Buscar

MAPA - ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS - 2020A2

Olá estudante!

Iniciaremos agora a nossa jornada PRÁTICA DE APRENDIZAGEM. O tema escolhido para esse mergulho na Administração de Recursos Humanos foi: Recrutamento e Seleção de Pessoas.

 A formação de uma boa equipe é uma atividade-chave para o sucesso e a continuidade de qualquer organização. Diante disso, é comum que profissionais de RH e gestores tenham dúvidas sobre recrutamento e seleção. Quando bem executados, os dois processos de RH (recrutamento e seleção) trazem ganhos significativos e resultam na contratação de profissionais talentosos e com aderência à cultura organizacional.

No seu livro didático, este conteúdo especial está disponível na unidade 2 e na aula conceitual referente a este conteúdo, disponibilizada em seu STUDEO.

Você também utilizará como base de estudos e análise o texto “Recrutamento interno ou externo: qual optar na minha empresa?”, disponibilizado no link abaixo:

Disponível em: <httpss://etalent.com.br/artigos/recrutamento-interno-externo/> Acesso em: 01 de fev. de 2020.

 E como o nosso objetivo é promover um MERGULHO NA PRÁTICA, nessa Atividade MAPA, você atuará como Consultor(a) de RH. Para isso, você deve:

 

1. Ler o texto proposto indicado e a unidade 2 do livro didático;

2. Elaborar uma proposta de recrutamento e seleção;

3. Argumentar sobre a sua proposta, demonstrando os ganhos ao seu cliente.

 

Vamos lá ! ????

 MOMENTO 1: Conhecendo o cliente!

 A história a seguir é um case fictício, utilizado para que você exerça o papel de Consultor(a) de RH, orientando o cliente sobre como atingir a sua necessidade. Agora é hora de se colocar como um(a) prestador(a) de serviço de RH.

 A Chock S/A nasceu em 2018, e atualmente, conta com um quadro de 20 funcionários/vendedores. O sócio proprietário Pedro é que faz toda a tarefa de gerência. O foco da empresa é o mercado fitness, produz chocolates sem leite em pó e outros componentes comuns nos produtos industrializados. Contando com um faturamento superior a R$ 350 mil mensais, passou a investir e a produzir em 2019 outros alimentos à base de chocolate dando continuidade à linha fitness.

Diante desse cenário, Pedro decidiu contratar um gerente de vendas para ajudá-lo a gerir a sua equipe, pois, percebeu que o plano de expansão da empresa exigiria dele outros afazeres, que acabariam tirando o foco da sua equipe, gerando falta de motivação e baixa nos resultados, por não terem em seu dia a dia um líder que, além de oferecer direcionamentos técnicos, os incentivasse permanentemente.

Então, agora Pedro precisa contratar! E, pensando em requisitos para os candidatos a esta vaga de Gerência, ele destacou que é necessário ao candidato saber lidar com pressão da atividade diária de vendas, ser proativo, ético e responsável, ter experiência como vendedor e principalmente ter habilidades de gestão de equipes, relacionamento interpessoal e desenvolvimento de pessoas.

 Agora é com você!!! O seu papel é ajudar Pedro a recrutar e selecionar o candidato mais adequado para a vaga de gerência. E este trabalho será realizado por meio dos passos a seguir.

 

 MOMENTO 2: Desenho da proposta de Recrutamento e Seleção

 a) Recrutamento

Considerando as etapas do recrutamento e a análise do texto proposto, você deve elaborar uma proposta que aponte QUAL a melhorar maneira de realizar o Recrutamento. Lembre-se também dos requisitos apontados por Pedro para o preenchimento da vaga. Isso norteará a sua escolha para as etapas de recrutamento.

São quatro etapas que você deverá considerar, conforme quadro abaixo.

 

ETAPAS DO RECRUTAMENTORESPOSTA1) COLETA DE DADOS 2) PLANEJAMENTO 3) EXECUÇÃO DO RECRUTAMENTO 4) AVALIAÇÃO DO RECRUTAMENTO. 

 

 b) Seleção

Utilizaremos como estratégia de seleção, a técnica de ENTREVISTA. Conforme estudado na disciplina, a entrevista de seleção é “um processo de comunicação entre duas ou mais pessoas que interagem entre si e no qual as partes estão interessadas em se conhecer mutuamente” (CHIAVENATO, 2014, p. 129).

Assim sendo, nesta etapa você deve:

Elaborar duas propostas de roteiro de entrevista. A proposta A deverá ser do tipo “Totalmente Padronizada”, e, a proposta B do tipo “Não Diretiva”. Cada roteiro deverá conter no mínimo 4 (quatro) e no máximo 7 (sete) perguntas.

(Mais uma vez, lembre-se também dos requisitos apontados por Pedro para o preenchimento da vaga. Isso ajudará a definir o que perguntar).

 

 MOMENTO 3: Argumentação da proposta de RECRUTAMENTO e SELEÇÃO

 Como Consultor(a) de RH é muito importante que você, além de elaborar projetos consistentes e promissores, saiba vender, sim, VENDER os seus projetos!

Então, agora você deve elaborar um texto DISSERTATIVO com até 10 (dez) linhas que será utilizado como parâmetro de argumentação ao sócio proprietário da Chock S/A, Pedro, ao apresentar a sua proposta de Recrutamento e Seleção.

No seu texto devem estar claros: a) o objetivo da sua proposta; b) os ganhos de Pedro ao implementá-la; e, c) o passo a passo sobre como realizá-la.

 

Agora é com você! Bora lá se colocar como Consultor(a) de RH e já treinar para uma grande possibilidade de trabalho a ser explorada no mercado por você, futuro(a) Gestor(a)/Administrador(a).

 

Bons estudos!

💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais