Buscar

Qual e a maior preocupação no que se refere a inflação??

💡 1 Resposta

User badge image

Monica Correia

Preocupação porque inflação alta reduz o poder de compra do consumidor.

1. Gastos públicos

Como você sabe, os governos são responsáveis pela emissão de dinheiro. Quando eles decidem imprimir mais moeda do que o habitual, poderão fazer com que seu poder de compra seja reduzido. Assim, os preços sobem.

Outra maneira que os gastos públicos podem contribuir para a inflação é através dos impostos. O maior recolhimento aumenta os custos das empresas e, dessa maneira, o acréscimo é repassado aos preços para o consumidor final.

2. Cartéis

Quando há pouca concorrência em um mesmo segmento da economia, as empresas podem formar os chamados cartéis. Neles, as organizações controlam os meios de produção e distribuição de produtos e serviços.

Dessa forma, as empresas têm o poder de regular a oferta e, ainda, determinar os preços dos ativos, deixando os clientes reféns de suas políticas. Apesar de ser uma prática combatida pela legislação brasileira, esse tipo de acordo ainda pode acontecer não explicitamente, afetando diretamente a inflação.

3. Indexação

Preços indexados são atrelados a índices. Ou seja, o valor da etiqueta de um item está diretamente relacionado a outro valor ou alíquota.

É comum, por exemplo, que o preço dos aluguéis seja indexado ao IGP-M. Assim, os reajustes do pagamento são realizados de acordo com a alíquota do Índice Geral de Preços – Mercado. Nesse caso, o preço vai acumulando os reajustes e, dessa forma, a inflação de hoje é o patamar inicial de amanhã.

4. Custos de produção

Sempre que matéria-prima, impostos ou outros custos de produção aumentam, o valor é repassado ao consumidor no preço final. Por isso, quando há oscilação nos gastos das empresas, a inflação também sobe.

 5. Oferta insuficiente

Essa é uma das causas reais da inflação. Na relação de oferta e demanda, quando não há produção suficiente, o comprador paga o valor que for necessário para adquirir um bem ou serviço.

Assim, se a demanda é maior do que a oferta a tendência natural é que os preços subam. A estratégia é adotada, também, como maneira de frear a procura por determinado ativo.

6. Inércia

O sexto motivo que leva ao aumento generalizado dos preços é a inércia. Isto é, a estagnação de políticas que fazem com que os valores continuem subindo.

Por exemplo, um grupo de empresários acredita que haverá alta na inflação nos próximos meses. Por antecipação, eles sobem o valor de venda dos seus produtos. Como consequência, realmente haverá a inflação, já que o empresariado apostou na elevação dos preços, mesmo que não houvesse outro motivo para isso.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais