A maior rede de estudos do Brasil

Pergunta 6

O OSB ( oriented strand board ) é um painel de madeira utilizado para fins estruturais que possui fibras longas em formato retangular. A maioria dos painéis de OSB é constituída de três placas coladas e prensadas, formando camadas que podem estar dispostas de forma aleatória ou perpendicular à camada externa, como mostra a figura abaixo:

 

 

   

Figura - Disposição das camadas do painel OSB

Fonte: Mendes (2001, p. 7).

 

FERLE, L. C. Avaliação da durabilidade das propriedades mecânicas e reação ao fogo dos painéis de derivados de madeira . 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Industrial) – Instituto Politécnico de Bragança, Bragança, 2018.

MENDES, L. M. Pinuss spp . na Produção de Painéis de Partículas Orientadas (OSB) . 2001. 156 f. Tese (Doutorado em Ciências Florestais, Área de Concentração: tecnologia e utilização de produtos florestais) – Centro de Ciências Florestais e da Madeira, Curitiba, 2001.

 

A respeito dos compósitos estruturais e do que foi descrito acima, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e Fpara a(s) falsa(s). 

I. ( ) As sobrecamadas presentes na fabricação dos painéis de OSB garantem uma melhora nas propriedades de resistência a compressão/tração, torção, rigidez e flexão.

II. ( ) As placas de OSB também podem servir de apoio para estruturas mistas com o aço e/ou concreto apenas para fins estruturais.

III. ( ) O OSB é um exemplo de painel estrutural laminado por ser constituído de placas planas de compósitos, que são coladas com combinações de direções das fibras entre as camadas.

IV. ( ) A orientação das fibras não interfere significativamente nas propriedades mecânicas dos painéis de madeira, apenas nas propriedades físicas. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

a)F, F, F, F.

b)V, V, V, V.

c) V, F, V, F.

d) F, V, F, V.

e)V, V, F, F.


2 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes