Buscar

Injeção de scopheda-ariot-45. Caso verídico, relatado por Claus Roxin in “A apreciação jurídico-penal da eutanásia” – RBCCRIM nº 32 .

“Um médico idoso e doente, há um tempo já de cama, tomou, de modo plenamente responsável, a decisão de matar-se através de uma injeção de scopheda-ariot-45 (um poderoso analgésico). Já que temia não ter forças para tanto, dirigiu-se a seu sobrinho, pedindo-lhe que o ajudasse, se necessário. Alguns dias depois, deu o médico início à execução de seu plano, adormecendo imediatamente. O sobrinho, temendo que a tentativa de suicídio talvez falhasse, deu ao tio mais uma injeção. Este morreu uma hora depois. Talvez o médico tivesse morrido já em decorrência da injeção por ele mesmo aplicada. Mas a única coisa que se podia determinar com segurança era que, sem a

intervenção do sobrinho, o médico teria vivido ao menos uma hora a mais.” (caso verídico, relatado por Claus Roxin in “A apreciação jurídico-penal da eutanásia” – RBCCRIM nº 32). Após análise do caso acima relatado responda as questões abaixo.

a) O sobrinho cometeu algum crime? Qual(is)? Por quê?

b) Supondo que o sobrinho tenha se valido da ajuda de Gertrudes, enfermeira de um hospital público, que obteve o medicamento scophedal-ariot-45, ciente que ele seria utilizado na injeção que o médico idoso aplicaria em si mesmo, por qual(is) crime(s) responderiam eles se: Gertrudes agisse por estar apaixonada pelo referido sobrinho; e como responderiam se assim agissem ambos com o escopo de receber parte da herança que o médico idoso deixaria em seu testamento?


💡 4 Respostas

User badge image

taynara azevedo

verdade
1
Dislike1
User badge image

Júlia Gonçalves

a) Sim, o sobrinho prestou auxilio para que o suicídio fosse consumado, conforme previsto no

Art122 - Induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou prestar-lhe auxílio para que o faça:

§ 2º Se o suicídio se consuma ou se da automutilação resulta morte:

Pena - reclusão, de 2 (dois) a 6 (seis) anos. 


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais