Buscar

Considere as afirmações abaixo sobre o Humanismo e a Psicologia Humanista.

I – Teorias diferentes sobre o homem podem ser consideradas humanistas. O que as une não é tanto que todas aceitem determinadas formatações, mas uma atitude frente ao outro. Essa atitude é o esforço de explicar seu comportamento à luz de alguma teoria humanista, ao invés das teorias psicanalítica ou comportamentalista.

 

II – A Psicologia Humanista surgiu como uma reação, a partir da insatisfação sentida em relação a duas estruturas teóricas importantes: o behaviorismo e a psicanálise. O movimento de contracultura americano buscava uma validação científica para defesa da liberdade. Alguns psicólogos ligados a esse movimento criaram abordagens psicológicas que enaltecem a liberdade de expressão, a revolução dos valores e o anticientificismo. 

 

III – A expressão humanismo pode ser aplicada a qualquer filosofia que coloque o homem no centro de sua preocupações, ou como um adjetivo aplicável a outros movimentos, como é o caso da ‘psicologia humanista’

 

IV – O movimento humanista na história do pensamento ocidental foi uma reação ao sobrenaturalismo medieval, que se preocupava com questões que envolvem o ‘após a morte’, e a escolástica, preocupada com o caráter doutrinário da filosofia.

 

V – Rogers e Maslow aproximam-se bastante das concepções humanistas em psicologia, pois existe uma crença no homem, uma confiança no que nele se manifesta. Tanto a tendência à atualização de Rogers como o conceito de auto-atualização de Maslow são exemplos dessa postura.

💡 3 Respostas

User badge image

David Vaz


ALTERNATIVA (E) É A CORRETA - E- II, III, IV e V.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais