Buscar

EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE NUTRIÇÃO, alguém me ajuda por favor

1.Os carboidratos são consumidos em grande quantidade na dieta pelo mundo. Entre as razões deste consumo podemos afirmar que:

I - Os carboidratos são muito disponíveis, estão presentes em alimentos facilmente cultivados, como: grãos, legumes, frutas e vegetais.

II - Os alimentos ricos em carboidratos têm um custo relativamente baixo, quando comparados a outros tipos de alimentos.

III - Os alimentos fontes de carboidratos podem ser facilmente estocados.

a)     Todas as afirmativas estão corretas

b)     Somente a afirmativa II está correta

c)      Somente as afirmativas II e III estão corretas

d)     Somente a afirmativa I está correta

e)     Somente as afirmativas I e II estão corretas

2.Nos últimos 20 anos, houve uma expressiva expansão do número de cursos de Nutrição no Brasil. Em janeiro de 2000 existiam 106 Cursos de Nutrição no país, sendo 22 públicos e 84 privados, com oferta de aproximadamente 8000 vagas por ano, representando um crescimento na ordem de 502,5%. Este fato gerou:

a)     Acomodação salarial;

b)     Grande rivalidade e divergências na área;

c)      Processo de mobilização e politização da categoria.

d)     Fixação do segundo currículo mínimo da profissão;

e)     Maior empregabilidade;

 (PETROBRAS) A lei que regulamenta a profissão do nutricionista determina que:

a)     a fiscalização do exercício da profissão de nutricionista compete exclusivamente aos conselhos regionais de nutricionistas.

b)     a participação do nutricionista em revisão de legislação na área de alimentação e nutrição seja opcional.

c)      o nutricionista deve exercer a profissão dentro dos princípios da bioética e dos direitos humanos.

d)     a atuação em marketing na área de alimentação e nutrição seja atividade do nutricionista.

e)     os diplomas de cursos equivalentes aos de nutrição, expedidos por escolas estrangeiras iguais ou assemelhadas, sejam aceitos no território nacional.

4.A Nutrição Clínica é uma das áreas de atuação do profissional nutricionista, são atividades obrigatórias deste profissional: I. diagnóstico nutricional II. prescrição dietética, com base nas diretrizes do diagnóstico nutricional III. registrar, em prontuário do cliente/paciente, a prescrição dietética e a evolução nutricional, de acordo com protocolos pré-estabelecidos pelo Serviço IV. Interagir com a equipe multiprofissional V. Encaminhar aos profissionais habilitados os clientes/pacientes sob sua responsabilidade profissional, quando identificar que as atividades demandadas para a respectiva assistência fujam às suas atribuições técnicas 

a)     São verdadeiras as alternativas I, II e III

b)     São verdadeiras todas as alternativas.

c)      São verdadeiras as alternativas I e III

d)     São verdadeiras as alternativas IV e V

e)     São verdadeiras as alternativas I, III e V

5.As dietas hospitalares são elaboradas para proporcionar alimentação com conforto e atender as necessidades nutricionais dos pacientes. Entretanto, a dieta líquida restrita é hipocalórica sendo indicada apenas em determinadas situações. Assinale a opção que NÃO é uma indicação desse tipo de dieta.

a)     Tratamento da diarreia.

b)     Pré e pós-operatórios.

c)      Repouso ao trato gastrointestinal.

d)     Aumento do volume do bolo fecal.

e)     Preparo de exames como a colonoscopia.

6.Em Saúde Coletiva, as ferramentas utilizadas para a educação alimentar e nutricional são a elaboração e a aplicação de Políticas e Programas Institucionais, que são a regulamentação da execução de propostas e projetos governamentais de atendimento específico à população. O atendimento à saúde é divido em três níveis, escolha a sentença que melhor os definem. 

a)     Nível de Atendimento Primário: Assistência nutricional aos pacientes cujas patologias acarretam fatores de risco nutricional. Nível de Atendimento Secundário: Assistência nutricional aos pacientes cujas patologias não acarretam fatores de risco nutricional associados, assistência nutricional aos pacientes cuja patologia de base exige cuidados dietéticos mais específicos e não acarretam fatores de risco nutricional associados. Nível de Atendimento Terciário: Assistência nutricional aos pacientes cuja patologia apenas imunológicas.

b)     Nível de Atendimento Primário: Assistência nutricional aos pacientes cujas patologias de base não acarretam fatores de risco nutricional. Nível de Atendimento Secundário: Assistência nutricional aos pacientes cujas patologias de base acarretam fatores de risco nutricional associados, assistência nutricional aos pacientes cuja patologia de base exige cuidados dietéticos mais específicos e não acarretam fatores de risco nutricional associados. Nível de Atendimento Terciário:Assistência nutricional aos pacientes cuja patologia de base exige cuidados dietéticos mais específicos e apresentam fatores de risco nutricional associado.

c)      Nível de Atendimento Primário: Assistência nutricional aos pré-escolares. Nível de Atendimento Secundário: Assistência nutricional aos pacientes cujas patologias não acarretam fatores de risco nutricional associados, assistência nutricional aos pacientes cuja patologia de base exige cuidados dietéticos mais específicos e não acarretam fatores de risco nutricional associados. Nível de Atendimento Terciário: Assistência nutricional aos pacientes cuja patologia apenas imunológicas.

d)     Nível de Atendimento Primário: Assistência nutricional aos pacientes cujas patologias de base acarretam fatores de risco nutricional. Nível de Atendimento Secundário: Assistência nutricional aos pacientes cujas patologias não acarretam fatores de risco nutricional associados Atendimento Terciário: Assistência nutricional aos pacientes cuja patologia de base são cardiopatias.

e)     Nível de Atendimento Primário: Assistência nutricional ao recém nascidos. Nível de Atendimento Secundário: Assistência nutricional aos pacientes cujas patologias não acarretam fatores de risco nutricional associados, assistência nutricional aos pacientes cuja patologia de base exige cuidados dietéticos mais específicos e não acarretam fatores de risco nutricional associados. Nível de Atendimento Terciário: Assistência nutricional aos pacientes cuja patologia apenas imunológicas.

7.Freire defende a ideia de que ensinar não é apenas transferir conhecimentos, mas criar a possibilidade para sua construção ou sua produção. Esclarecendo que quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Essa concepção mostra que todo o processo de transferência do saber é uma relação de mão dupla, pois envolve duas esferas (professor e aluno), as quais precisam manter uma relação de colaboração e respeito, a maneira única e insubstituível de existir de cada um, com suas marcas próprias, com suas trajetórias de vida e experiências (KOPRUSZYNSKI; VECHIA, 2011). Nesse contexto, um docente de uma Instituição de Ensino Superior (IES) deve: (Ref.: 202010234913)

Ser capaz de se moldar a apenas um modelo de discente, ajustar-se a novas experiências, estilos e atitudes para aprender e lidar com a insegurança, excesso de confiança, ansiedade, medo, preconceito e falta de motivação.

Exercer um papel de juiz em todo o processo de aprendizado, precisando ensinar uma arte, uma ciência, uma disciplina, uma técnica.

Exercer um papel apenas administrativo central em todo o processo de aprendizado.

Ser capaz de se moldar aos diferentes discentes, ajustar-se a novas experiências, estilos e atitudes para aprender e lidar com a insegurança, excesso de confiança, ansiedade, medo, preconceito e falta de motivação.

Exercer um papel apenas burocrático em todo o processo de aprendizado, precisando ensinar apenas disciplinas técnicas.

8.O que compete ao nutricionista, no exercício de suas atribuições na área de indústria de alimentos? (Ref.: 202010421820)

a)     Elaborar os informes técnico-científicos, gerenciar projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios e proceder analises relativas ao processamento de produtos alimentícios industrializados.

b)     Exclusivamente gerenciar projetos desenvolvido pelo engenheiro de alimentos e controlar a qualidade de gêneros e produtos alimentícios, atuar em marketing e desenvolver estudos e trabalhos experimentais em alimentação e nutrição, proceder analises relativas ao processamento de produtos alimentícios industrializados.

c)      Elaborar receitas gerenciar projetos desenvolvido pelo engenheiro de alimentos controlar a qualidade de gêneros e produtos alimentícios, atuar em marketing e desenvolver estudos e trabalhos experimentais em alimentação e nutrição, proceder analises relativas ao processamento de produtos alimentícios industrializados.

d)     Exclusivamente controlar a qualidade de gêneros e produtos alimentícios, atuar em marketing e desenvolver estudos e trabalhos experimentais em alimentação e nutrição, proceder analises relativas ao processamento de produtos alimentícios industrializados.

e)     Elaborar informes técnico-científicos, gerenciar projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios, prestar assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição, controlar a qualidade de gêneros e produtos alimentícios, atuar em marketing e desenvolver estudos e trabalhos experimentais em alimentação e nutrição, proceder analises relativas ao processamento de produtos alimentícios industrializados.

9.Nos anos 1960, foi descrita pela primeira vez a dieta da supercompensação, que consistia primeiro na diminuição do conteúdo de carboidratos da dieta, seguido do aumento da sua ingestão, acompanhado de uma diminuição na intensidade dos treinos. Essa prática alimentar surtia efeito no aumento do tempo de resistência, sem levar à diminuição da intensidade na prova. Esse tipo de conduta nutricional foi usado com sucesso por muitos atletas e, até nos dias atuais, alguns competidores a utilizam com o intuito de otimizar os estoques de: (Ref.: 202010182845)

a)     Proteína no músculo.

b)     Fosfolipídios no fígado.

c)      Glicogênio no músculo.

d)     Triglicerídios nos adipócitos.

e)     Creatina no músculo.

10.A história do processamento de alimentos tem início a partir da necessidade que a humanidade tinha de conservá-los pelo maior tempo possível, de modo a garantir a sobrevivência em períodos de escassez, como em invernos ou secas rigorosas. Contudo, com o advento da industrialização, o processamento de alimentos cresceu rapidamente e houve uma grande transformação, devido à ciência dos alimentos e à novas tecnologias. Nesse sentido, o novo Guia Alimentar da População Brasileira, apontado como uma das melhores diretrizes nutricionais do mundo, separa os alimentos em três grupos: in natura, processados e ultraprocessados. Nesse sentido, escolha a questão que indica um alimento de cada grupo, na ordem como foram mencionados. (Ref.: 202010250380)

a)     Frango - salgado frito tipo coxinha de galinha - empada de frango

b)     Tomate - suco de tomate industrializado - tomate seco

c)      Milho - salgadinho de milho - milho em conserva

d)     Abacaxi em calda - suco de abacaxi - biscoito wafer sabor abacaxi

e)     Leite - queijo minas - pão de queijo minas congelado

💡 4 Respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais