Buscar

Quais as alterações fisiológicas e comportamentais que as aves apresentam em períodos muito quentes qual a principal patologia, consequências, ovos?

💡 1 Resposta

User badge image

Jerri Zanusso

Olá José! O estresse térmico, somado a outros fatores pode afetar uma série de processos metabólicos na ave, por exemplo a hiperventilação, causando pobre oxigenação, a médio-curto prazo pode alterar o pH sanguíneo. Uma ave sob estresse térmico deixa de consumir alimento, assim... se for uma poedeira, estará ingerindo menos Cálcio, que é importante para a formação da casca. Recomendo visitar site do grupo do NUPEA. Lá eles tem as Tabelas de entalpia, um índice bioclimático que traduz o efeito combinado da temperatura do ar e umidade relativa do ar, indicando semana a semana de idade de frangos de corte, qual o grau de estresse. Buscando dados climatológicos de sua cidade/região, poderás simular e ver que em muitos períodos do ano, em especial as aves na sexta semana de vida, correm risco de vida. Recomendo a leitura do livro: Maior Produção com Melhor Ambiente para Aves, Suínos e Bovinos, do colega Rony A. Ferreira. Bons estudos!


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais