Buscar

PROJETO DE ESTÁGIO ISA E ISABEL

Prévia do material em texto

3
9
	
	
	
	
	
	
	
	
	Centro Universitário Leonardo da Vinci
	
	
	
	
	
	
	
 ISADORA MARTINS, MARIA ISABEL BARBOSA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA TURMA 3686
TUTOR EXTERNO: DANIELA SOUZA
A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGOGICAS NA VIDA DO ALUNO.
SANTO ANTONIO DA PATRULHA
2021/2
	
SUMÁRIO
PARTE I: PESQUISA	3
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA	3
1.2 OBJETIVOS	3
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA	4
PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO	6
2.1 METODOLOGIA	6
2.2 CRONOGRAMA	7
REFERÊNCIAS	8
APÊNDICES	9
1 PARTE I: PESQUISA
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA 
Área de concentração: Metodologia de ensino
Programa de Extensão: Programa- Metodologia e estratégia de ensino aprendizagem
Projeto de Extensão: Práticas pedagógicas na educação básicas em tempos de pandemia
Produto Virtual: Trilha de aprendizagem
Tema: A importância das práticas pedagógicas na vida do aluno
JUSTIFICATIVA
O projeto de estágio foi pensado com base na atual situação em que estamos inseridos: vivendo no meio de pandemia. Nessa situação, não somente os profissionais da educação, mas todos nós tivemos que nos reinventar em todas as áreas da nossa vida. É nítido que ninguém estava esperando por isso, mas foi necessário até para nos conhecermos como pessoas. Nosso estudo se norteia em práticas pedagógicas para o ensino híbrido (online e presencial), buscando atividades que possam ser reproduzidas tanto em casa como na escola, sempre pensando na aprendizagem do aluno como principal objetivo de acordo com os meios de comunicação e as ferramentas que estão disponíveis ao nosso alcance. 
Nosso projeto de estágio se baseia em nossas vivências, em leituras de livros e parágrafos autorais, com citações de grandes autores.
1.2 OBJETIVOS
· Desenvolver autonomia ao concluir as atividades;
· Explorar a imaginação;
· Ampliar o conhecimento;
· Desenvolver motricidade fina e grossa;
· Ampliar o vocabulário;
· Estimular a interação social com os colegas; 
· Explorar as cores;
· Ampliar o vocabulário ao conversar;
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O propósito do presente estudo foi compreender os desafios didático-pedagógicos que encaramos por conta da pandemia do COVID19 em suas ações de ensino e gestão, assim como descobrir as novas metodologias utilizadas, bem como analisar as perspectivas futuras do ensino pós pandemia. A partir de marco do ano de 2020 a educação precisou se ajustar e lançar mão de estratégias didático-pedagógicas pouco conhecidas e/ou utilizadas nas escolas e pelos professores adaptados ao modo presencial de ensino. Essas mudanças que ocorreram de forma tão brusca trouxeram aos professores grandes dificuldades na adaptação de realizarem suas atividades que passaram a ser de forma virtual. Surgiram imensas dificuldades no uso das tecnologias disponíveis para o ensino remoto. Frente a essa nova realidade o futuro do ensino ainda é uma incógnita, mais toda essa experiência vivenciada pelos docentes, os novos aprendizados, com todos esses recursos tecnológicos utilizados, são possíveis prever a rotina em sala de aula, da educação e a forma de ensinar e aprender sofrerá adequações irreversíveis ao qual vislumbra-se o ensino híbrido como um possível “novo normal” nos planejamentos educacionais porvindouros. 	Comment by Daniela Souza da Rosa: Colocar todo o texto em modo justificado.
Diante disso, fez-se necessário fomentar espaços de escuta e reflexão sobre a prática pedagógica. A adoção emergencial de aulas virtuais para conferir continuidade aos estudos, no contexto do enfrentamento ao novo coronavírus, trouxe à tona o fenômeno da exclusão digital: um grupo de estudantes permanecem à margem do direito à educação, conforme ressalta CAMACHO (2019, p. 4): “(…) O maior desafio dos educadores da atualidade consiste em construir uma escola em que alunos com diferentes graus, níveis ou condições de aprendizagem estejam juntos frente à mesma situação de ensino.”
 Na lição acima ilustrada, a escritora destaca a invisibilidade dos estudantes mais pobres diante das iniciativas de aulas remotas para de afrontamento ao COVID-19. A exclusão digital é o contrário da inclusão digital. SILVEIRA (2001, p. 18), discursa que “a exclusão digital ocorre ao se privar as pessoas de três instrumentos básicos: o computador, a linha telefônica e o provedor de acesso.” Nessa mesma linha de pensamento, conclui-se que a exclusão digital ocorre quando faltam o indivíduo acesso à internet. 
BARRETO e ROCHA (2020, p. 9-10) concluem que ainda subsistem muitos desafios no combate à exclusão digital no meio educacional:
 “(...) observa-se que os professores e professoras são mais consumidores da tecnologia que produtores. Esse fato se deve ao modelo de formação inicial que precisa ser pensado/ adaptado para a contemporaneidade. A EaD foi implementada no Brasil para contemplar demandas de formação inicial de professores. Há muito a se fazer para a EaD funcionar na Educação Básica, uma vez que não é configurada como espaço de democratização. Muitos alunos e alunas não possuem acesso à internet e não dispõem de espaço adequado para o desenvolvimento de estudos nas residências”.
O atual cenário educacional, marcado no ano de 2020 pela pandemia do novo coronavírus e pela adoção de aulas virtuais para promover a continuidade do trabalho docente na educação, indica um imenso abismo entre os estudantes digitalmente excluídos e os que dispõem de condições suficientes para acesso às aulas remotas.
2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO
2.1 METODOLOGIA
O presente Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental, teve como escolha a instituição de ensino Escola Estadual de Ensino Fundamental Ferreira Viana. O produto virtual a ser elaborado será uma trilha de aprendizagem.
Devido à impossibilidade de contato de modo presencial na referida instituição, consequência da pandemia do Coronavírus (COVID-19), a alternativa que coube foi buscar as informações necessárias para a elaboração do roteiro de observação e planos de aula de modo virtual; no qual foi possível obtê-las por meio de duas ferramentas de uso on-line: WhatsApp e Google.
O aplicativo de mensagens (WhatsApp) foi de sua importância, visto que propiciou o contato com a professora titular da turma escolhida, para a posterior construção dos planos de aula, e, principalmente, do roteiro de observação virtual. A escola possui 38 alunos, com uma estrutura de refeitório, sala dos professores, secretária, biblioteca, laboratório de ciências e 5 salas de aula.
A turma escolhida para elaboração dos planos de aula foi o 1º ano do Ensino Fundamental. Vale ressaltar que os planos serão elaborados de modo a contemplar da melhor maneira possível às competências exigidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
2.2 CRONOGRAMA	Comment by Daniela Souza da Rosa: Colocar as datas que tem no slide sobre o Projeto.
	ETAPA
	AÇÃO A SER REALIZADA
	DATA PARA POSTAGEM (Flex) ou ENTREGA (Semipresencial)
	Etapa 1
	Escrita do Projeto de Estágio.
Postar/Entregar o Projeto de Estágio.
	Verificar cronograma da disciplina de estágio no AVA em Notas e Avaliações – Postagem/Entrega da Etapa 1.
	Etapa 2
	Observação virtual e preenchimento do Roteiro de Observação
(O modelo está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem da disciplina de Estágio). 
Postar/Entregar o Roteiro de Observação Virtual.
	Verificar cronograma da disciplina de estágio no AVA em Notas e Avaliações – Postagem/Entrega da Etapa 2.
	Etapa 3
	Escrita do Paper de Estágio e elaboração do projeto de extensão de acordo com o Programa de Extensão escolhido.
Postagem do produto virtual.
	Verificar cronograma da disciplina no AVA em Notas e Avaliações – Postagem/Entrega da versão completa do paper.
	Etapa 4
	Realização da Socialização de Estágio.
	Verificar cronograma da disciplina de estágio no AVA em Notas e Avaliações – Socialização do paper.
REFERÊNCIAS
BARRETO, Andreia Cristina Freitas; ROCHA, Daniele Santos. COVID 19 E EDUCAÇÃO: RESISTÊNCIAS, DESAFIOS E (IM)POSSIBILIDADES. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 01-11, 2020. Disponível em: . Acesso em: 15 Mai. 2020. 
CAMACHO, Alessandra Conceição Leite Funchal et al. Alunos em vulnerabilidade social em disciplinas de educação à distância em tempos de COVID-19. Disponível em: . Acesso em: 19 Mai. 2020.
https://br.guiainfantil.com/materias/cultura-e-lazer/contos-infantisfabulas-para-criancas-a-raposa-e-as-uvas/
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/importancia-fazer-pedagogico-processo-aprendizagem.htm
APÊNDICES
	PLANO DE AULA 1
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	E. E. E. Fundamental Ferreira Viana.
	Diretor(a)
	Digite aqui
	Turma
	1º ano
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Língua portuguesa, educação física.
	
	Tema
	A importância das práticas pedagógicas na vida do aluno 
	
	Objetivos/Habilidades
	(EF01LP02 - RCG01) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
Trabalhar a motricidade grossa ao brincar na rua.
	
	Recursos/Materiais
	História, caderno, lápis, borracha, giz.
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	
Sentar no centro da sala em roda, para ouvir a história: a raposa e as uvas. Conversar sobre a história, após a professora fará um ditado de palavras que foram ouvidas na história. 
Depois, todos vão para a rua, a professora fará uma “amarelinha diferente: sem números, os alunos terão que pular nos espaços pintados no chão para chegar até as uvas, explorando assim a motricidade grossa das crianças ao se movimentar. 
	Avaliação
	
A avaliação será feita de acordo com a participação dos alunos nas atividades propostas. 
	Referências
	
https://br.guiainfantil.com/materias/cultura-e-lazer/contos-infantisfabulas-para-criancas-a-raposa-e-as-uvas/ 
	PLANO DE AULA 2
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	E. E. E. Fundamental Ferreira Viana.
	Diretor(a)
	Digite aqui
	Turma
	1º ano
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Matemática, geografia.
	
	Tema
	A importância das práticas pedagógicas na vida do aluno
	
	Objetivos/Habilidades
	(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
(EF01GE01RS-3) Identificar e oralizar elementos naturais e elementos construídos pelos humanos em seus percursos, quantificando-os e atribuindo significado às descobertas.
	
	Recursos/Materiais
	Revistas, jornais, tesoura, cola, caderno, lápis, borracha.
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	
Relembrar a história do dia anterior. A professora vai entregar revistas e jornais antigos, assim os alunos irão fazer recortes em formato redondo para representar as uvas. Você irá recortar quantas uvas você quiser ou quantas uvas achar que tinham naquela parreira. 
Após o término da atividade, colar no caderno e responder algumas perguntas: O que é uma parreira? Onde você mora tem muitos elementos da natureza? Você já plantou alguma muda de alguma planta?
	Avaliação
	
A avaliação será feita de acordo com a participação dos alunos nas atividades propostas. 
	Referências
	
https://br.guiainfantil.com/materias/cultura-e-lazer/contos-infantisfabulas-para-criancas-a-raposa-e-as-uvas/
	PLANO DE AULA 3
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	E. E. E. Fundamental Ferreira Viana.
	Diretor(a)
	Digite aqui
	Turma
	1º ano 
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Ciências, artes. 
	
	Tema
	A importância das práticas pedagógicas na vida do aluno 
	
	Objetivos/Habilidades
	(EF01CI05RS-4) Identificar e caracterizar cada estação do ano.
Aguçar a imaginação ao desenhar.
Explorar as cores ao pintar.
	
	Recursos/Materiais
	Papel pardo, tinta ou giz de cera, pincel, história.
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	
Além de relembrar a história de segunda feira, vamos conversas sobre as estações do ano, o porquê elas existem, como elas são, as temperaturas e etc. Será feita uma atividade de pintura. A professora vai entregar um pedaço de papel pardo para cada grupo de alunos (no máximo 3), para então fazer uma pintura da raposa e das uvas, com uma paisagem natural, fazendo junto um desenho da estação que você mais gosta e achar que é a que a raposa estava vivendo naquele momento. 
.
	Avaliação
	
A avaliação será feita de acordo com a participação dos alunos nas atividades propostas. 
	Referências
	
https://br.guiainfantil.com/materias/cultura-e-lazer/contos-infantisfabulas-para-criancas-a-raposa-e-as-uvas/
	PLANO DE AULA 4
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	E. E. E. Fundamental Ferreira Viana.
	Diretor(a)
	Digite aqui
	Turma
	1º ano
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Língua portuguesa, ensino religioso
	
	Tema
	A importância das práticas pedagógicas na vida do aluno 
	
	Objetivos/Habilidades
	(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EF01ER05) Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.
	
	Recursos/Materiais
	Caderno, lápis, borracha.
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	
Conversar sobre a história da raposa e as uvas, expressando seus sentimentos ao ouvir a história e o que entendeu da mesma. Você gostou da história? Defina em uma palavra a história, escreva essa palavra no caderno e atribua sentimentos a ela. Após, apresentar aos colegas a sua palavra e suas atribuições a mesma, o seu sentimento ao ouvir a história e o que entendeu sobre a mesma. Se lembrar alguma situação boa que teve a palavra e a história pode relembrar e dividir com os colegas.
 
	Avaliação
	
A avaliação será feita de acordo com a participação dos alunos nas atividades propostas. 
	Referências
	
https://br.guiainfantil.com/materias/cultura-e-lazer/contos-infantisfabulas-para-criancas-a-raposa-e-as-uvas/
	PLANO DE AULA 5
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	E. E. E. Fundamental Ferreira Viana.
	Diretor(a)
	Digite aqui
	Turma
	1º ano
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Matemática, história.
	
	Tema
	A importância das práticas pedagógicas na vida do aluno 
	
	Objetivos/Habilidades
	-(EF01HI01RS-1) Conhecer a história de sua família e de sua comunidade, reconhecendo sentimentos e aprendendo a lidar com eles.
(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.
	
	Recursos/Materiais
	Caderno, lápis, borracha, desenho, história. 
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	
Após conversar sobre a história, responda no caderno: 
1- Você acha que a raposa no fim da história, percebeu a moral? 
2- Escreva os sentimentos que você acha que ela sentiu ao não conseguir colher as uvas.
Faça uma reflexão por meio de desenhos no caderno, contando como você acha que a raposa aprendeu ao não conseguir colher as uvas. 
Resgatar a pintura do outro dia que foi feita em grupos de 3 alunos, e comparar os cm do desenho feito, se a parreira é mais grossa, mais fina e escrever no caderno. 
	Avaliação
	
A avaliação será feita de acordo com a participação dos alunos nas atividades propostas. 
	Referências
	https://br.guiainfantil.com/materias/cultura-e-lazer/contos-infantisfabulas-para-criancas-a-raposa-e-as-uvas/

Continue navegando