Buscar

Pedagogia

Conforme CONSENZA - 2011, um ambiente familiar agressivo, inseguro, com história de alcoolismo, uso de drogas, pais separados ou em constantes litígios, pais desempregados ou com comportamento antissocial podem fazer com que seja muito difícil para a criança se dedicar ao processo de aprender. Na escola não é diferente, precisamos lembrar a todo momento que a escola é ocupada pelo ser humano, com diferentes experiências, conceitos e pré-conceitos. Da mesma forma que preparamos a escola e tentamos romper com as barreiras arquitetônicas, precisamos romper com as barreiras atitudinais. Isto, deve ser trabalhado ao mesmo tempo e de forma continua. Possibilitar que o aluno com deficiência possa fazer parte do todo sem receber rótulos é necessário. Assim como entender que o sujeito se constitui das suas eficiências (das potencialidades) e não da limitação de sua deficiência. Leia as afirmativas abaixo e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso.

a) ( ) A Escola precisa conhecer o histórico da pessoa com deficiência para melhor atendê-lo, sem criar rótulos e ou parametrizar o que pode ou não desenvolver enquanto aluno e ser humano.

 

b) ( ) Todas as ações precisam ser pensadas no bem comum, descartando a individualidade da pessoa com deficiência.

 

c) ( ) Os professores, alunos, funcionários, comunidade escolar precisam ser preparados constantemente para lidar com as diferenças, sem expor a pessoa com deficiência.

 

d) ( ) Toda e qualquer ação adotada na Escola com relação a Inclusão e a Acessibilidade, precisa ser comunicada a todas as pessoas envolvidas no processo, para que não permeie o sentimento de não responsabilizar-se pelo processo.

 

e) ( ) Não há necessidade de pensar na derrubada das barreiras arquitetônicas nos espaços de inclusão.


💡 5 Respostas

User badge image

Fernanda Custodio

V F V V F

0
Dislike0
User badge image

Caroline Fell

V F V V F

0
Dislike0
User badge image

Ana Pereira

a) v

b) F

c) V

d) V

e) F

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais