Buscar

PIM final li & fe edit v1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
GESTÃO COMERCIAL
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I
Soin Sociedade Industrial
Emerson Josué A. de S. Oliveira - RA N6500H6
Felipe Alexsander A. de Oliveira - RA N652080
José Djalma Gomes Beserra - RA F2678A0
Lillian Monik Lucas Rocha - RA F314634
Natália Hippolyto de Oliveira - RA F27I2C0
Ramonge Gomes França - RA F314030
Simone Sabino da Costa - RA F1891H5
SÃO PAULO
2020
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
GESTÃO COMERCIAL
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I
Soin Sociedade Industrial
Projeto Integrado Multidisciplinar, apresentado como
exigência parcial para conclusão do 1º Semestre do
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial,da
Universidade Paulista - UNIP, sob a coordenação local
da Professora Valdice Neves Pólvora.
SÃO PAULO
2020
EMERSON JOSUÉ A. DE S. OLIVEIRA - RA N6500H6
FELIPE ALEXSANDER A. DE OLIVEIRA - RA N652080
JOSÉ DJALMA GOMES BESERRA - RA F2678A0
LILLIAN MONIK LUCAS ROCHA - RA F314634
NATÁLIA HIPPOLYTO DE OLIVEIRA - RA F27I2C0
RAMONGE GOMES FRANÇA - RA F314030
SIMONE SABINO DA COSTA - RA F1891H5
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I
Soin Sociedade Industrial
Data da Aprovação:
_____/ _____/ _____
Banca examinadora:
____________________________________________________
Prof.ª Valdice Neves Pólvora – Orientadora
____________________________________________________
Prof.ª - Avaliador 1
____________________________________________________
Prof.ª - Avaliador 2
AGRADECIMENTO
Agradecemos a Andreia Nogueira colaboradora da empresa Soin Sociedade por compartilhar e apresentar dados essenciais para a elaboração deste projeto.
A orientadora deste trabalho Professora Valdice Neves Pólvora, por compartilhar seus conhecimentos conosco. Por nos orientar, supervisionar, incentivar e servir de grande exemplo.
Ao excelente corpo docente do tecnólogo em Gestão Comercial da Universidade Paulista do campus Pinheiros, em especial aos professores Jefferson Lécio Leal, Marcelo Mello e José Eduardo Grillo.
A toda coordenação e diretoria da Universidade Paulista, em especial a Coordenadora Auxiliar CST Profa. Me. Cláudia Palladino por toda atenção e orientação.
RESUMO
O Projeto Integrado Multidisciplinar do curso tecnológico de Gestão Comercial aborda o levantamento de informações e análise da empresa denominada “Soin Sociedade Industrial” atuante no ramo de produtos de limpeza e aromatizadores, além de relacionar dados de sua história, constituição, ramos de atividades e características administrativas, na área material e patrimonial, formas de e tecnologias utilizadas
Palavras-chave: Análise da empresa, Soin Sociedade Industrial,
Produtos de limpeza e cuidados.
ABSTRACT
The Multidisciplinary Project Integrated with the Commercial Management technological course addresses or collects information and analyzes the company called “Sociedade Industrial Soin” operating in the field of cleaning and flavoring products, in addition to relating data from its history, constitution, branches of activities and resources administrative, no material and patrimonial areas, forms and technologies used.
Palavras-chave: Analyses company, Soin Sociedade Industrial,
Cleaning and care products.
SUMÁRIO
Introdução
Referencial Teórico
2.1. Missão, Visão e Valores 
2.2. Práticas de Gestão
2.3. Marcas e produtos 
2.4 Processos e divisões
Comunicação Empresarial 	
3.1. Comunicação Interna	
3.2. Comunicação Externa	
3.3. Comunicação Interdepartamental	
3.4. Ferramentas de Tecnologia e Comunicação 
 3.4.1. CRM
 3.4.2. ERP
 3.4.3. WMS
 3.4.2. SI
Recursos Materiais e Patrimoniais
4.1 Dimensão da Soin
Técnicas de informática
1. INTRODUÇÃO
A Soin Sociedade Industrial, atuante no segmento de saneantes, é uma indústria de produtos de limpeza e higiene. 
Produtos saneantes domissanitários classificados quanto à finalidade de uso, como produtos para limpeza geral e afins são definidos na Resolução RDC nº 184, de 22/10/01, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, como aqueles destinados à higienização de objetos inanimados e/ou ambientes domiciliares, coletivos e/ou públicos, tanto para fins domésticos quanto para fins profissionais (Brasil, 2001).
Apresentamos uma análise da estrutura administrativa da empresa, utilizando como base as matérias do primeiro semestre do curso Tecnológico de Gestão Comercial, mostrando formas de aprimoramento e evolução, em análise durante o semestre.
 A coleta de dados foi feita pelo intermédio de um integrante do grupo que faz parte do quadro de funcionários da Soin. As informações foram adquiridas através de pesquisas e e-mails direcionados para as equipes ligadas diretamente aos processos estudados, com gerentes-administrativos, colaboradores da área comercial e do marketing da organização.
Os resultados alcançados permitem uma melhor compreensão da estrutura e natureza da organização e suas formas de organização do trabalho mostram na prática, a teoria que nos foi ensinada.
2 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
A Comunicação Empresarial (CEMP) caracteriza-se, atualmente, como a somatória de todas as atividades de comunicação da empresa. É uma atividade multidisciplinar que envolve métodos e técnicas de relações públicas, jornalismo, assessoria de imprensa, lobby, propaganda, promoções, pesquisa, endomarketing e marketing. O público, ao qual se destina, pode ser dividido em externo e interno. (PIMENTA, 2010,p.125)
2.1 COMUNICAÇÃO INTERNA
Segundo (TAVARES, 2010, p.15) a comunicação interna é a comunicação existente entre a empresa e o público interno (funcionários da empresa). Por isso entendemos que a comunicação interna abrange:
· A comunicação entre departamentos, órgãos, unidades etc.
· A comunicação entre pessoas dos mesmos departamentos, órgão, unidades etc.
· A comunicação entre chefias.
· A comunicação entre funcionários e chefia direta, como supervisores e gerentes e chefia indireta, como diretores e presidentes.
2.2 COMUNICAÇÃO EXTERNA
Já a Comunicação Externa tem o intuito de transmitir a imagem desejada pela empresa para o público de fora. Se trata de um conjunto de atividades que inclui assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, relações públicas, campanhas institucionais entre outros com o objetivo de transmitir a identidade da organização. 
Uma das finalidades da comunicação externa é divulgar projetos, novidades, ações realizadas e outras informações que sejam interessantes para o público externo a fim de fidelizar clientes e estimular as vendas da empresa.
2.3 COMUNICAÇÃO INTERDEPARTAMENTAL
É a comunicação entre os departamentos da empresa, podem ser utilizados como meio de comunicação e-mails, telefonemas como forma mais rápida e direta de se comunicar, intranet etc.
2.4 Ferramentas de Tecnologia e Comunicação (CRM, ERP, WMS, SI)
 2.4.1 CRM
Customer Relatonship Management ou “Gestão de Relacionamento com o Cliente” é o processo utilizado por qualquer tipo de empresa para gerenciar e analisar as interações com o cliente, antecipar necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade, aumentar as vendas e personalizar campanhas de captação de novos clientes.
É um software criado para automatizar o relacionamento com o cliente e ajuda a administrar o gerenciamento de contatos e vendas, processos de fluxo de trabalho e produtividade. Além de possibilitar um relacionamento personalizado com cada cliente, o sistema CRM soluciona diversos problemas enfrentados pelos vendedores e gerentes de vendas:
· Organizar todos os dados em um só lugar;
· Organizar a carteira de clientes dos vendedores;
· Priorizar clientes de acordo coma relevância no ciclo de vendas etc.
Utilidades de CRM e suas aplicações:
Pode ser utilizado para suprir necessidades de vendas, marketing e suporte.
· CRM em vendas: tem como foco organizar as operações para que os vendedores destinem tempo a tarefas que vão gerar resultado. 
· CRM em marketing: no marketing, personaliza a comunicação entre o cliente e a companhia usando como base asinterações de redes sociais da empresa, e-mail e site.
· CRM em suporte: tem como objetivo atender as necessidades dos clientes que já adquiram produtos ou serviços, ajudando a identificar os problemas mais reportados por eles.
O CRM se faz presente em basicamente quatro segmento: analítico, colaborativo, operacional e estratégico.
· Analítico: interpreta os dados dos clientes, ajudando os vendedores a entenderem o perfil de cada um e saber qual solução se adequa melhor às suas necessidades.
· Colaborativo: reúne as informações vindas de todas as equipes da empresa, desde o marketing, passando pelas vendas, pelo desenvolvimento e chegando até o suporte. Trazendo assim, informações do CRM analítico e operacional dando a oportunidade de entender e tratar melhor cada negócio.
· Operacional: melhora a qualidade de atendimento aos clientes e facilita a resolução dos problemas. 
· Estratégico: estuda a competitividade do mercado e as condições da empresa para perceber o que precisa ser feito, a fim de superar a concorrência. 
2.4.2 ERP
Enterprise Resource Planning ou “Planejamento dos Recursos da Empresa’’ são sistemas que fornecem rastreamento e visibilidade das informações de qualquer parte da empresa. Estes Sistemas fornecem suporte e controlam todos os processos operacionais, produtivos, administrativos e comerciais da instituição. Todas as atividades realizadas pela companhia devem ser registradas para que as consultas extraídas do sistema possam refletir a realidade com precisão. Proporciona melhoria de processos de negócios, como a produção, compras ou distribuição, com informações online e em tempo real. O sistema possui uma única base de dados que possibilita um fluxo de informações único, contínuo e consistente por toda a empresa de forma integrada.
Benefícios que o ERP pode trazer:
· Integração com CRM;
· Mais produtividade;
· Emissão de nota fiscal e boletos;
· Otimização dos processos e infraestrutura;
· Redução de custos;
· Cadastro de colaboradores e clientes
· Controle de estoque, financeiro etc
Funcionalidades do ERP
· Possuem um layout de software que facilita a troca de informações entre todas as atividades da empresa, contendo um vasto sistema de informações e soluções de problemas;
· Através de um único banco de dados, operam em uma plataforma comum que interage com um conjunto integrado de aplicações, consolidando todas as operações do negócio.
· Os sistemas ERP são desenvolvidos de forma que a solução possa ser personalizada para cada segmento.
2.4.3 WMS
Warehouse Management System ou sistema de gerenciamento de armazém é um software de processos responsáveis por administrar e controlar as atividades do armazém desde o momento em que bens e/ou materiais entram até que se mudem par noa outra instalação. As operações realizadas incluem recebimento, inspeção, endereçamento, estocagem, separação, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos, gerenciamento de inventário, processos de seleção e auditoria. O WMS permite também localizar produtos em estoque ou em trânsito e fornece visibilidade no inventário a qualquer momento ou lugar.
2.4.4 SI
Si ou Sistema de Informação são softwares, hardware, banco de dados, sistemas especialistas ou sistemas de apoio à gestão desenvolvidos a fim de administrar as informações criadas e distribuídas dentro da organização. É basicamente, um sistema que coleta, processa, armazena e transmite os dados, para facilitar o acesso dos usuários, atender as necessidades e solucionar problemas. 
3. ECONOMIA E MERCADO
A Selic ( Sistema Especial de Liquidação ) é a taxa básica de juros da economia brasileira e o principal instrumento de Política monetária do Banco do Central no controle da inflação. Por influenciar todas as taxas de juros do País, a Selic pode ter um peso no bolso do consumidor quando falamos de empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras.
O Banco Central opera diariamente na emissão, compra e venda de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional. Uma nota divulgada pelo Banco Central (BC) sinalizou que o Comitê de Política Monetária (Copom) pode voltar a reduzir a taxa de juros para evitar desaceleração da economia brasileira, mas a necessidade de cortes adicionais na Selic está longe de ser consenso entre economistas.
Já Samuel Pessoa, pesquisador da entidade, argumenta que cortar a Selic seria uma questão de “livro-texto de macroeconomia”. “Não há nenhuma heterodoxia envolvida, é uma operação de livro-texto. Temos visto que a demanda está fraca, essa é a minha premissa”, disse.
As projeções para a inflação deste ano caminham para 3% e, para 2021, 30% do mercado já aposta em inflação igualmente abaixo da meta. Ainda não há informações suficientes para calibrar decisões de política monetária em razão dos impactos da doença na economia: 
4. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
4.1 Cultura Organizacional
A Cultura Organizacional é um recurso estratégico que é utilizado como um diferencial competitivo pelas organizações. Por isso, é importante definir qual o posicionamento da empresa e como ela se diferencia no mercado, seja em como fazer negócios, o tratamento com os clientes, e até mesmo com os próprios funcionários, ou seja, é a identidade da empresa.
4.2 Práticas de Gestão
A prática de gestão é o futuro de qualquer organização, está presente na administração eficiente de seus recursos, no estabelecimento de objetivos claros e realistas, na busca constante de vantagens competitivas e na melhoria contínua de seus processos.
É produto do subsistema institucional e tem como fundamento as crenças e valores dos líderes da empresa (fundadores, proprietários e principais gestores). O modelo de gestão é o conjunto de normas e princípios que devem orientar os gestores na escolha das melhores alternativas para levar a empresa a cumprir sua missão com eficácia, conforme figura:
O subsistema institucional (Catelli, 1997)
5. MATEMÁTICA APLICADA
5.1 Número de empregados e sua distribuição
O número de empregados diz muito sobre a empresa e pode definir até mesmo em qual porte a companhia se encontra. Para classificar o porte das empresas e outras informações, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) utiliza como base pesquisas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para determinar o número de empregados.
Definição de porte de estabelecimentos segundo o número de empregados:
5.2 Faturamento médio e Market Share
O faturamento médio representa uma estimativa do valor a ser faturado pela empresa mensal, anual ou em um período pré-determinado. Esse valor pode ser definido por uma média, ou no o caso de uma nova empresa, por estimativas de faturamento.
Já o termo Market Share vem do inglês, que significa divisão ou quota de mercado. Ele se refere a participação da empresa no mercado em que ela está inserida, também pode ser encontrada com outras denominações, tais como, quota de mercado, fatia de mercado, porção de mercado, participação no mercado, entre outros. 
6. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS 
O termo “Recursos Materiais” se refere aos recursos econômicos de natureza tangível. Desta maneira, se opõem aos recursos intelectuais ou intangíveis, aqueles que são impossíveis de captar com os sentidos. Os recursos materiais são meios que tornam possível a concretização de diferentes tipos de objetivos e dos mais variados. A administração de materiais e patrimoniais tem a função coordenadora responsável pelo planejamento e controle do fluxo de materiais. Recursos patrimoniais resume-se no conjunto de riquezas da empresa, os prédios, equipamentos, instalações, e veículos e podem ser classificados como:
6.1 Recursos Humanos
É um conjunto de princípios estratégicos e técnicos que contribuiu para atrair, manter, motivar, treinar e desenvolver o patrimônio humano de qualquer organização. 
6.2 Recursos de Capital
A captação de recursos é dos principais passos para ter uma empresa em bom andamento, para conseguirmos capitais é preciso formar grandes alianças econômicas e culturais, comdesenvolvimento de novas ideias que coloquem essas alianças em prática na área dos negócios. 
6.3 Recursos tecnológico
Recurso tecnológico é um meio que se vale da tecnologia para cumprir com o seu propósito. Os recursos tecnológicos podem ser tangíveis (como um computador, uma impressora ou outra máquina) ou intangíveis (um sistema, una aplicação virtual). 
Os recursos tecnológicos ajudam a desenvolver as operações cotidianas da empresa, desde a produção até à comercialização, passando pelas comunicações internas e externas.
7. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA
7.1 TIC
Tecnologia da informação e comunicação - (TIC) pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum, a transmissão e o compartilhamento de informações dentro de uma empresa.
7.2 Hardware
Hardware são as partes que podemos ver de um computador, ou seja, todos os componentes da sua estrutura física como o monitor, o teclado, o gabinete e o mouse.
7.3 Hardening
Hardening é um processo de mapeamento das ameaças, mitigação dos riscos e execução das atividades corretivas, com foco na infraestrutura e objetivo principal de torná-la preparada para enfrentar tentativas de ataque.
Normalmente, o processo inclui remover ou desabilitar nomes ou logins de usuários que não estejam mais em uso, além de serviços desnecessários.
Outras providências que um processo de hardening pode incluir: limitar o software instalado àquele que se destina à função desejada do sistema; aplicar e manter os patches atualizados, tanto de sistema operacional quanto de aplicações; revisar e modificar as permissões dos sistemas de arquivos, em especial no que diz respeito a escrita e execução; reforçar a segurança do login, impondo uma política de senhas fortes.
7.4 Rede de Computadores
Uma rede de computadores é um grupo de sistemas de computadores e outros dispositivos de hardware de computação que estão ligados entre si através de canais de comunicação para facilitar a comunicação e o compartilhamento de recursos entre uma ampla gama de usuários. Redes são geralmente classificadas com base em suas características.
7.5 Infraestrutura de Redes
A infraestrutura de redes é o meio responsável por conectar e suportar todos os equipamentos de tecnologia de uma empresa, desde as estações de trabalho dos usuários até os mais avançados servidores, permitindo que todos tenham acesso aos sistemas e recursos de TI, normalmente instalados nos equipamentos presentes nos racks de um datacenter.
7.6 Políticas de Tecnologia da Informação
Políticas de tecnologia são um componente essencial para qualquer empresa que utilize recursos de TI ou que preste serviços na Internet. Não se trata apenas da política de segurança da informação como parte da gestão da segurança, mas também de outras políticas específicas como políticas de uso, políticas de acesso, políticas de privacidade etc.
8. ESTUDO DE CASO – HISTÓRIA DA SOIN
Fundada em 1978 com outra denominação, a empresa SIM Sociedade Industrial de Máquinas Ltda., especializada na fabricação de máquinas e equipamentos entrou no segmento de saneantes em 1984, com uma nova linha de produtos ainda pequena. 
No ano de 1997 a companhia entra em uma nova fase de gestão, simplificando então a razão social da empresa para SIM Sociedade Industrial Ltda e mantendo o foco no segmento de saneantes. Em 1998 após um longo estudo, a empresa decide atualizar seus produtos e embalagens para aprimorar a qualidade e mostra novidades lançando a linha de Inseticidas UFFA.
Em 2000 a marca teve um crescimento exponencial da presença no mercado nacional e em 2005 houve unificação das marcas Zap Clean, SIM, WC Box e WC 2000 passando a se chamar então SOIN Sociedade Industrial.
Em 2009 a marca SECAR começa a ser classificada pela Nielsen como a 5ª Marca de Purificadores de Ar no Brasil e em 2010 a empresa passa por um processo de industrialização, onde começa a produzir 85% de suas embalagens no próprio parque industrial deixando o processo com um custo mais baixo, melhorando assim, sua eficiência. 
A empresa reformulou seu posicionamento em 2017 para uma nova fase com o objetivo de levar o bem-estar para dentro da sua casa, com produtos na linha de cuidado com o ar, higiene doméstica e proteção. Marcando então uma nova fase de expansão e sucesso de vendas.
Hoje a Soin é composta por três sócios, o percentual de cada um não foi divulgado pela empresa.
Atuante no sistema industrial, se enquadra no setor secundário produzindo bens de consumo no segmento de saneantes, é uma indústria de produtos de limpeza e higiene. Busca por esse mercado desde 1997 após uma mudança na gestão e veio aprimorando o seu produto e crescendo suas marcas ao longo do tempo. 
A Soin tem como principais concorrentes do mercado as empresas SC Johnson, Total Química, Limppano e a Reckitt Benckiser. 
9. MARCAS E PRODUTOS
As linhas e produtos que a Soin trabalha são Secar, Zap clean e a Uffa, sendo que entre as três, a mais vendida é a linha Secar, com o produto aromatizante.
linha Uffa produz um aerossol multi-inseticida, que e utilizado para matar mosquitos, moscas, pernilongos e baratas.  Entre as outras opções da Soin, a Uffa é a menos vendida.   
A linha Zap clean já é a linha que tem mais variedade de produtos, alguns exemplos são os blocos sanitários, desengordurantes, gel sanitário adesivo, lava roupa baby etc. Entre as outras opções da empresa, essa é a segunda mais vendida.
A linha Secar também tem uma boa variedade de produtos como por exemplo difusor de aromas, home spray secar, desumidificador, absorvedor de odores secar geladeira, odorizador de ambientes etc. A linha secar é a mais vendida dentro da SOIN.
10. CARGOS E RESPONSABILIDADES
A SOIN é dividida em diversos setores, sendo eles diretoria, área comercial, administração de vendas, departamento de compras, auditoria, merchandising, logística, expedição, recebimento, TI, área de desenvolvimentos, RH, almoxarifado, recepção, frota e financeiro.
· Diretoria: Que tem por sua vez criar estratégias e tomar decisões, para que assim seja colocado em prática o desenvolvimento e crescimento da empresa.
· Área comercial: Setor com maior comprometimento em prospectar novos clientes em todo território nacional em segmentos como varejo, home center, atacarejo, grandes redes e e-commerce.
· Administração de vendas: Tem como função manter o controle das negociações de vendas, faturamento, política de vendas e área fiscal.
· Departamento de compras: O setor de compras é responsável pelas análises de custos de fornecedores e mercado para que assim sejam feitas aquisições de insumos e materiais com melhores custos e ter uma venda sadia para obtenção de lucros para empresa.
· Auditoria: Controla a contabilidade e operações da empresa, para que não haja gastos excessivos e desnecessários.
· Merchandising ou Marketing: Área ligada a equipe de promotores, onde expõe o material produzido pela empresa nos pontos de vendas com o objetivo de divulgação e mostrar os benefícios que aquele produto oferece.
· Logística: É responsável pela administração de materiais e recursos usados em uma empresa, controla o estoque e a armazenagem, planejam a movimentação interna e a distribuição entre fábricas, centros de distribuição e clientes.
· Expedição: Responsável pelo recebimento, conferência, separação, embalagens de produtos e materiais dentro do estoque.
· Recebimento: É o profissional responsável por conferir todos os produtos, mercadorias e peças produzidas. 
· TI: Setor que gerencia as informações da organização, criando e distribuindo-as em redes de computadores, além de lidar com processamento de dados, engenharia de software, informática, hardwares e softwares.
· Área de desenvolvimentos: É o setor responsável por criar novos produtos, para mercado conforme suas necessidades.
· RH: Tem como função contratar, desenvolver, treinar, motivar, engajar, fazer pagamentos em folha.
· Almoxarifado: Local destinado ao armazenamento conservação de materiais para uso da empresa.
· Recepção: Atender e filtrar ligações,anotar recados e receber visitas.
· SAC: Realiza o atendimento telefônico de clientes, abertura de chamados para resolução de problemas, orienta os clientes da melhor forma possível, tendo total conhecimento do que está ocorrendo na empresa.
· Frota: Gerenciador dos veículos da empresa e quem planeja e monitora gastos.
· Financeiro: Setor responsável pelo fluxo de caixa da empresa, ou seja, faz o controle diário das entradas e saídas de dinheiro.
11. ESTUDO DE CASO – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
A Soin utiliza uma PSI (Política de Segurança da Informação) de uso interno, onde todos os funcionários assinam, para manter a segurança das informações.
11.1 Comunicação Interna
Realizada a comunicação interna através de e-mails, contato telefônico, aplicativos de celulares (WhatsApp) e reuniões internas para definições de estratégias. 
11.2 Comunicação Externa
É feita através de redes sociais, como (Instagram e facebook), jornais, revistas, tabloide e outdoor.
11.3 Estrutura de Atendimento
São compostos por uma equipe de vendas, realizando o trabalho nas grandes redes e varejo nível nacional com o apoio do SAC, onde os clientes procuram nossos produtos para revenda.
11.4 Comunicação interdepartamental
Feita por meio do Outlook e o software utilizado pela empresa é o Alvo ERP, ele dispõe de serviços para as seguintes utilidades: 
O Alvo otimiza e organiza todas as etapas comerciais, desde a geração dos orçamentos e propostas até o faturamento, emissão e transmissão da nota fiscal. É possível elaborar tabelas de preço, estipulando o limite máximo e mínimo de venda, e definir quais variáveis compõem o preço final do produto.
11.4.1 Gestão de vendas e alvo mobile
Esse módulo facilita, ainda, a gestão das vendas e dos vendedores, com possibilidade de controle dos percentuais de comissão, acréscimos e deduções por faixas de comercialização. A realização das vendas fora da empresa é simplificada com o Alvo Mobile que, integrado com o Alvo Vendas, possibilita a emissão de pedidos em tempo real, através de dispositivos móveis, e a consulta online de estoque, produtos, mercadorias e metas, além de oferecer aos gestores o monitoramento do deslocamento e da localização dos vendedores, o que otimiza o roteiro de visitas aos pontos de venda.
· Registro de pedidos em tempo real através do Alvo Mobile;
· Integração do Alvo Mobile com o sistema de retaguarda Alvo ERP para emissão do pedido de venda após a aprovação do pedido e fechamento do negócio;
· Opções de filtro dos pedidos de venda de acordo com o status desejado: aberto, conferência, faturar, faturado, NF cancelada;
· Integrado com os módulos Financeiro, Assistência Técnica, Compras e Estoque
· Utiliza o pedido de venda para a abertura de Ordens de Serviço ou de Produção, assim como de requisições de compra, realizando o faturamento para emissão da nota fiscal e do boleto para pagamento;
· Geração automática das parcelas do pedido de acordo com a condição de pagamento.
11.4.2 Emissão de notas fiscais
O Alvo Vendas garante o cumprimento das exigências legais, possibilitando um maior controle das notas emitidas e enviadas. É integrado com as Prefeituras para envio da Nota Fiscal de Serviços (NFS-e) e com o SEFAZ para transmissão da Nota Fiscal de Produto (NF-e), com validação pelo SAT no estado de São Paulo. Também atende a necessidade dos outros estados, em que é obrigatória a emissão da NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica).
11.5. Planejamento de comunicação
 A SOIN para seu crescimento, realiza planejamento na produção de seus produtos, com base na saída das vendas, para cumprir um planejamento de visitas em seus clientes e utiliza a ferramenta pelo aplicativo “ Trolle e Vexpenses” para controle dos gastos da equipe de vendas e promotores.
12. ESTUDO DE CASO – ECONOMIA E MERCADO
A empresa alvo de estudo adotou algumas práticas e mudanças importantes e primordiais por conta da crise que vivemos hoje devido a pandemia do vírus SARS-CoV-2, muitas empresas viram suas vendas despencarem bruscamente em um curto intervalo de tempo. As que estão conseguindo sobreviver e se manter, como a Soin, estão sofrendo também a pressão interna e buscando meios e tentativas de se manterem firmes e com posicionamento no mercado.
Algumas medidas que foram adotadas pela Soin:
· Trabalho home office;
· Suspenção de reuniões, processos seletivos e treinamentos presenciais;
· Distanciamento mínimo entre pessoas dentro do ambiente de trabalho;
· Afastamento de pessoas que fazem parte do grupo de risco.
Foram revistos também contratos de trabalho, suspenção de serviços não primordiais e tiveram redução de valores em produtos por alguns meses para que consigam manter todos os funcionários empregados. A readaptação para manter a empresa ativa está sendo primordial neste momento de crise no brasil e no mundo.
Tiveram ainda a oportunidade de iniciar a fabricação de álcool em gel para comercialização aos clientes e disponibilização para uso próprio dos funcionários. Fizeram também parceria com outra empresa realizando a troca de produtos de limpeza por máscaras para proteção.
13. ESTUDO DE CASO – FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
13.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES
O tripé missão, visão e valores de uma empresa são conceitos fundamentais para evolução e desenvolvimento empresarial. A partir de sua definição, é possível fazer o planejamento estratégico, direcionar os funcionários e criar laços com os clientes.
A Soin tem como missão: 
· Desenvolver produtos com a melhor tecnologia para promover o bem-estar dos nossos consumidores, bem como facilitar a limpeza e higienização doméstica. 
· Utilizar matérias-primas da melhor qualidade adequada ao propósito dos nossos produtos. 
· Estar comprometido continuamente com o desenvolvimento de sistemas e processos, promovendo sempre o bem-estar dos nossos colaboradores. 
· Estar comprometido com as normas e as leis estabelecidas pelos órgãos reguladores, principalmente com a proteção do meio ambiente. 
Visão:
· Ser referência de qualidade e inovação gerando novas oportunidades, agregando valor aos nossos produtos e tendo como foco a satisfação do cliente. 
Valores:
· Respeito: Obter e promover o respeito de seus colaboradores, fornecedores e clientes. 
· Responsabilidade: Atuar com total responsabilidade em seu mercado; 
· Inovação: Se reinventar a cada dia; 
· Transparência: Manter a transparência em todas as ações da empresa. 	
13.2 CULTURA ORGANIZACIONAL – SOIN SOCIEDADE
A empresa busca trabalhar com o máximo de transparência possível para com seus funcionários, a fim de que eles possam também passar o mesmo aos clientes e conquistar a confiança de todos. A SOIN é uma organização familiar de porte médio onde os colaboradores têm o privilégio de ter contato direto com os donos.
A diretoria exerce algumas práticas, como reuniões com a equipe comercial e seus departamentos, para que encontrem a melhor maneira de alcançar as metas estabelecidas. Quando alcançam os objetivos, são realizadas campanhas de incentivo e como forma de agradecimento ocorrem jantares, que mantém os funcionários engajados em seu compromisso de atender seus clientes da melhor forma. 
Além disso, todos os colaboradores que completam cinco anos de empresa, são premiados com troféu e valores em dinheiro. Na SOIN todo final de ano é motivo para comemorar, então é preparada uma festa de confraternização para reunir os setores, com a finalidade de incentivar o companheirismo entre colaboradores de todos os departamentos.
13.3 PRÁTICAS DE GESTÃO
A prática de gestão e o futuro de qualquer organização está na administração eficiente de seus recursos, no estabelecimento de objetivos claros e realistas, na busca constante de vantagens competitivas e na melhoria contínua de seus processos.
Para criação de um Projeto de Gestão, primeiramente a Soin tem um objetivo traçado, como por exemplo, conquistar novos clientes, desenvolver novos produtos, atender um novo público no seu ramo de atuação etc.
Um dos projetos em andamento é abrir 100 novos clientes em 6 meses a partir de junho/2020, clientes que trabalhamcom produtos de Limpeza para as classes B e C, buscando um crescimento de 30% nas vendas da nossa empresa nesse período.
Processo – será identificar os clientes potenciais que precisam de seu produto e que se enquadram nos pré-requisitos do projeto e definir quais funcionários/vendedores irão oferecer nosso produto.
Sociedade – Atender às exigências dos consumidores e deixar a casa mais limpa com nossos produtos de limpeza, gerar mais consumo nesta categoria e movimentar a economia do país gerando mais empregos.
Liderança – Treinar a equipe e deixar os colaboradores engajados com o projeto, motivar a equipe para estar sempre disposta a oferecer o melhor preço e melhor produto, manter o mesmo satisfeito por participar do projeto e realizar feedback frequentemente acompanhando o desempenho e resultados alcançados.
14. ESTUDO DE CASO – MATEMÁTICA APLICADA
Conforme definição de porte de estabelecimentos segundo o número de empregados, disponibilizada pela Sebrae. A SOIN é uma empresa de médio porte, pois se trata de uma indústria e se encaixa dentro do número de empregados pré-estabelecido, que é de 100 a 499 empregados. 
14.1 NÚMERO DE EMPREGADOS E SUA DISTRIBUIÇÃO, FATURAMENTO MÉDIO E MARKET SHARE
A SOIN - Sociedade Industrial conta com cerca de 260 empregados, sendo 57% constituído por homens e 43% por mulheres. Dentre estes, 36 funcionários têm ensino superior, sendo 18 mulheres e 18 homens. Conforme gráfico 1 abaixo:
A empresa não divulgou o faturamento obtido, mas disponibilizou um link onde contém o faturamento máximo que empresas de médio porte devem atingir. Conforme informações do site, o faturamento anual deve estar entre R$3.600.000,01 até R$12.000.000,00 e realizando uma média, é possível deduzir que a Soin fatura cerca de R$7.800.000,00 todo ano. Conforme figura 2.
Segundo a Nielsen, empresa que coleta, analisa e estuda informações detalhadas e precisas sobre hábitos de compra e o uso dos meios de comunicação pelos consumidores, marca de desumidificadores da SOIN foi classificada em terceiro lugar no ranking do Brasil.
Essa classificação em Market Share deve trazer crescimento profissional e desenvolver competências da empresa, podendo auxiliar na tomada de decisões em um mercado dinâmico.
15. ESTUDO DE CASO – RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
A SOIN Sociedade Industrial tem sua sede na Avenida Albert Einstein, 80 • Bloco A – Unidade 3 Nucleo Resid. Isabela na cidade de Taboão da Serra – SP.
Um complexo industrial de 10.000m² construídos, não conseguimos a informação detalhada do maquinário industrial e espaço de logística, SOIN tem poder industrial onde produz 85% de suas embalagens além da produção laboratorial de seus produtos de limpeza, e sua frota de caminhões, é dividida em setores.
Recursos materiais - instalações, matéria-prima, equipamentos, ferramentas, entre outros.
Recursos Patrimoniais - pessoal, material e financeiro
Recursos de Capital - instalações e aquisição de equipamentos e materiais permanentes
Recursos tecnológico - tangíveis ou intangíveis, logo, além da computação em nuvem, que é intangível, temos também as redes sociais, sites, blogs, ferramentas online e offline que facilitam os processos em atividades pessoais e profissionais, entre outros.
16. ESTUDO DE CASO – TÉCNICAS DE INFORMÁTICA
16.1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Programas de computador (softwares)
· Pacote office desde a versão 2007 até a mais atual 2019;
· Programas da família Adobe como: Reader (PDF), Photoshop, Illustrator;
· Usados para videoconferência Skype e Zoom.
16.2 EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA UTILIZADOS
16.2.1 HARDWARE
Hardware são as partes que podemos ver de um computador, ou seja, todos os componentes da sua estrutura física.
Equipamentos de informática (hardwares), utilizado pela Soin para equipamentos de informática como computadores, monitor, teclado, gabinete, mouse, notebooks e servidores da marca Dell.
Impressoras são utilizados os modelos da Samsung.
Roteadores Wi-Fi e equipamentos de infraestrutura são utilizados a Ubiquiti e Cisco.
16.3 REDES DE COMPUTADORES
16.3.1 Redes de Área Local LAN
Rede local, é a configuração para redes instaladas em áreas menores, como escritórios. Na porta LAN do roteador o usuário pode conectar computadores, notebooks e periféricos para permitir a distribuição e transmissão da conexão de Internet.
16.3.2 Wide Area Networks WAN
Rede de longa distância (Wide Area Network) para cobrir uma área maior com a conexão de Internet. Empresas e universidades, por exemplo, contratam provadores de serviço WAN para facilitar o uso de todos os usuários em uma mesma rede. No roteador, caso o cabo do modem não seja conectado na por
16.3.3 Internet Ethernet
Ethernet padrão mais utilizado para acessos locais e para levar Internet ao dispositivo por meio de um cabo. Ao utilizar a tecnologia é possível resolver problemas de Internet lenta, por exemplo, quando sem fio. A porta e o conector são idênticos e fazem ligação automática (plug and play) da WAN, o computador não receberá o sinal de Internet.
16.3.4 Política de tecnologia da informação
 A Política de Segurança da Informação (PSI) consiste em um documento que estabelece os princípios e as diretrizes de segurança da companhia. As práticas devem ser seguidas pelos colaboradores e aplicadas em todos os sistemas e processos da organização.
16.3.5 Política de tecnologia da informação SOIN
A SOIN utiliza a ferramenta PSI, uso interno para comunicação por e-mail. Programas e/ou sistemas utilizados pela empresa para a gestão: ERP (Enterprise Resource Planning) trata-se de um software integrado de gestão empresarial que reúne numa única solução as informações gerenciais dos setores da empresa, tais como: Contabilidade, Finanças, Fiscal, RH, Suprimentos, Patrimônio e Vendas.
16.4 INFRAESTRUTURA DA REDE
Hardening de equipamentos, os processos realizados para colocá-los em produção e divulgar como é a rede interna Soin.
Força bruta de senhas (usado por malwares de LOT e para invasão de servidores e roteadores): Telnet (23/TCP), SSH (22/TCP). Outras TCP (2323, 23231, 2222), Protocolos explorados pela botnet Mirai, na variante para CPEs (roteadores de banda larga) 
TCP: 7547, 5555, 37777, 6789, 81, 37215, 52869, Busca por protocolos que permitam amplificação UDP: DNS, NTP, SSDP, SNMP, Chargen, Netbios, Quotd, mDNS, LDAP
Alteração de DNS para fraudes Comprometidos - via força bruta de senhas (geralmente via telnet) - explorando vulnerabilidades - via ataques CSRF, através de iFrames com JavaScripts maliciosos colocados em sites legítimos comprometidos pelos fraudadores. O objetivo dos ataques é alterar a configuração de DNS para que consultem servidores sob controle dos atacantes - servidores DNS maliciosos hospedados em serviços de hosting/cloud casos com mais de 30 domínios de redes sociais, serviços de e-mail, buscadores, comércio eletrônico, cartões, bancos.
O que é Hardening
É um procedimento para analisar vulnerabilidades, mapear as ameaças, minimizar/mitigar riscos, aplicar medidas corretivas, protegera ataques vindos de terceiros para que seus equipamentos façam ataques em outros.
CONCLUSÃO
Os dados apresentados neste trabalho foram coletados através de pesquisas e e-mails trocados com gerentes-administrativos, colaboradores da área comercial, RH e do marketing da organização.

Continue navegando