Buscar

Resolução Atividade 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA PARA CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DOCENTE: Dr. ERIOSVALDO LIMA BARBOSA
DISCENTE: MIGUEL BRENO TELES DE SOUSA E SILVA
RESOLUÇÃO – ATIVIDADE 4
1) Apontar e dissertar sobre as diferentes formas vigentes de definições do rural, citando exemplos.
Segundo Siqueira (2001), as definições de rural tanto do IBGE, como dos Censos em geral, derivam do Plano Diretor de cada município, o que por sua vez, é elaborado por técnicos, que são submetidos à aprovação nas câmaras municipais, ou seja, por critérios políticos que vão definir o que é rural ou não. Desse modo, esses têm como base a tradição e a representação que o poder público tem do que é rural, e não os critérios estabelecidos cientificamente, derivados de estudos, que permitem apreender o verdadeiro contexto que envolve cada território.
Logo outro sentido foi assumido por tais definições referindo se às questões econômicas, pois os impostos urbanos têm como destino as prefeituras municipais; já os rurais vão para o governo federal. É a partir dessa realidade é que há uma necessidade da ampliação da área urbana pelos municípios, pois nesse caso, sua arrecadação orçamentária tende a aumentar.
Ademais, essa definição permite entender que o Brasil, é urbano quem mora nas sedes dos municípios, independentemente do tamanho e das profissões desempenhadas, pela população. Sendo assim, um agricultor que tem como base econômica, social e cultural no campo, mas que vive nas cidades, é considerado urbano. Deste modo, são rurais as localidades que apresentam uma determinada proporção de mão-de-obra empregada na agricultura como em Israel e no Chile.
Sendo assim, é muito arbitrário estabelecer uma definição de rural a partir de uma perspectiva de atividades da população, pois nas últimas décadas houve um crescimento no número de ocupações rurais não-agrícolas no campo. Logo é possível assumir que não apenas os espaços rurais nos quais se praticam atividades ligadas à agropecuária é uma “urbanização do campo”, pois estas ocupações não seriam típicas do espaço rural. 
Portanto, há uma crescente evidência de que os domicílios rurais (agrícolas e não-agrícolas), engajam sim em atividades econômicas múltiplas, mesmo nas regiões menos desenvolvidas. Além disso, as economias rurais se desenvolvem, e tendem a ser cada vez menos dominadas pela agricultura, sendo que, atualmente o rural, vem representando o fortalecimento de certas características e uma maior articulação com o urbano.
2) O texto da Karina permite identificar o rural não a partir de características físicas ou geográficas, mas de relações que a população estabelece com a terra, sendo este seu elemento definidor. Explique essa sentença, com exemplos.
Nas relações econômicas, o rural não está mais atrelado exclusivamente às atividades agropecuárias, mas ao uso da terra para outras atividades como prestação de serviços, local de moradia e ocupações não-agrícolas, apesar de considerar que essas novas atividades não configuram toda a realidade do campo brasileiro. Porém, há uma ampliação dessas características, fazendo com que o rural não mais identificado apenas com as ocupações agrícolas. 
Sendo assim, o rural deve ser entendido como um território criado pelas relações econômicas, sociais e políticas que a população do campo estabelece com a terra. Portanto, é necessário entender que estas reivindicações ocorrem para que se criem condições de reprodução e manutenção enquanto população rural no campo.

Outros materiais