A maior rede de estudos do Brasil

O que é business Partner?


3 resposta(s)

User badge image

Mariana Silva

Há mais de um mês

É um parceiro de negócios.
É um parceiro de negócios.
User badge image

Natalino Belato Dos Santos

Há mais de um mês

UMA PARCERIA DE NEGOCIOS,ONDE AMBOS SE COMPROMETEM A NAO SE ALIAR A TERCEIROS

User badge image

Danielle Cirilo

Há mais de um mês

Business partner é uma atividade feita por um profissional capacitado que gerencia, define, alinha e implementa alternativas para pessoas com foco no negócio. Contribui para formar estratégias junto com diretores e gestores. É um trabalho de parceria, que foi ganhando espaço e principalmente credibilidade nas organizações.

Esta nova identidade a área de RH está associada a valores contemporâneos que são esperados pelas empresas. Organizações precisam encontrar as pessoas certas no momento certo, seja local ou globalmente, e mais do que isto precisam desenvolver e reter seus talentos. Sem um profissional que oriente e apoie os gestores na condução da administração de pessoas, tudo fica mais fatigante.

A função de business partner tem como principal premissa o conhecimento profundo do profissional de RH sobre o negócio e as estratégias da empresa. Isso inclui os planos de mercado, objetivos financeiros, estratégias comerciais, de marketing e quaisquer outros pilares da gestão de uma organização.

A ideia é de que este profissional seja verdadeiramente capacitado para auxiliar nas decisões que envolvem pessoas, aproximando as áreas de negócio da gestão de pessoas. Um BP sabe de maneira muito mais completa, por exemplo, qual é o perfil de colaborador adequado para trabalhar em um determinado setor. Assim, ele auxilia na execução de processos seletivos, trazendo eficácia e economia de recursos.

Da mesma forma, o business partner está mais preparado para identificar necessidades de treinamento, desenvolvimento, para embasar a construção uma estrutura remuneratória ou de benefícios e para quaisquer outras decisões da natureza.

A própria tradução do termo, “parceiro de negócio” deixa explícita essa necessidade de que o business partner conheça profundamente a área a qual ele está agregado. Esse profissional precisa saber os objetivos do setor, seus resultados, métricas e atividades.

Outra informação essencial para entender o que é business partner é saber que esse profissional não tem a função de simplesmente executar, para o gestor, tudo o que é relativo à gestão de pessoas. É intrínseco à atuação de um BP fortalecer o papel de gestor de pessoas por parte dos líderes de área, estimulando sua autonomia.

Percebemos que essa proposta de atuação é um rompimento com as funções tradicionais do RH. Usualmente, o setor de gestão de pessoas atende demandas, que muitas vezes aparecem de última hora. Os profissionais costumam executar as tarefas distanciadas da área solicitante, como se apenas prestassem um serviço, além de não serem envolvidos nas informações estratégicas sobre o negócio.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes