Buscar

O que são compostos anfipáticos?

💡 10 Respostas

User badge image

Eduarda Testi

Compostos anfipáticos são aqueles que possuem uma região que é hidrofílica, capaz de interagir com a água, e uma região hidrofóbica. Exemplos desses compostos são os detergentes como o Dodecil sulfato de sódio, que possui uma longa "cauda" feita de uma cadeia carbônica e apolar e uma "cabeça" polar, constituída pelo ânion sulfato.

2
Dislike0
User badge image

Tatiane

Moléculas anfifílicas são moléculas que apresentam a característica de possuírem uma região hidrofílica (solúvel em meio aquoso), e uma região hidrofóbica (insolúvel em água, porém solúvel em lipídios e solvente orgânicos).

0
Dislike0
User badge image

Ana Nathália Pessoa

São moléculas que possuem uma extremidade polar (hidrofílica) e uma extremidade apolar (hidrofóbica). Anfipáticas (do grego: amphi, ambos + pathos, paixão) são moléculas que apresentam características hidrofílicas (solúvel em meio aquoso) e hidrofóbicas (insolúvel em água, porém solúvel em lipídios e solventes orgânicos).


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais