Buscar

Como se preparar um meio devido de cultura?

como deve ser feito o meio de cultura

💡 3 Respostas

User badge image

Caroline Firmo

Esterilize por flambagem a agulha e a alça de níquel-cromo antes e após qualquer cultivo. ...Sempre abra os recipientes próximos à chama do bico de Bunsen.Evite que as tampas dos tubos e placas fiquem sob a bancada durante o cultivo.
0
Dislike0
User badge image

Isis Pimentel

Esterilize por flambagem a agulha e a alça de níquel-cromo antes e após qualquer cultivo. Esfrie-as cuidadosamente antes da coleta.Sempre abra os recipientes próximos à chama do bico de Busen.Evite que as tampas dos tubos e placas fiquem sob a bancada durante o cultivo.Não perfure ou rasgue o ágar, pois acarreta o acúmulo de bactérias e altera as condições de crescimento bacteriano.Para a semeadura em meio sólido: divida a Placo de Petri em três partes, utilizando um pincel marcador para fazer linhas na parte inferior da placa. Depois, mergulhe a alça de platina esterilizada na cultura bacteriana que for usar. Em seguida, faça estrias em cada divisão, respeitando as linhas e utilizando toda a superfície da placa, da melhor maneira possível.Para a semeadura em meio líquido: Destampe o tubo e retire uma porção de amostra com a alça, fechando-o em seguida. Retire a tampa do tubo que será inoculado e introduza a alça até aproximadamente ¼ de profundidade do meio. Feche o tubo.
0
Dislike0
User badge image

Andreia Bastos

Materiais:ÁgarFrascos de meio de culturaÁgua destiladaBalançaPlacas de PetriPreparo:1. Pesar o ágar (pó) e colocar em um béquer ou erlenmeyer com capacidade maior do que o volume que será usado – por exemplo, se for preparar um meio de 100 ml usar um erlenmeyer de 250 ml.2. Medir o volume de água destilada necessário em uma proveta. A adição da água no meio deve ser realizada colocando-se primeiro uma pequena quantidade de água até que o meio fique úmido e depois acrescentar o restante devagar.3. Homogeneizar o meio agitando o frasco devagar, com movimentos circulares.4. Aquecer o frasco em micro-ondas ou em bico de bunsen, sobre uma tela de amianto. Como é preciso agitar constantemente é recomendado uso de luvas térmicas. No caso de uso do micro-ondas deve-se parar pelo menos na metade do tempo para homogeneizar o frasco.5. O meio não deve chegar à fervura. Deve apenas ser aquecido até se fundir completamente.6. Os meios para diagnóstico microbiológico passam por algum processo de esterilização antes do uso. Pode ser em autoclave, por 15 minutos a 121ºC, ou por filtração, com filtro de porosidade de 0,22 micra.7. A distribuição dos meios em tubos ou placas pode ser feita antes ou depois da esterilização. Se for feita antes, as placas podem ser não estéreis, se for depois é preciso usar placas já esterilizadas.8. Se for feita a autoclavação do meio, tanto distribuído em placas, tubos ou em maior quantidade, deve ser feita com o recipiente semiaberto para a esterilização completa e por igual.Controle de qualidadePara a validação de um lote de meio de cultura preparado é preciso retirar uma parcela de tubos ou placas prontas, em geral 10% do lote, e submetê-los a uma incubação a 35ºC durante 24 horas. Depois deste período não deve haver nenhuma alteração do meio: nem de cor ou presença de colônias. Se houver alguma modificação no meio o lote deverá ser esterilizado novamente e se persistir a contaminação, deverá ser descartado. Outro controle de qualidade que deve ser realizado é o Controle de Crescimento. Para esse controle são utilizadas cepas de referência ou com origem definida e viabilidade comprovada. A cepa deve ser inoculada no meio e após o período de incubação, específico para a cepa usada, a leitura deve ser obrigatoriamente positiva.
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais