Buscar

noçoes atuaria voces podem me ajudar

💡 2 Respostas

User badge image

Monica Correia

As Ciências Atuariais (Atuária) é a ciência que que analisa e gerencia riscos e expectativas de quaisquer naturezas: econômicas, financeiras e biométricas, com o objetivo de prover proteção social. Para isso, as metodologias mais tradicionais são baseadas em teorias econômicas, modelos matemáticos, probabilísticos, estatísticos com o objetivo de descrever e representar fenômenos dotados de incerteza a respeito de suas causas, realizações e impactos. Portanto, a Atuária é uma área de conhecimento multidisciplinar.

A ligação da Ciências Atuariais com as indústrias de seguros e previdência é historicamente relevante. Contudo, atualmente, entende-se que o atuário é muito mais do que um técnico, mas um gestor de riscos, apto a inserir-se em qualquer instância do ciclo de Gestão dos Riscos. Na graduação, o aluno é preparado para ser um profissional qualificado para identificar, analisar, mensurar/quantificar, eliminar, prevenir, mitigar, transferir, monitorar eventos que possam ter alguma consequência financeira adversa para pessoas ou empresas. 

Os estudos da atuária dividem-se em dois principais ramos: (i) vida, e (ii) não-vida. O primeiro trata das questões de longo prazo envolvendo os seguros de pessoas, como morte precoce, aposentadoria, pensões e saúde. Já o segundo envolve temas ligados à modelagem de ativos (físicos ou financeiros), gerenciamento financeiro de empresas, desenhos de produtos e apreçamento de apólices de seguros patrimoniais, empresariais, financeiros, de responsabilidade e de capitalização. Sendo a Matemática a linguagem natural das Ciências Atuariais, o Atuário é capaz de exercer a sua profissão em qualquer lugar do mundo.

1
Dislike0
User badge image

diana mendes

As pessoas morrem. Infelizmente esse é o ciclo natural da vida, diria Pedro Bial em qualquer final de BBB. Pensando na morte, surgiram coisas como seguro de vida ou mesmo a nossa famigerada previdência. Porém, se todo mundo que fizer seguro de vida morrer e todo mundo que tiver previdência não morrer, meio que estado e empresas irão à falência. E é aí que o profissional de ciências atuariais entra.

Mas antes que você me entenda mal, o profissional de ciências atuariais não vai matar nem cuidar da vida de ninguém. Ele vai usar da estatística e matemática avançadíssima para tentar entender as probabilidades de alguém viver ou morrer. Mais precisamente, o atuário ou atuária, estuda os riscos, expectativas e previsões financeiras. É o responsável pela elaboração de planos de seguro (seja de saúde, de vida ou qualquer outro) ou de previdência e pela realização de outras operações financeiras que envolvam risco.

Então as ciências atuariais ajudam o setor empresarial com todo esse conhecimento lindo, identificando possibilidades e probabilidades nas mais diversas situações. Mas o que um profissional dessa nobre arte precisa ser ou saber?


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais