Buscar

Neoplasias

Observe as frases sobre neoplasias , coloque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas e marque a opção correta: 

1) Presença de células malignas na corrente sanguínea indica a formação de metástases. 

2) A carcinogênese é um processo complexo, multifásico e depende de fenômenos genéticos e epigenéticos que culminam com o surgimento de clones de células imortalizadas que adquirem a capacidade de invadir os tecidos vizinhos e originar metástases.

3) Agressão por agentes físicos, por ação de substâncias químicas e por infecções por vírus são capazes de lesar o DNA da célula e levar ao desenvolvimento neoplásico. Esses agentes podem atuar de maneira isolada, repetida ou em conjunto. Acredita-se que em condições naturais de desenvolvimento neoplásico pode resultar da confluência de múltiplos fatores. Por exemplo, um vírus oncogênico induz a iniciação das células-alvo e alterações hormonais podem completar o processo de carcinogênese.

4) O processo de carcinogênese, ou seja, de formação de neoplasia maligna, em geral se dá lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa prolifere e dê origem a um tumor visível. Esse processo passa por vários estágios antes de chegar ao tumor. São eles, nesta ordem: iniciação; progressão; promoção e manifestação. 

 

Escolha uma:

a. Existem três alternativas falsas e uma correta

b. Existem três alternativas corretas e uma falsa

c. Existem duas alternativas corretas e duas falsas

d. Todas as quatro alternativas são verdadeiras ou falsas

💡 2 Respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais