Buscar

Preciso resolver este Forum.

Prezado(a) aluno(a), tudo bem?

Seja bem-vindo(a) ao Fórum da disciplina de Estruturas de Concreto Armado II.

O objetivo principal do Fórum é fazer com que você, aluno(a), consolide os conhecimentos vistos na disciplina através da criação e dimensionamento de diferentes vigas submetidas à cisalhamento (força cortante). Quanto mais contribuições recebermos no fórum, mais exposto você ficará à diferentes dimensionamentos.

Quero que você exercite a criatividade e proponha uma viga biapoiada, de seção retangular bw x h, com comprimento L e carga uniformemente distribuída q que não tenha sido vista em aula ou no livro. Os valores das dimensões da viga e da carga aplicada serão criados por você! Você pode tomar a viga da situação problema da página 31 do livro como exemplo e criar a sua a partir dela...

Para a viga criada, o cobrimento deverá ser de 3,0 cm e o aço tipo CA-50. Em relação à classe de concreto, escolha uma destas: C20, C25 ou C30.

Em seguida, proceda ao dimensionamento da viga proposta para os esforços de força cortante, ou seja, o dimensionamento dos estribos da viga, calculando a área da armadura transversal. Apresente linha a linha os cálculos realizados. Não se esqueça que você deverá obter a força cortante máxima (equivalente à reação de apoio), verificar a ruptura da biela comprimida de concreto, calcular a área de armadura transversal em si e verificar se a mesma atende ao valor de armadura mínima, calcular o espaçamento entre os estribos e verificar se o mesmo atende ao valor de espaçamento máximo permitido.

Mantenha em mente que o exercício prático de dimensionamento de armaduras transversais (estribos) de vigas em concreto armado é fundamental nesta disciplina!

Conto com sua participação!

Lembre-se, qualquer dúvida estou à disposição...

Até mais!

💡 5 Respostas

User badge image

Pedro Araujo Silva

Para a viga criada, o cobrimento deverá ser de 3,0 cm e o aço tipo CA-50. Em relação à classe de concreto, escolha uma destas: C20, C25 ou C30.


0
Dislike0
User badge image

Pedro Araujo Silva

tem como mim enviar uma respsota

0
Dislike0
User badge image

Pedro Araujo Silva

Para a viga criada, o cobrimento deverá ser de 3,0 cm e o aço tipo CA-50. Em relação à classe de concreto, escolha uma destas: C20, C25 ou C30. boa n


tem como mim ajudar nessas respsota , pedroaraujosilvaa33@gmail.com

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas