Buscar

O que é hepatomegalia?

💡 7 Respostas

User badge image

EDUARDA DE ANDRADE PACHECO

A hepatomegalia ocorre quando o fígado incha para além do tamanho normal. Esse aumento do fígado normalmente é um sinal de doenças subjacentes, como hepatite. Dependendo da causa, aumento do fígado pode levar à insuficiência hepática. O fígado é o segundo maior órgão do corpo humano depois da pele.
1
Dislike0
User badge image

Monyke Mendes Gouveia

É o aumento do tamanho normal do fígado, torna-se palpável abaixo do rebordo costal.

0
Dislike0
User badge image

vanessa oliveira

É uma inflamação que ocorre no fígado, deixando-o maior por conta de um inchaço. Geralmente isso ocorre por conta de outras doenças, como a insuficiência hepática.

O fígado é o segundo maior órgão do corpo, perdendo apenas para a pele. Ele costuma pesar entre 3 e 3,5kg e, mesmo que o órgão não altere no seu tamanho, problemas podem ocorrer. É importante ficar atento a ele, já que possui diversas funções no organismo.

A hepatomegalia ainda pode ser um sintoma de algum problema mais grave, como:

-Náuseas e vômitos (com ou sem sangue);

-Cansaço;

-Inchaço dos pés e pernas;

-Falta de ar;

-Perda de peso;

-Dor abdominal (geralmente no quadrante superior do lado direito do abdômen);

-Amarelamento da pele e dos olhos (icterícia).

Sintomas da Hepatomegalia

A hepatomegalia não costuma trazer sintomas no início da doença, pois o fígado não envia sinais ao cérebro sobre o problema. Se acontecer aumento no volume do fígado, pode ser que se torne sensível à palpação. Quando surgir algum sintoma, ele será caracterizado por desconforto abdominal e dor.

Além disso, vômitos, náuseas, inchaço e fadiga podem surgir na hepatomegalia. É importante, também, ficar atento à cor da urina e das fezes.

Diagnóstico

Os médicos especialistas responsáveis por cuidar de hepatomegalia são: gastroenterologista e clínico geral. Para determinar o diagnóstico, o médico pode fazer um teste de palpação para descobrir se o tamanho do fígado está alterado e as principais características do fígado.

Exames de sangue, imagem e biópsia são alguns dos exames solicitados. Há, ainda, exames que podem ser realizados para que o diagnóstico da hepatomegalia seja dado com precisão, eles são: ecografia do fígado, radiografia abdominal, tomografia computadorizada abdominal.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais