A maior rede de estudos do Brasil

vtsp fisiopatologia...................................................................................................................................

O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica de deficiência de insulina, ou de resistência à insulina, absoluta ou relativa. Suas consequências a longo prazo decorrem de alterações micro e macrovasculares. Como complicações crônicas podemos incluir:

Escolha uma:

a.

cirrose, obesidade e síndrome pancreática.

b.

retinopatia, cirrose e ascite

c.

obstrução biliar e síndrome pancreática.

d.

neuropatia, síndrome de Cushing e obesidade.

e.

neuropatia, retinopatia e nefropatia.

Clear my choice

Questão 2

Ainda não respondida

Vale 0,30 ponto(s).

Marcar questão

Texto da questão

O tipo de obesidade caracterizado pelo excesso de gordura subcutânea nos troncos, particularmente na região abdominal, que é altamente correlacionado com resistência insulínica, é:


Escolha uma:

a. tipo maçã ou cifóide

b. tipo I ou ovóide

c. tipo maçã ou andróide

d. tipo pêra ou ginóide

e. tipo III ou periférica

Clear my choice

Questão 3

Ainda não respondida

Vale 0,30 ponto(s).

Marcar questão

Texto da questão

A desnutrição proteico-calórica ocorre quando há demanda aumentada e oferta inadequada de energia e proteína. Acerca da ocorrência de desnutrição em pacientes hospitalizados, assinale a opção CORRETA.

Escolha uma:

a.

A desnutrição reduz a taxa de mortalidade.

b.

Os pacientes desnutridos não apresentam disfunção orgânica e recebem alta precocemente

c.

A desnutrição reduz os custos de internação hospitalar.

d.

A desnutrição correlaciona-se ao aumento dos índices de infecção em pacientes internados

e.

A desnutrição tem baixa prevalência nos pacientes hospitalizados no Brasil.

Clear my choice

Questão 4

Ainda não respondida

Vale 0,30 ponto(s).

Marcar questão

Texto da questão

A desnutrição constitui um problema universal de saúde pública em países subdesenvolvidos. Sua forma primária resulta da pobreza, das más condições ambientais e da marginalização social em que vivem certas populações de áreas urbanas periféricas e/ ou rurais, afetando, principalmente, crianças com idade inferior a 5 anos. Má nutrição ou desnutrição energético-protéica (DEP) é o termo adotado pela OMS/FAO (1973), definindo-a como “uma gama de condições patológicas com deficiência simultânea de proteínas e calorias, em variadas proporções, que acomete preferencialmente crianças de pouca idade e comumente associada com infecções”. Desse modo, marque a opção referente ao tipo de desnutrição conhecida como MARASMO:


Escolha uma:

a. Condição relacionada com má nutrição resultando numa deficiência total energética e protéica.

b.  Ingestão calórica adequada com deficiência proteica;

c. Níveis baixos de cortisol devido à carência acentuada de proteínas

d. Níveis altos do hormônio do crescimento e da insulina

e. Episódios de compulsão alimentar em um curto espaço de tempo seguido de métodos como vômitos forçados para não absorver o que comeu

Clear my choice

Questão 5

Ainda não respondida

Vale 0,30 ponto(s).

Marcar questão

Texto da questão

O edema na desnutrição tem como principal causa:

Escolha uma:

a.

o aumento da albumina sérica.

b.

o aumento da concentração de sódio sérico

c.

a diminuição da albumina plasmática.

d.

o aumento do volume sanguíneo.

e.

a diminuição da secreção de insulina.

Clear my choice

Questão 6

Ainda não respondida

Vale 0,30 ponto(s).

Marcar questão

Texto da questão

Um paciente de 51 anos foi hospitalziado de urgência em uma UTI, apresentando descompensação metabólica grave e quadro COMATOSO associado a CETOACIDOSE. Indique qual patologia causa esta condição clínica:


Escolha uma:

a. Síndrome de Cushing

b. Tireoidite de Hashimoto

c. Doença de Addison

d. Hipertireoidismo

e. Diabetes Mellitus

Clear my choice

Questão 7

Ainda não respondida

Vale 0,30 ponto(s).

Marcar questão

Texto da questão

Sobre a hipertensão Arterial julgue os itens abaixo e depois assinale a alternativa CORRETA:

( ) O diagnóstico é feito através da medida da pressão arterial, uma única vez, de forma isolada.

( ) O diagnóstico é feito através da medida da pressão arterial com o paciente de pé, quando da suspeita de hipertensão arterial.

( ) O diagnóstico é feito através de medida da pressão arterial, porém uma medida isolada não é suficiente, sendo recomendado duas ou mais medidas em momentos diferentes, em ambos os braços. 

( ) A hipertensão sistêmica ou primária caracteriza-se por não haver uma causa conhecida da doença, já na hipertensão secundária existe uma causa conhecida, provavelmente uma doença anterior que acarreta elevação da pressão.

( ) O tratamento da hipertensão arterial está centrada na mudança de estilo de vida, associadas ou não ao uso de medicamentos

( ) São fatores de risco modificáveis para a hipertensão arterial: estresse, glicose e colesterol altos, sedentarismo, obesidade, consumo excessivo de sal, álcool, fumo e drogas.


Escolha uma:

a.

 

V, F, V, F, F, V

 

b.

F, V, F, V, F, V

c.

V, V, F, F, V, V

d.

F, F, V, V, V, V

e.

V, F, F, V, V, V

Clear my choice

Questão 8

Ainda não respondida

Vale 0,30 ponto(s).

Marcar questão

Texto da questão

Analise as afirmativas a seguir a cerca da fisiopatologia de algumas doenças endócrinas e assinale a CORRETA:

Escolha uma:

a. A doença de Addison está associada a uma inflamação de alto grau, altas concentrações de marcadores inflamatórios (como proteína C- reativa) e citocinas pró-inflamatórias devido o excesso do hormônio cortisol

b. Um dos sintomas mais frequentes do Hiporparatireoidismo ocorre no pescoço. Podem ocorrer voz rouca, cálculos renais de fosfato, intestino solto, fraqueza nos músculos, queda de cabelo, perda de cálcio nos ossos; insônia; perda de peso resultante da queima de músculos e proteínas.

c. O diabetes é causado pelo excesso do hormônio insulina e por uma fraca responsividade do glucagon nos tecidos-alvo desse hormônio

d.  A síndrome de Cushing decorrente de hipofunção da suprarrenal não tratada é um dos fatores de risco para obesidade e diabetes

e. Os sintomas mais frequentes da Doença de Graves são olhos saltados; mãos trêmulas e suor nas mãos; podem ocorrer de aumento de apetite, intolerância a temperaturas quentes; osteoporose; insônia; perda de peso resultante da queima de músculos e proteínas.

Clear my choice

Questão 9

Ainda não respondida

Vale 0,30 ponto(s).

Marcar questão

Texto da questão


A obesidade é uma doença dispendiosa, de alto risco, crônica e reincidente, afetando milhões de pessoas em todo o mundo, assumindo proporções epidêmicas. Essa tendência é, sem dúvida, alarmante em virtude das doenças associadas. Em relação a esse assunto, analise as afirmativas.

I - O Índice de Massa Corporal (IMC) é o método mais utilizado para avaliar o grau de obesidade quando se trata de coletividades.

II – A obesidade conhecida como forma de pêra é mais comum em homens e está fortemente associada à complicações cardiovasculares

III - Estão frequentemente associadas à obesidade: alterações do perfil lipídico, aumento dos níveis pressóricos e resistência à insulina.

IV - A gordura depositada na região abdominal oferece maiores riscos à saúde do indivíduo.

Estão CORRETAS as afirmativas:


Escolha uma:

a.

II e III

b.

I e IV

c.

I, II, e IV

d.

I, II, III e IV.

e.

I, III e IV

Clear my choice

Questão 10

Ainda não respondida

Vale 0,30 ponto(s).

Marcar questão

Texto da questão

A obesidade já atingiu proporção epidêmica em alguns países do mundo. As conseqüências dessa epidemia de obesidade são muitas, e a morbidade e a mortalidade por doenças cardiovasculares são importantes componentes dessa lista de conseqüências. A associação da obesidade com hipertensão e outros fatores de risco cardiovasculares, tais como resistência à insulina, intolerância à glicose e dislipidemia é forte e freqüente. Sobre a obesidade, analise as opções abaixo, e marque a INCORRETA:


Escolha uma:

a.

Alguns estímulos como a superalimentação, principalmente à custa de alimentos ricos em gorduras saturadas e de alimentos com elevado índice glicêmico, podem causar um aumento de secreção de citocinas como IL-1, IL-6 e TNF-a, que levariam à resistência à insulina e ao agrupamento de fatores de risco cardiovascular associado com a adiposidade (síndrome metabólica).

b.

Existem situações que de forma isolada ou interagindo acarretam no desenvolvimento de alterações metabólicas e orgânicas no indivíduo obeso. Dentre essas alterações, podem-se destacar a hiperinsulinemia, a hiperleptinemia e o aumento dos ácidos graxos livres.

c.

Um processo inflamatório crônico poderia representar o fator desencadeante na origem da resistência à insulina e eventualmente até no aparecimento do diabete tipo 2.

d.


A obesidade é uma condição subclínica de inflamação devido a secreção de citocinas inflamatórias.

e.

A obesidade hoje tem sido vista como um estado inflamatório de baixa intensidade. Isso se deve ao fato de reduzir a intolerância à glicose.

Clear my choice


Fisiopatologia

UNIVERSO


Ainda não temos resposta. Você sabe responder?