Buscar

Quais seriam os principios do processo civil sobre tutela provisoria?

💡 1 Resposta

User badge image

Paula Fernanda

Principio do Contraditório, da ampla defesa, da inafastabilidade do controle jurisdicional, da efetividade e da razoável duração do processo.

A tutela provisória se subdivide em tutela de urgência e tutela de evidência e apresenta como características a sumariedade da cognição e a necessidade de se proteger o direito material invocado em razão do perigo da demora da tramitação do processo ou diante da elevada evidência ou aparência do direito material invocado. A tutela provisória de urgência abarca a tutela antecipada e a tutela cautelar, sendo certo que enquanto aquela se volta a satisfazer desde logo a pretensão do autor, essa objetiva assegurar o resultado útil do processo, desde que presentes a probabilidade do direito e o perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo. Já a tutela de evidência se funda na alta probabilidade do direito material, sem a necessidade de comprovação do perigo da demora e do risco ao resultado útil do processo. Por fim a tutela provisória como o próprio nome já indica se sujeita à modificação após o profundamente da cognição e deve ser aplicada no ordenamento jurídico sem ferir direitos fundamentais valendo-se, sobretudo, do princípio da proporcionalidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais