Buscar

Quais as principais abordagens da psicologia? Explique cada uma, diferenciando-as

💡 3 Respostas

User badge image

Silvia Patrycia

Penso ser interessante citar as abordagens psicológicas mais praticadas pelos psicólogos em psicologia clínica: A Comportamental; A Terapia Cognitivo-Comportamental; A Psicanalítica (ou Psicanálise); A Psicologia Analítica; A Humanista e a Gestalt.


Psicanálise

Desenvolvida e criada por Freud, essa teoria busca descrever as causas dos transtornos mentais, o desenvolvimento humano, sua personalidade e motivações. De acordo com ele, o ser humano funciona por meio de duas pulsões inatas, a sexual e a de morte.


Psicologia Analítica de Jung ou Análise Junguiana

Nessa vertente, Jung discorda de algumas teorias de Freud. Aqui, o objeto de estudo principal são os sonhos e o terapeuta busca manter a conversa sempre em torno dos problemas que o levaram até ali.


Behaviorismo ou Analítico Comportamental

Como o próprio nome diz, quem utiliza essa linha, irá trabalhar diretamente no comportamento das pessoas. Assim, o analista avaliará o que o paciente precisa e por meio de técnicas específicas, irá auxiliar na transformação comportamental.

Os precursores dessa área dizem que o ser humano está suscetível a mudar o seu comportamento de acordo com o ambiente em que está inserido. Um exemplo comum disso, é o jeito como você age frente aos seus pais e a diferente forma de reagir com seus amigos.

Por ser ligada às atitudes do avaliado, ela utiliza de um modo diretivo. Frequentemente são passadas “tarefas de casa” que ajudam a ter contato com o que aflige o paciente em pequenas doses, atitudes que mudam a forma de visão daquilo e aos poucos a superar os incômodos apresentados na sessão.

É uma técnica bastante eficiente para pessoas que apresentam quadros de ansiedade, pânico, fobia social, depressão, dependência química e problemas de aprendizagem.


Humanismo

Essa vertente se baseia na aceitação, no conceito de que só conseguimos mudar quando assumimos a nós mesmos que existe um problema que precisa ser tratado. Uma frase do humanista Carl Rogers define bem esse método: “O paradoxo curioso é que quando eu me aceito como eu sou, então eu mudo“.


Psicoterapia Corporal ou Reich

Para Reich, apenas sentar e falar sobre seus problemas não parecia ser a melhor solução para resolvê-los. Sendo assim, discordando de alguns estudiosos iniciou a psicoterapia corporal.

Essa técnica trabalha sobre o fato de que toda mobilização emocional gera uma reação corporal e vice versa. Com isso, Reich descobriu que todo distúrbio psicoemocional está associado a distúrbios corporais.


Cognitivo-Comportamental ou TCC

Quem trabalha com essa abordagem terá o seu foco voltado para mudar pensamentos disfuncionais, ou seja, aqueles que nos fazem “perder a fé” em nós mesmos, como o típico “eu nunca vou conseguir fazer isso” ou “eu não faço nada direito”.

O embasamento teórico aqui vem especialmente dos trabalhos de Aaron Beck, que mostra como cada pessoa tem um jeito de ver o mundo e quando ele muda para uma forma “autodestrutiva”, começam a aparecer os distúrbios emocionais.


Gestalt-terapia

Essa abordagem surgiu entre os anos 50 e 60. Sua teoria veio com uma visão mais integrada, colocando em foco mente e corpo como uma unidade, sem cisão. Tem uma visão holística de homem e de mundo, onde um afeta o outro. Acredita que o sentir, o pensar e o agir precisam estar em sintonia e serem respeitados para que haja saúde.

Esse tipo de terapia é focada no presente. O profissional busca sempre ouvir o cliente com atenção direcionada em gestos, postura, tom de voz e expressões faciais.

2
Dislike0
User badge image

Rafaela Andrade

Considero que hoje as abordagens mais difundidas e explanadas nas academias, sejam a psicanalise e a terapia cognitivo comportamental, embora tenha crescido a ênfase nas abordagens humanistas .

A psicanalise tem como base o histórico de vida da pessoa considerando possíveis faltas em necessidades básicas, que refletem em como esse individuo vai se comportar na idade adulta. A psicanálise compreende que a mente é dividida em três estruturas básicas, inconsciente, pré-consciente e consciente, ou id, ego e superego. O inconsciente seria responsável por conter nossos desejos reprimidos, e ele usa de algumas ferramentas para se manifestar em nossas vidas. Na terapia psicanalítica, é usado muito a associação livre, que permite que o paciente fale sobre sua vida, criando associações de modo livre, que são apenas redirecionados se necessário pelo terapeuta. (não tenho muito domínio sobre esta abordagem)

Já a terapia cognitivo comportamental, concentra-se em trabalhar a relação entre pensamentos, emoções e comportamentos. Tendo como principal foco da terapia a identificação e modificação de pensamentos automáticos disfuncionais, que são pensamentos que surgem involuntariamente através da nossa percepção das situações que vivemos . E ainda, entende-se que esses pensamentos são pequenos sinais/vestígios relacionados a pensamentos mais enraizados, profundos e fortes, chamados crenças nucleares, que geralmente acabam interferindo no nosso modo de agir e sentir. Então a TCC vai atuar na identificação desses, promovendo através de diversas técnicas a modificação desses pensamentos e crenças para algo mais funcional, essa forma de terapia exige participação ativa de paciente e terapeuta, que trabalharão como um time.

1
Dislike0
User badge image

Julia Pires

Psicanálise

Psicologia Analítica de Jung ou Análise Junguiana

Cognitivo-Comportamental ou TCC


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais