Buscar

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PREÇOS

Os custos diretos compreendem os gastos que podem ser aplicados diretamente na fabricação dos produtos. São assim denominados porque, além de integrarem os produtos, suas quantidades e valores podem ser facilmente identificados em relação a cada produto fabricado. Os custos indiretos compreendem os gastos aplicados indiretamente na fabricação dos produtos. São assim denominados porque, além de não integrarem os produtos, é impossível uma segura identificação de suas quantidades e valores em relação a cada produto fabricado.

 

RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade de custos fácil. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

 

Os custos, quando analisamos seu comportamento quanto à vinculação com cada unidade produzida e vendida, podem ser classificados como direto ou indireto. Ele será direto se sua relação com cada unidade produzida e vendida puder ser medida e mensurada de forma objetiva e direta. Caso isso não seja possível e a mensuração se dê com parâmetros um tanto quanto subjetivos ou fazendo uso de critérios de rateio, pode-se dizer que esse custo será indireto.

 

Sobre os custos diretos e indiretos, julgue as situações a seguir.

 

I. A empresa Buenos Aires Ltda. atua no segmento de produção de móveis. A empresa produz apenas um tipo de produto, o tipo X, considerado como o melhor pelos seus clientes. Nesse caso, pelo fato de produzir apenas um tipo de produto, pode-se dizer que todos os custos incorridos serão diretos.

 

II. A empresa Córdoba Ltda. atua no segmento de produção de roupas e, no mês de agosto de 2019, incorreu em aumento dos gastos com as comissões de vendedores e com a matéria-prima consumida, em 12%, se comparados com o ano de 2018. Pode-se dizer, então, que os valores indicados irão aumentar os custos diretos da empresa.

 

III. A empresa Rosário Ltda. atua no segmento de produção de artigos esportivos. A empresa apresentou, em 2018, uma redução de 8% em relação aos valores de ICMS sobre as compras, uma redução de 10% dos salários da produção e de 12% do gasto com depreciação com as máquinas da fábrica. Nesse caso, pode-se dizer que os três itens contribuíram para a redução do custo total da empresa.

 

É correto o que se afirma em

A) 

II, apenas.

B) 

I, apenas.

C) 

I, II e III.

D) 

II e III, apenas.

E) 

I e III, apenas.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais