Buscar

As doenças neurodegenerativas do SNC incluem as doenças de Parkinson e Alzheimer, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, além?

As doenças neurodegenerativas do SNC incluem as doenças de Parkinson e Alzheimer, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, além de distúrbios motores, como doença de Huntington, de Tourette, de Wilson e tremor essencial ou fisiológico. Qual das seguintes alternativas sobre as doenças neurodegenerativas e motoras não está corretamente associada?

a) A doença de Wilson corresponde a erro congênito recessivo do metabolismo do cobre, gerando depósito de cobre no SNC e desencadeando tremor em repouso e postural, coreia e ataxia. O tratamento consiste no uso de fármacos quelantes do cobre, como penicilamina. b) A síndrome de Tourette não tem etiologia e causa conhecidas, mas há excesso da transmissão dopaminérgica. Manifesta-se através de tiques motores e contrações musculares involuntárias, com movimentos súbitos, violentos e repentinos. O tratamento farmacológico disponível inclui o uso de bloqueadores de receptores dopaminérgicos D2 (pimozid ou clonidina. c) A doença de Huntington está relacionada à perda de neurônios GABAérgicos nos gânglios basais, ocorrendo manifestação de coreia, movimentos anormais e demência progressiva. O tratamento envolve o uso de medicamentos que diminuem a transmissão dopaminérgica e reduzem os movimentos anormais, como reserpina e haloperidol. d) A esclerose múltipla é uma doença desmielinizante inflamatória autoimune do SNC, desencadeando sintomas causados por danos à bainha protetora dos nervos na espinha ou no cérebro, como perda de equilíbrio, dormência, paralisia, formigamento, tremores, problemas de visão ou fraqueza muscular. A esclerose múltipla não tem cura, e o tratamento com o uso de interferon tem por objetivos o controle dos sintomas e interferência no progresso da doença. e) Na doença de Alzheimer ocorre a perda de neurônios do hipocampo e do córtex. Há déficit de memória e disfunção cognitiva. O tratamento atualmente disponível com medicamentos, tais como galantami

💡 6 Respostas

User badge image

Tamires Silva

Resposta corretaE. 

e) Na doença de Alzheimer ocorre a perda de neurônios do hipocampo e do córtex, além de déficit de memória e disfunção cognitiva. O tratamento atualmente disponível com medicamentos, tais como galantamina e donezepila, promove a cura dos pacientes.

O tratamento hoje disponível para a doença de Alzheimer não promove a cura do paciente, são intervenções farmacológicas paliativas interferindo de forma modesta na progressão dos sinais e sintomas.


1
Dislike0
User badge image

Joanna Freitas

Letra A
0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais