Buscar

Reinvenção pedagógica em tempos de pandemia: um novo espaço para a educação online? Qual a opinião de vcs sobre isso?

💡 2 Respostas

User badge image

Raíssa Cordeiro

A minha opinião, como professora de educação infantil, é que a pandemia fez com que nós nos desdobrasse, encontrando diversas formas de ensinar, de uma forma que todas as crianças pudessem receber o aprendizado. Está sendo um período muito desafiador, porém um momento onde o contato com a família aumentou e assim, as atividades precisaram receber um novo formato, muitas vezes transformadas em brincadeiras, em jogos com materiais que tem em casa, pelo fato de haver uma mudança no ensino, sendo agora de uma forma remota. Estou apostando muito em atividades que envolvem musicalização e o resultado está sendo positivo. Acredito que tudo possui o lado positivo e o lado negativo, claro que o nosso maior desejo é ver novamente a escola cheia de alunos, as aulas normais, porém essa alternativa de não parar os estudos, veio como uma nova experiência.

1
Dislike0
User badge image

Elton Tatiana Cachoeira Ribeiro

Boa tarde. A pandemia trouxe muitos obstáculos para a educação, pois além das crianças terem que se adaptar nessa nova maneira de aprender, os professores também tiveram que se adaptar em uma nova maneira de ensinar. O professor teve que sair da "zona de conforto" pois antes as aulas eram presencias, eles podiam promover rodas de conversas, aproveitar o espaço da escola e hoje essa interação ficou muito difícil por conta do distanciamento social. O professor que antes estava acostumado a fazer planejamentos para aulas em sala agora teve que se reinventar para fazer planejamentos para aulas online. E muitos teve dificuldades de lidar com as ferramentas pedagógicas, pois além de alguns terem essas dificuldades com as TICs ainda existia um grande problema de se pensar em fazer atividades em que os alunos fossem estudar sozinhos e que compreendessem ou até mesmo acompanhado dos pais. Todo material deve ser bem elaborado pensando que quem vai fazer no final vai adquirir aquele conhecimento, aprender mesmo o conteúdo e não apenas ser mais uma atividades para ficar registrado que o aluno fez. Acredito que os professores tem que estar sempre se atualizando independente do que aconteça. Existe vários cursos onlines para isso. O MEC tem uma página cheia de cursos para os docentes. Basta se informar e pesquisar. Espero ter ajudado.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais