Buscar

a) O que caracteriza Diabetes Gestacional? O que pode causar no feto?

6.     

a) O que caracteriza Diabetes Gestacional? O que pode causar no feto?

b) Caracterize e diferencie hipertensão arterial específica da gestação, pré- eclampsia, eclampsia e síndrome HELPP.

 

Respostas

User badge image

Elenir Talin

a) A diabetes gestacional geralmente acontece no terceiro trimestre de gestação e está principalmente relacionada com a resistência a insulina que é desenvolvida como consequência do aumento da concentração dos hormônios relacionados com a gravidez. Isso devido no terceiro trimestre de gravidez há aumento das demandas nutricionais, de forma que a mãe passa a comer mais carboidratos para fornecer quantidades ideais de glicose adequadas para o bebê, havendo ao mesmo tempo regulação da glicemia pela insulina. No entanto, devido aos hormônios da gravidez, a produção de insulina pelo pâncreas pode ficar suprimida, de forma que esse órgão não é capaz de aumentar os níveis de insulina produzidos, o que faz com que exista maior quantidade de açúcar no sangue, resultando no desenvolvimento da diabetes.

Riscos para o bebê: Desenvolvimento da síndrome da angústia respiratória, que é a dificuldade para respirar ao nascer; Bebê muito grande para a idade gestacional, que aumenta o risco de obesidade na infância ou adolescência; Doenças cardíacas; Icterícia; Hipoglicemia após o nascimento.

b) A DHEG (doença hipertensiva específica da gravidez), pode ser definida como uma manifestação clínica e laboratorial resultante do aumento dos níveis pressóricos de uma gestante, previamente normotensa, a partir da 20ª semana de gestação, desaparecendo até seis semanas após o parto.

pré-eclâmpsia é um novo diagnóstico de hipertensão arterial ou de piora de hipertensão arterial preexistente, que é acompanhada de um excesso de proteína na urina e que surge após a 20ª semana de gestação. Eclâmpsia são convulsões que ocorrem em mulheres com pré-eclâmpsia e que não apresentam outra causa.

Síndrome de HELLP é uma situação que acontece na gravidez e que é caracterizada por hemólise, que corresponde à destruição das hemácias, alteração das enzimas do fígado e diminuição na quantidade de plaquetas, o que pode colocar em risco tanto a mãe quanto o bebê. Essa síndrome normalmente está relacionada com quadros de pré-eclâmpsia grave ou eclâmpsia, o que pode dificultar o diagnóstico e atrasar o início do tratamento.



0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando