Buscar

mecanismos de ação dos neurotransmissores noradrenalina e acetilcolina.

Descreva os mecanismos de ação dos neurotransmissores noradrenalina e acetilcolina, a partir da ativação dos receptores \u3b1 e \u3b2 adrenérgicos, e dos receptores muscarínicos e nicotínicos colinérgicos.

💡 1 Resposta

User badge image

Stephane Bispo

A noradrenalina é sintetizada pela glândula suprarrenal, e seu mecanismo de ação consiste na quebra de glicogênio no fígado e músculos esqueléticos, além de ácidos graxos pelas células adiposas, que serão utilizadas como fonte de energia imediata pelo organismo em resposta ao estresse de curta duração. Além disso, atua sobre outros sistemas, como o respiratório, dilatando, por exemplo, os bronquíolos para que se aumente a oxigenação do organismo.A noradrenalina também pode ser produzida no sistema nervoso, sendo sintetizada a partir do aminoácido tirosina, e assim atua também como um neurotransmissor. Como neurotransmissor, a sua ação é excitatória, atuando sobre o sistema nervoso autônomo, responsável pelo controle, geralmente involuntário, da musculatura lisa e cardíaca, regulando o funcionamento de órgãos como o coração.Problemas na síntese de neurotransmissores estão relacionados às causas de diversas doenças neurológicas. Em relação à noradrenalina, ela pode estar relacionada a casos de depressão profunda.A acetilcolina consiste numa substância química que atua como neurotransmissor, transmitindo os impulsos nervosos entre as células do sistema nervoso. Também se encontra associada à transmissão de impulsos entre as junções das células nervosas e musculares, que provocam a contração muscular.
4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais