Buscar

Sistemas Corporais

Os sistemas corporais são integrados, dependendo uns dos outros para regulação e manutenção da homeostase orgânica e da sistêmica geral. O processo digestivo, por exemplo, é regulado pelo sistema nervoso e auxiliado por glândulas acessórias, as quais possuem multifunções, entre elas a de atuar no processo digestivo. Assim, ao longo da unidade, estudamos as estruturas do sistema digestório e o processo da digestão, desde a fase cefálica até a absorção dos nutrientes por meio do trato digestório. Agora, vamos colocar esses conhecimentos em prática. Para tanto, responda corretamente: de que forma atua o sistema nervoso no controle da digestão? O pâncreas é um órgão anexo ao sistema digestório e possui funções endócrinas e outras importantes para o processo digestório, mas de que forma ele contribui para o processo da digestão?


💡 3 Respostas

User badge image

Camila Mairink

No processo de digestão, o alimento é movido pelo sistema digestório e é modificado, garantindo o aproveitamento dos nutrientes necessários para o nosso organismo. Este processo ocorre de maneira involuntária, é denominado peristáltico, estes movimentos são fundamentais para o processo da digestão, que ocorre graças a movimentação de músculos lisos encontrados em porções do esôfago, estomago e intestino que garantem que o bolo alimentar chegue ao estomago e que o bolo fecal seja eliminado pelo corpo.

O sistema nervoso autônomo comanda as ações internas do nosso corpo, tais como o ritmo cardíaco e a secreção de algumas glândulas, alem do controle da musculatura lisa. Ele é dividido em duas partes distintas: o sistema nervoso simpático e o parassimpático, enquanto um estimula a ação de um órgão, o outro inibe, e no caso dos movimentos peristálticos, o parassimpático aumenta o peristaltismo. Enquanto o simpático ocasiona a inibição dos movimentos.

O pâncreas é uma glândula digestiva com função endócrina, pertence ao sistema digestório e endócrino, possui 15 cm de comprimento e está localizado na região abdominal atrás do estomago o duodeno e o baço.

A porção exócrina secreta enzimas digestivas presentes no suco pancreático durante a digestão, sendo assim as moléculas grandes de carboidratos, proteínas e gorduras são quebradas em pedaços menores para seguir até o intestino. A porção endócrina secreta os hormônios insulina e glucagon, responsáveis por regular o nível de glicose no sangue.

São encontrados 2 tipos de células na porção endócrina do pâncreas:

1.   Células Alfa: produzem glucagon.

2.   Células Beta: produzem a insulina.

 

O pâncreas é formado por três partes básicas: cabeça corpo e cauda; e também por 2 tipos de células.

- Acinos pancreáticos que fabricam o suco pancreático e Ilhotas de Langerhans, secretam hormônios insulina e glucagon, liberados direto na corrente sanguínea. E diversos canais dos ácidos pancreáticos se reúnem e formam um sistema de ductos dos quais destaca-se o de Wirsung. Existe ainda um ducto acessório chamado de Santorini e é por meio dele que o suco pancreático chega até o duodeno. 



5
Dislike0
User badge image

Eu Não Sei

Entre os sistemas do corpo humano, o sistema digestório é responsável pela absorção de nutrientes importantes retirados dos alimentos ingeridos.

1
Dislike0
User badge image

Mikaella Cristina

Os sistemas corporais são integrados, dependendo uns dos outros para regulação e manutenção da homeostase orgânica e da sistêmica geral. O processo digestivo, por exemplo, é regulado pelo sistema nervoso e auxiliado por glândulas acessórias, as quais possuem multifunções, entre elas a de atuar no processo digestivo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais