Buscar

Quais as aplicações das lincosamidas?

💡 3 Respostas

User badge image

karina oliveira

Tópica
0
Dislike1
User badge image

luciana vilar Lu


Os antimicrobianos da classe das lincosamidas possuem um espectro de ação semelhante aos macrolídeos, por serem inibidores da síntese proteica com ação no mesmo alvo, com a vantagem de possuírem excelente ação contra anaeróbios.

A clindamicina é uma alternativa quando o tratamento requer atividade contra Gram-positivos (como ocorre com os casos de alergia a beta-lactâmicos). Ela também cobre muitos organismos anaeróbicos. Por causa desse espectro de ação, e também dos efeitos adversos no trato gastrointestinal, há uma tendência de usá-la empiricamente para infecções não graves da pele e da cavidade oral, ou como terapia definitiva quando susceptibilidades são conhecidas.

Lincosamidas: espectro de ação da Clindamicina
Em resumo, a clindamicina possui seu espectro de ação focado em microorganismos gram positivos e anaeróbicos estritos, possuindo pouca cobertura para bacilos gram negativos.

Além da ação antimicrobiana, a clindamicina tem efeito imunoestimulador, potencializando a opsonização dos microoranismos, acelerando a quimiotaxia e fagocitose dos leucócitos e favorecendo a destruição intracelular bacteriana.
Fonte: sanar
0
Dislike0
User badge image

Priscila Brito

As lincosamidas são bacteriostáticas ou bactericida s, dependendo da concentração, com atividade contra gram-positivos e Bacteroides spp. São representadas pela lincomicina e clindamicina, que apresenta maior atividade in vitro e maior absorção oral
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais