerebral.


A é a competência de interpretar e saber lidar com outros indivíduos diante de situações, valores, crenças, éticas costumes, interesses e motivações pessoais de forma efetiva e com elas através da empatia, usando mais o emocional do que o racional, deixando de lado pré-julgamentos e preconceitos. Os indivíduos com essa inteligêngia possuem grande habilidade em motivar os demais para o bem comum. É evidente em professores bem-sucedidos, assistentes sociais, atores, profissionais da área da saúde, psicólogos, ou políticos bem intencionados.


A  diz respeito ao controle de seus sentimentos e emoções frente às adversidades em seu cotidiano usando esse conhecimento no planejamento de metas de objetivos e no direcionamento de sua vida. A direção na conquista desse tipo de inteligência baseia-se no autoconhecimento. Pessoas com grande inteligência intrapessoal normalmente é bem-sucedido em qualquer carreira e alguns especializam-se como teólogos, psiquiatras, psicólogos ou mesmo filósofos


A  consiste em analisar e classificar as particularidades da flora e da fauna, de seu entorno e riquezas, integrando o ser humano dentro desse ecossistema de forma harmônica., baseado em uma consciência ambiental, derivada da educação ambiental. Incluem-se entre eles os naturalistas, botânicos, ecologistas e paisagistas.

💡 1 Resposta

User badge image

José Filipe Lióta da Silva

De acordo com Howar Gardner, a inteligência é:

  • A habilidade de elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais ou comunitários;
  • Um conjunto de habilidades que permitem que uma pessoa resolva problemas;
  • O potencial de encontrar ou criar soluções para problemas, o que envolve adquirir novos conhecimentos.

De acordo com o conceito tradicional de inteligência, um sistema educacional eficiente deve basear-se em testes de múltipla escolha para avaliação dos alunos. Na prática, então, resultados de testes de QI, ENEM, Prova Brasil, etc. seriam a melhor forma de identificar os pontos fortes e fracos dos alunos.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais