Buscar

A condição necessária para a construção do conhecimento matemático é, pois, a possibilidade de o ser humano observar os conhecimentos lógicos, sustent

A condição necessária para a construção do conhecimento matemático é, pois, a possibilidade de o ser humano observar os conhecimentos lógicos, sustentados na sua ação transformadora sobre a realidade que interage, pois “A experiência lógico-matemática refere-se não somente às abstrações das ações exercidas sobre os objetos, mas às abstrações das coordenações que ligam essas ações” (RANGEL, 1993 p. 23). Na teoria de Piaget (1975), a sequência didática pedagógica estabelecida para a maioria das crianças respeita uma ordem, o mesmo defende que há um conceito fundamental da formação do pensamento lógico-matemático (e de toda Matemática).

​PIAGET, J; SZEMINSKA, A. A gênese do número na criança. Rio de Janeiro. Zahar, 1975. 

​RANGEL, A. C. S. Educação matemática e a construção do número pela criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. 


Analise as afirmativas e assinale o que corresponde ao conceito matemático defendido por Piaget (1975), como sendo fundamental na formação do pensamento matemático no indivíduo.


I. A relação de classes é a primeira a ser adquirida e precisa ser desenvolvida na criança, sendo que a partir desta a criança compreende a divisão do todo em partes, e que para formar o todo novamente precisa juntar as partes.

II. O professor tem liberdade de trabalhar os conceitos separadamente, mas acredita-se que para a construção do conceito de número, é preciso iniciar pelos cálculos para apresentar o conhecimento de quantidade.

III. Partindo das concepções piagetianas busca-se por meio das sequências didáticas iniciar atividades de seriação com as crianças para que se apropriem do conceito numérico.

IV. Na teoria piagetina traz que, só faz sentido trabalhar com uma sequência didática com criança que estiver na fase hierárquica, pois é somente nesta fase que permite a criança combinar de forma móvel os procedimentos descendentes de uma sequência numérica.


​É correto o que se afirma em:

 

Alternativas


Alternativa 1:


I, apenas.


Alternativa 2:


II, apenas.


Alternativa 3:


I e III, apenas.


Alternativa 4:


II, III e IV, apenas


Alternativa 5:


I, II, III e IV.

💡 9 Respostas

User badge image

Raimunda Silva

resposta certa e a C- I e III

1
Dislike0
User badge image

sydicleia cardoso

alternativa 4

I e III apenas

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais