Buscar

A norepinefrina (NOR) é o neurotransmissor do Sistema Nervoso

Autônomo Periférico e está presente nas terminações das fibras pós-ganglionares do SNAP, além de inervar praticamente todos os órgãos.a)- Como é a síntese da Norepinefrina (NOR) no citoplasma do neurônio. (1,5 pontos)b)- Quais os receptores que interagem com a Norepinefrina? (1,5 pontos)

💡 1 Resposta

User badge image

Lidinha

Síntese de noradrenalinaA norepinefrina é criada no sistema nervoso simpático a partir de um aminoácido chamado tirosina, que pode ser adquirido diretamente pela dieta em alimentos como o queijo.No entanto, também pode ser derivado da fenilalanina. Este último é um dos aminoácidos essenciais para os seres humanos e também é capturado através dos alimentos. Especificamente, é encontrado em alimentos ricos em proteínas, como carne vermelha, ovos, peixe, leite, aspargos, grão de bico, amendoim, etc.A tirosina é catalisada pela enzima tirosina hidroxilase (TH), que a converte em levodopa (L-DOPA). Por outro lado, o composto AMPT (alfa-metil-p-tirosina) é uma enzima que tem o efeito oposto. Ou seja, inibe a conversão de tirosina em L-DOPA; bloqueando, portanto, a produção de dopamina e noradrenalina.Então o L-DOPA é transformado em dopamina, graças à atividade da enzima DOPA descarboxilase.Muitos neurotransmissores são sintetizados no citoplasma de nossas células cerebrais. Eles são posteriormente armazenados em uma espécie de saquinhos chamados “vesículas sinápticas”. No entanto, para a síntese de noradrenalina, o último passo ocorre dentro dessas vesículas.Originalmente, as vesículas estão cheias de dopamina. Dentro das vesículas, existe uma enzima chamada dopamina-β-hidroxilase, responsável pela conversão da dopamina em noradrenalina.Nestas vesículas há também o composto de ácido fusárico, que inibe a atividade da enzima dopamina-β-hidroxilase no controle da produção de norepinefrina, e isso não afeta a quantidade de dopamina necessária.Neurônio pré-ganglionar: produz ACh, que se liga ao receptor nicotínico do neurônio pós-ganglionar.Neurônio pós-ganglionar: segue com a norepinefrina (NE), que se liga ao receptor adrenérgico tecidual.Os receptores adrenérgicosEles podem ser divididos em 2 tipos:Receptores α-adrenérgicos.Receptores ꞵ-adrenérgicos.São esses dois receptores que a norepinefrina interagirá, produzindo seus efeitos. Ambos são acoplados à proteína G.Como já dito podem ser efeitos excitatórios ou inibitórios. Isso vai depender do tecido que a norepinefrina estiver e de qual receptor ela se ligará.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais