Buscar

Avaliação final-pedagogia não escolar

A pedagogia no Brasil contemporâneo dispõe de um leque de âmbitos para atuação do pedagogo, além da escola. Uma dessas áreas é o Terceiro Setor, composto principalmente pelas ONGs e que também impulsionou o aparecimento da pedagogia social no mercado de trabalho do país. Cada uma dessas organizações possui objetivos específicos.

No texto-base da disciplina, estudamos mais a fundo o papel da pedagogia no Terceiro Setor. Com base nisso, podemos dizer que nele as organizações possuem como um de seus principais objetivos: 

Opções de pergunta 1:


a) a educação acadêmica.


b) a educação tradicional.


c) a educação tecnicista.


d) a educação não formal.


e) a educação estruturada pela escola.

Pergunta 2 (0.917 pontos)

 A sala de aula da escola tradicional era organizada com carteiras dispostas em filas lado a lado e com o professor ministrando aula em frente à turma. Com o tempo, a dinâmica de uma sala de aula foi se transformando e os espaços escolares tentaram se adaptar à demanda do mundo contemporâneo. Mesmo com tentativas de adaptação, algumas instituições ainda hoje mantêm certos padrões da escola tradicional.

No texto-base da disciplina, vimos que o papel do educador clássico, com foco exclusivo na educação formal, é bem delineado. A partir das informações estudadas e da análise acima, pode-se dizer que um professor, na escola clássica:

Opções de pergunta 2:


a) desenvolve práticas iguais às da pedagogia não escolar, sendo que difere pelo espaço em que o processo educativo é desenvolvido: um é na escola, o outro, fora dela.


b) pode se manter a mesma organização de sala de aula, abrindo mão da linguagem informacional, por se tratar de um modelo mais formal de ensino e aprendizagem.


c) foca em processos educativos no que concerne aos métodos e modos de ensino e aprendizagem e é um mediador do aluno com o objeto de conhecimento.


d)foca potencializar principalmente os aspectos afetivos e sociais para ajudar a desenvolver os aspectos do conhecimento, atuando a partir da aplicabilidade de métodos regulares de ensino e aprendizagem.


e) pode manter seu currículo e optar por uma didática que possa concluir o programa em tempo hábil, não havendo necessidade de realizar diagnóstico da realidade discente.

Pergunta 3 (0.917 pontos)

 Na realidade brasileira, as situações de exclusão social são bastante discutidas pelas políticas da educação. Um exemplo foi comentado por Gadotti (2012), que aponta a realidade dos educadores sociais trabalhando com crianças moradoras de rua. Para o autor, quando o educador social opta por esse trabalho, precisa antes conhecer aspectos da vida desses excluídos, seus códigos, sua maneira de viver e as relações desenvolvidas entre si e entre eles e a sociedade que os excluiu. 

GADOTTI, M. Educação popular, educação social, educação comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. Diálogos, Brasília, v. 18, n. 1, dez. 2012. Disponível em: <portalrevistas.ucb.br/index.php/RDL/article/viewFile/3909/2386>. Acesso em: 20/02/2016.

 

Vimos no texto-base da disciplina que os educadores que trabalham com moradores de rua enfrentam desafios e dificuldades em sua jornada. Com base nesse tema e no contexto apresentado por Gadotti (2012), analise as afirmativas a seguir e marque V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

 

I. ( ) O educador deve realizar a pedagogia social transformadora, que exige preparo para que ele consiga reintegrar essas pessoas à sociedade.      

II. ( ) No primeiro contato, o educador precisa se apresentar imediatamente aos moradores de rua como educador social. 

III. ( ) A habilidade do educador social de rua é fruto do contato, da troca de experiências, das observações e da aprendizagem que ele pode adquirir da convivência com a realidade desses sujeitos.

IV. ( ) Para se tornar um educador de moradores de rua, o educador social precisa dedicar tempo para conhecer, aprender e ensinar, além de ter sensibilidade e envolvimento com os educandos.

 

A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:

Opções de pergunta 3:


a) F, V, F, F. 


b) V, F, F, V.        


c) F, V, F, V. 


d) V, F, V, V.


e) V, F, V, F.

Pergunta 4 (0.917 pontos)

 Após a década de 1990, o Terceiro Setor cresceu exponencialmente e passou a contar com a adesão de pessoas para esse ramo de atividade e com o surgimento de outras formas de organizações da sociedade civil, tais como as Organizações Não Governamentais (ONGs). Com isso, o mercado de trabalho para o pedagogo não escolar se tornou mais variado. 

De acordo com o texto-base, o crescimento do Terceiro Setor, ocorrido a partir dos anos de 1990, foi impulsionado porque: 

Opções de pergunta 4:


a) ocorreram mudanças nos cursos de graduação em Pedagogia.


b) ocorreram mudanças na educação formal e nas universidades.


c) ocorreram transformações nos setores de transporte e prestação de serviços.


d) ocorreram transformações na economia, nos setores de trabalho e na sociedade.


e) ocorreram transformações nas áreas da pesquisa e extensão universitária.

Pergunta 5 (0.917 pontos)

O pedagogo ligado a empresas deve apresentar habilidades e competências que Ribeiro (2007) aponta como importantes para que ele consiga desenvolver com êxito suas atividades laborais. Tanto as habilidades quanto as competências manifestadas contribuem para que o pedagogo seja um líder capaz de conseguir lidar com situações inusitadas de maneira que elas não venham gerar entraves ao bom desenvolvimento do processo.

RIBEIRO, A. E. A. Pedagogia Empresarial: atuação do pedagogo na empresa. Rio de Janeiro: Wak, 2007.

 

Diante desse contexto e conforme o texto-base da disciplina, analise as afirmativas a seguir sobre como deve ser a atuação do pedagogo para manter o bom funcionamento de uma equipe de trabalho.

 

I. O pedagogo precisa considerar problemas profissionais de modo individual.

II. O pedagogo precisa saber conduzir reuniões e dirigir grupos de trabalho.

III. O pedagogo precisa manter serenidade, maturidade e estabilidade para resolver possíveis entraves.

IV. O pedagogo deve apresentar características de um chefe de equipe para poder assumir cargo hierárquico.

 

Está(ão) correta(s):

Opções de pergunta 5:


a) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.


b) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.



c) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.


d) Apenas a afirmativa IV está correta.


e) Apenas a afirmativa I está correta.

Pergunta 6 (0.917 pontos)

Para compreender as possiblidades da educação nos vários ambientes, é preciso vislumbrar uma concepção mais global sobre o significado de educação no que concerne à formação humana individual e social. Entretanto, para que isso seja possível, é necessário que haja reconhecimento dos princípios da educação não formal.

A partir do conceito acima e do que foi estudado no texto-base da disciplina sobre os norteadores da pedagogia em instâncias não formais, marque a alternativa que evidencia melhor esses princípios.

Opções de pergunta 6:


a) A educação não formal possui como princípio a realização de uma formação mais cidadã e digna e, para isso, procura elaborar um currículo paralelo ao currículo escolar como complementação das atividades escolares e da atuação do professor. Nessa realização, os projetos formalizam programas e carga horária como norteadores do projeto pedagógico que será desenvolvido.


b) A educação não formal procura dar ênfase aos saberes e fazeres dos participantes. Assim, a valorização do contexto social passa a ser um norteador do desenvolvimento de uma prática educativa não burocratizada, menos hierarquizada e mais dinâmica à formação cidadã do sujeito.


c) A educação não formal, comparada com a educação formal, procura responder às demandas que a escola não conseguiu suprir. Assim, sua atuação está condicionada a contrapor a atuação escolar, permitindo que suas ações apontem insuficiências que a educação formal possui em seus aportes.


d) A educação não formal busca desenvolver uma prática formalizada focada em contextos diversos, tais como a família, o ambiente de trabalho, a escola, a religião, festas e eventos. Daí, surge a necessidade de preparar o sujeito a partir de uma formação integral e dinâmica para que ele possa responder às demandas que a sociedade exige.


e) A educação não formal perpetua e condiciona uma dinâmica que possa realizar o sujeito responsável, cidadão, legítimo e legalmente responsável por seus atos, culminando em valores éticos, morais e religiosos tanto no campo social quanto no campo laboral da vida em comunidade.



Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais