Buscar

o caráter classificatório ainda utilizado em nossa escolas é resquício de um modelo de avaliação que foi repassada de geração em geração até os tempo

avaliação institucional de ensino

💡 1 Resposta

User badge image

Andréa Almeida

A avaliação da aprendizagem ou avaliação interna constitui-se no processo de acompanhamento do aluno durante sua vida escolar, geralmente em momentos formais, configurados por testes ou provas escritas, as quais geram notas ou conceitos que indicam se os alunos “aprenderam” ou não. De um modo geral, a base desse julgamento é o erro, aquilo que o aluno não foi capaz de responder corretamente, o que, nem sempre, contribui para que o aluno aprenda (DEPRESBITERES e TAVARES, 2009; LUCKESI, 2011).

Apesar da literatura sobre avaliação da aprendizagem indicar que a avaliação formativa, aquela que acompanha o aluno durante o processo de aprendizagem por meio de instrumentos de avaliação diversificados, fornecendo-lhes feedback, contribui para melhorar a aprendizagem dos alunos, o que predomina no ambiente escolar é a avaliação somativa citada acima.

Tardiff e Raymond (2000) afirmam que muito do que os professores sabem sobre como ensinar provém de sua própria história de vida, principalmente de sua socialização enquanto alunos, além de suas crenças e representações sociais e experiência como docente. Esta socialização em um meio que predomina a avaliação somativa poderia explicar o modelo repassado através das gerações de professores.


0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais