Buscar

A evolução da necrose é um estado em que o tecido necrosado pode evoluir a cura ou sofrer alterações?

patologia

💡 2 Respostas

User badge image

Beatriz Gurgel

Quando a célula chega a um estado de injúria celular irreversível, um estágio de não retorno, em que ela perde a capacidade de restaurar o equilíbrio homeostático. E assim, sem ter condições nem mesmo de gerar energia, ela entra no processo necrótico, que, comumente, é chamado de “morte suja”, pois a célula que sofre necrose acaba extravasando todo o seu conteúdo no tecido adjacente.

O processo necrótico  pode evoluir  para cicatrização total, devido à proliferação de  tecido conjuntivo -vascular  ou gerar ulcerações permanentes  ou recidivantes . Os processos necróticos maiores podem se tornar encapsulados pelo  tecido  conjuntivo que os envolve.

Exemplo: o infarto agudo do miocárdio. As causas podem ser várias, desde que tenham como desfecho a hipóxia. Por exemplo, o infarto agudo do miocárdio, que consiste num evento onde há ausência do fluxo sanguíneo para nutrição do miocárdio, não há perfusão e não há oxigenação, e, com isso, o músculo cardíaco sofre necrose de coagulação, processo irreversivel.


0
Dislike0
User badge image

Naraiana Soares

Sofrer alterações.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais