Buscar

Explique onde ocorre o Ciclo da ureia e comente  por que os ciclos da ureia e do ácido cítrico são chamados de “bicicleta de Krebs”?

💡 3 Respostas

User badge image

Jéssica Vet

O ciclo da ureia ocorre no fígado, parte no citosol e parte na mitocôndria dos hepatócitos. Os ciclos da ureia e do ácido cítrico são chamados de bicicleta de krebs pois o ciclo do ácido cítrico tem relação com ciclo da ureia através do compartilhamento de precursores comuns, como por exemplo a arginino-succinato e o fumarato. O oxaloacetato é precursor do aspartato, o aspartato sai da mitocôndria e pode tomar dois destinos, a ressintese de oxaloacetato, catalisada pela aspartato-aminotransferase, esse oxaloacetato será reduzido a malato através da malato desidrogenase citosólica, participando assim da lançadeira malato-aspartato que serve para o transporte de equivalentes redutores formados na via glicolitica do citosol para a mitocôndria ou formar arginino-succinato no ciclo da ureia através da catalise da arginino-succinato sintetase. A arginino-succinato pode formar no ciclo da ureia, fumarato que é um precursor do ciclo do ácido cítrico, que pode formar malato, reação essa catalisada pela fumarase citosólica, ou então a arginino-succinato pode formar arginina que seguirá no ciclo da ureia, tanto a formação de fumarato quanto de arginina são catalisadas pela argininosuccinase.
Essa interação entre ambos os ciclos é conhecida como biciclo de krebs. Ela é importante para que o ciclo de krebs e a lançadeira malato-aspartato não parem.
0
Dislike0
User badge image

Jéssica Vet

Se eu tiver te ajudado, me segue e salva meus materiais pra dar uma força
0
Dislike0
User badge image

Lorenna Ramos

O ciclo da ureia é realizado somente no fígado.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais