Buscar

A massa do motorista é de 75,0 kg. Qual é o módulo da força normal exercida pelo assento sobre o motorista quando o carro passa pelo fundo do vale?

Na figura abaixo, um carro passa com velocidade constante por uma colina circular e por um vale circular de mesmo raio. No alto da colina, a força normal exercida sobre o motorista pelo assento do carro é zero. A massa do motorista é de 75,0 kg. Qual é o módulo da força normal exercida pelo assento sobre o motorista quando o carro passa pelo fundo do vale?

💡 1 Resposta

User badge image

Livia Marcele

A aceleração centrípeta é uma aceleração sempre dirigida para o centro de um círculo, ela é necessária devido a curvatura do trajeto.


Na primeira parte do trajeto o motorista está no ponto mais alto, neste ponto a normal foi anulada pela força centrípeta. A normal é direcionada para cima e a centrípeta é direcionada para o centro (neste momento é para baixo). Podemos então concluir que a normal e a centrípeta possuem o mesmo módulo.


No ponto mais baixo, a normal continuará direcionada para cima, porém agora a força centrípeta mudará seu sentido e será direcionada também para cima. Portanto neste momento a normal e centrípeta vão se somar. Vamos então calcular a normal e dobrar para determinar a resultante sobre o motorista:

N = m*g

N = 70*9,8

N = 686 N


Dobrando:

Fr = 686*2

Fr = 1372 N


Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/10593861#readmore

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais